5 lugares pretos para visitar em Nova York

Por: Ana Paula e Ana Claudia – Gêmeas em Nova York

Nova York, nos Estados Unidos, é um dos lugares mais vibrantes do mundo quando se fala em cultura negra. Por suas ruas, museus, bairros e centros culturais, ecoam histórias de resistência, criatividade e protagonismo da população afro-americana. Neste texto, reunimos alguns lugares pretos favoritos na cidade de Ana Paula e Ana Claudia, as Gêmeas em Nova York, que estiveram na nossa lista de 2024 de viajantes que você precisa conhecer.

São espaços que inspiram, acolhem e celebram a riqueza da cultura negra nos Estados Unidos.

Confira:

1 – Schomburg Center for Research in Black Culture

Um dos maiores centros de pesquisa em cultura negra e da diáspora africana. Fica no Harlem, em Nova York. 

Endereço515 Malcolm X Blvd, New York, NY 10037

Para nós é um lugar de memória e pertencimento. Adoramos visitar as exposições que eles realizam, sempre incríveis e com ótima curadoria. Também curtimos explorar a livraria só com livros e artigos de autores negros e latinos. Um ótimo programa cultural. 

2 – Swing Low: Harriet Tubman Memorial

Escultura e memorial em homenagem a abolicionista Harriet Tubman. Fica no Harlem, em Nova York. 

EndereçoSt. Nicholas Avenue and, Frederick Douglass Blvd, New York, NY 10027

No nosso ponto de vista, é um dos marcos afro-americanos mais significativos de Nova York. É muito legal ver um memorial dessa dimensão homenageando uma mulher negra, que transformou a vida de vários afro-americanos durante o período da escravidão. O memorial está cheio de símbolos que falam sobre a vida e trajetória da Harriet. Vale muito a pena ver essa obra de pertinho.

3 – Murais de Hip-Hop em Bed-Stuy

Murais homenageando grandes nomes do hip-hop de Bed-Stuy. Fica no Brooklyn

Endereço169 Quincy St, Brooklyn, NY 11216Endereço: 290 Broadway, New York, NY 10007

O que nos atraiu para esse bairro foi o seriado Todo Mundo Odeia Chris, onde a série é ambientada. Hoje em dia, o bairro do Chris Rock está bem diferente do que era retratado na série lá pelos anos 80. Adoramos passear pelo bairro e admirar os murais de grandes nomes do hip-hop que nasceram por ali, como esse memorial incrível em homenagem ao Notorious B.I.G, que cresceu em Bed-Stuy. 

4 – African Burial Ground National Monument

O maior e mais antigo cemitério na América do Norte para negros livres e escravizados. Fica em Lower Manhattan.

Endereço: 290 Broadway, New York, NY 10007

Em uma visita à Nova York, há mais de dez anos, descobrimos esse memorial sem querer. O que nos chamou atenção foi o desenho de um sankofa. Como estávamos com pressa, deixamos para pesquisar sobre o local depois e nos surpreendemos com a pesquisa. Somos cariocas e nos remeteu imediatamente ao Cais do Valongo (o maior porto de escravizados das américas) no Rio de Janeiro. Voltamos lá para contemplar o espaço e de cara se tornou um lugar com muito significado. Para nós, o African Burial Ground simboliza resistência, luta e resgate da memória. Ainda tem um centro de visitantes que conta a história do monumento. 

5 – The National Jazz Museum in Harlem

Pequeno museu que conta a história do jazz no HarlemEndereço58 W 129th St Ground Floor, 2203, New York, NY 10027

Descobrimos esse pequeno museu durante pesquisas sobre pontos afro-americanos em Nova York. É um museu bem pequeno e gratuito (o que já é uma raridade em Nova York) e não abre todos os dias. Às vezes rola jazz ao vivo, o que é muito legal! Amamos música e não tínhamos como deixá-lo de fora da lista. 

Passeios personalizados

Irmãs gêmeas (de verdade), virginianas, jornalista e historiadora e apaixonadas por Nova York desde 2014! Essas são Ana Paula e Ana Claudia que adoram explorar cada cantinho de uma cidade vibrante e encantadora. Na página Gêmeas NY compartilham experiências e mostram a cidade por meio do olhar delas.

Também realizam roteiros personalizados por meio de passeios por Nova York, que incluem o Brokllyn e o Harlem!

Leia mais:


Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 774