Mapeando a importância do Racionais MC’s, maior grupo de rap do Brasil para gerações de fãs que se reconhecem em cada verso, criamos junto com o Spotify Brasil o Caminhos Racionais. Esse é um guia afetivo que traça os territórios por onde passaram Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.
Lugares que carregam memória, luta e transformação, e se encontram entre a Zona Sul e a Zona Norte. O projeto foi pensado com a colaboração de fãs e de vozes locais, unindo vivências reais aos versos que os representam. Veja aqui como foi.
Caminhos Racionais não é só um mapa, é um convite a caminhar por onde a poesia de rua virou legado de vida.
Depoimentos
“Ir na Vila Fundão foi tangibilizar um espaço geográfico que eu só conhecia pela arte dos Racionais”, diz a produtora executiva Mariama Sabi, que participou do roteiro. Ela conta uma passagem em que sua irmã pagou um primo para ficar com um CD do grupo por não aguentar mais ouvir aquelas músicas em repeat.
As jornalistas Beatriz Mazzei e Thais Folego, que estiveram no roteiro da Zona Norte, curtiram conhecer a casa de D. Maria, mãe do Kl Jay, na Vila Mazzei, onde o grupo ensaiava quando tudo começou.
“Tem muita gente que se conscientiza politicamente por meio dos Racionais, como eu. É é um tour que vale muito a pena para quem quer conhecer mais da banda e da cultura hip hop”, considera a comunicadora Juliana Gonçalves, que é especialista em bem viver”.
Quem fez
“Assim como os racionais somos contadores de história, gostamos de ouvir pessoas locais do território. Esse turismo de experiência, fora do óbvio, na quebrada, é um conexão ancestral e direta”, considera o co-fundador do Guia Negro Heitor Salatiel.
“O processo faz a trajetória se materializar. O Racionais tem uma frase que diz que “mais do que sobreviver, a gente precisa vencer”. Para o Guia Negro, ‘mais do que resistir, a gente quer praticar o bem viver, gozar a vida’. Estamos muito felizes de levar as pessoas para conhecer essa história. É uma experiência que não vamos esquecer e vamos lembrar por muito tempo”, ressalta o fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias.
O projeto foi sugerido pela gravada One RPM, responsável pela carreira dos Racionais, com coordenação do Spotify Brasil, gerenciamento da Droga5, com pesquisa e execução feita pelo Guia Negro e parceria da Boogie Naipe.