Um novo espaço de encontro com as notícias do setor, viagens, eventos, novidades, entrevistas exclusivas e muito mais! Somos os embaixadores do afroturismo!
👋🏾 Convidamos para saber as novidades do setor
Você que já caminhou conosco em algum momento da nossa jornada recebe o convite para a newsletter do Afroturismo que será mensal. Caso não queira receber esse conteúdo clique em cancelar subscrição na parte de baixo desse e-mail. Mas se curtiu e quer convidar mais pessoas para viajar com diversidade é só compartilhar esse conteúdo com sua rede de contatos. Bora junto?!
🧳1. Afro press trip percorre o Maranhão
Sete jornalistas de diferentes veículos de imprensa percorreram o Maranhão numa Afropresstrip idealizada pela plataforma de afroturismo Guia Negro, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, do Sebrae Maranhão e das IGRs Lençóis/Delta e Floresta dos Guarás, além de outros 50 parceiros. Foram 15 dias, em 14 cidades e 11 quilombos. Uma oportunidade de imersão e compartilhamento na cultura negra do Maranhão, que tem 79% da população negra. Leia mais aqui.
👩🏾🎓 2. Curso no Sesc
Formação aborda o afroturismo, com a construção de roteiros focados em diversidade e abordando práticas antirracistas, desafios e oportunidades do setor. A capacitação terá coordenação do Guia Negro. https://abrir.link/nRUJD
🗓️ 3. Agenda de agosto
Em São Paulo, Caminhada São Paulo Negra em 03/08, Bixiga Negra em 17/08 e Luiz Gama em 24/08. Já em Salvador, tours todos os sábados do mês. Em Rio Branco no 03/08, em parceria com Destino Acre; e no Rio de Janeiro, a Pequena África, em parceria com Sou Mais Carioca em 10/08. linktr.ee/guianegro
🛤️BATE-E-VOLTA
Mais gringos na Bahia
No 1° semestre de 2024, 61 mil turistas estrangeiros vieram à Bahia, aumento de 34% em relação ao mesmo período de 2023. O Afroturismo é destaque…
Floresta dos Guarás (MA)
Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão realizou o I Fórum Regional de Afroturismo da Floresta dos Guarás no Quilombo Flexal, em Mirinzal.
Pessoa negra na arquitetura no Rio
Concurso de arquitetura seleciona pessoa negra para o projeto do Centro Cultural Rio-África, na Pequena África, no Rio, que terá investimento de R$ 3 mi.
Cali recebe Petrônio
Festival Petrônio Alvarez ocorre de 14 a 19 de agosto em Cali, na Colômbia. 500 mil pessoas são esperadas no maior festival de cultura negra do continente
Salão de Turismo no Rio
Evento, organizado pelo Ministério do Turismo, ocorre entre 8 e 11 de agosto e terá o afroturismo como um dos destaques nos espaços dos Estados.
Rota do Samba
Iniciativa conecta a Embratur e startups com o objetivo de promover o turismo no Rio de Janeiro a partir do samba e teve o edital lançado em Madureira
Vinhos e espumantes
Única vinícola de uma mulher negra no país fica no RS e passa por recuperação após chuvas. Você compra os produtos aqui: https://loja.sitiorosadovale.com/
___________________________________________________________________________
🎙️ENTREVISTA DO MÊS: SOLANGE BARBOSA
1. Quem é Solange Barbosa?
Formada em História e Turismo, especialista em afroturismo, gestora da região turística RT Rios do Vale, vice-presidente do coletivo Muda de Turismo Responsável e conselheira nacional de turismo.
2. Início no Afroturismo
Comecei a trabalhar com afroturismo há 25 anos. Criei a Rota da Liberdade em 2006 em Sorocaba (SP). Na época, o conceito de turismo étnico estava dentro do guarda-chuva de turismo cultural, e era pouco conhecido. Me considero pioneira.
3. Evolução do Afroturismo nesses anos
Evoluiu significativamente. Eventos como o seminário nacional de turismo étnico em 2009 ajudaram a promover o turismo em comunidades tradicionais. Desde 2018, há aumento na visibilidade e hoje é reconhecido como uma política pública.
4. Desafios do Afroturismo
Garantir que a riqueza gerada pelo afroturismo beneficie diretamente as comunidades negras. É importante que profissionais negros sejam capacitados e envolvidos em toda a cadeia produtiva do turismo.
5. O que vem por aí…
Completamos 18 anos, com captação de turistas internacionais na Rota da Liberdade, além de retomar roteiros no litoral norte de São Paulo. Há também parcerias com a academia para promover o estudo sobre afroturismo.
6 – O Afroturismo está…?
…crescendo, se desenvolvendo e sendo respeitado. O afroturismo veio pra ficar!
🛫Decolagem
Obrigado por ler o Substack do Guia Negro! Assine gratuitamente, receba novos posts e contribua com nosso trabalho