O afroturismo ganhou, finalmente, destaque merecido na edição 2025 do Salão do Turismo, evento organizado pelo Ministério do Turismo, que ocorre neste ano no Anhembi, em São Paulo.
O evento contou com palestras sobre o Rotas Negras e caminhos para o futuro, com Isadora Bispo, diretora de articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade racial, Karla Danitza, diretora da Feira Preta, Guilherme Soares Dias, fundador Guia Negro, com mediação de Tânia Neres, coordenadora de Afroturismo da Embratur.
Outra atividade ligada ao tema foi o workshop Trilhas do Afroturismo Internacional com Julia Madeira, Natasha Francisco e Thais Rosa Pinheiro
A palestra foi uma parceria da Coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas (CADI) da Embratur, com CAF, parte da entrega da consultoria de Vitória Camilo, Natalia Araujo Oliveira e Hubber Clemente.
No espaço do Sebrae, os roteiros de afroturismo foram destaque.
Entre eles, destaque para a Rota Nativa – Turismo de Base Comunitária – TO (Rota Nativa), Rota da Liberdade- SP (Sol Barbosa Turismo e Cultura), Caminhada Afro Turística Pernambuco Negra – PE (Guia Negro/Alafin Oyó), Circuito Kaô Corumbá de Xangô-MS (Bela Oyá Pantanal), Belos Horizontes Negros- MG (Sensações Turismo), Salvador Islâmica – BA (Odú Imersão Cultural), Brasília Negra – DF (Me Leva Cerrado).
O afroturismo também esteve presente nos espaços governamentais, em estandes do Ministério da Igualdade Racial (Rotas Afro) e Embratur (Feel Brasil), entre outros.
Também se apresentaram o Quilombo dos Palmares – Serra da Barriga ! Afro Turismo em Alagoas – AL (Receptivo Fazenda Anhumas), Rotas do Quilombo Kalunga- GO (SGTOUR- Sistema de Vendas do Quilombo Kalunga), Encantos Rurais de Quilombo – SC (Quilombo RBTUR).
Mais empreendedores
O evento não contou com um espaço exclusivo sobre afroturismo, como ocorreu em 2024, no Rio, e que foi criticado por ser considerado escondido.
O aumento de afroempreendedores, no entanto, foi visível, com maior presença e destaque nos estandes e também nos debates promovidos ao longo do evento.
O Salão de Turismo, mais uma vez, teve público aquém do potencial do evento, que promove destinos turísticos brasileiros.
