29 – Caminhada São Paulo Negra
A experiência turística resgata as histórias negras, que estão por toda a cidade, no centro e em todos os bairros (inclusive na Liberdade e no Bixiga). São Paulo é a cidade com a maior população negra do Brasil, mas os lugares e os personagens negros da cidade apagados pelo racismo estrutural ao longo dos anos. A Caminhada São Paulo Negra resgata as histórias negras, começando na Praça da Liberdade 238 – Metrô Liberdade e termina cerca de três horas depois na República.
No percurso de 3,5 quilômetros vamos conhecer lugares importantes da história dos negros na cidade, como é o caso da Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, a estátua da mãe preta, a Igreja Nossa Senhora dos Enforcados, o antigo Pelourinho e do antigo Morro da Forca, no bairro da Liberdade.
A migração africana atual, a música e os movimentos negros modernos também são tema das narrativas. Além disso, personagens negros importantes são ressaltados.
É o caso da escritora Carolina Maria de Jesus, do jornalista, advogado e patrono da abolição Luiz Gama, do arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas e de Zumbi, último dos líderes do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, data que se tornou feriado em diversas cidades do país.
COMPRE VIA PIX:
Chave: guianegro@gmail.com (mande o comprovante por e-mail, com seu nome, o nome do tour e a data escolhida)
COMPRE PELO SITE DA DIASPORA.BLACK
https://eventos.diaspora.black/experiences/471/caminhada-sao-paulo-negra