2024 é o ano de viajar e acumular novas histórias, conexões e lugares. Há diversos viajantes negros e negras que têm compartilhado suas narrativas e nos ajudam a inspirar um mundo do turismo mais diverso. O Guia Negro traz a já tradicional lista de indicações de viajantes negros e negras.
Nossa primeira indicação foi em 2018. Em 2019, a lista aumentou para 18, em 2020 fizemos 20 indicações. Mesmo na pandemia indicamos viajantes em 2021. Em 2022, a lista repercutiu; e a de 2023 foi babado.
Confira a lista de 2024:
1 – Natasha Gabrieli
A viajante fala em seu perfil sobre turismo, negritude, diversidade e inclusão. Nath pelo mundo, como é conhecida nas redes, já esteve em lugares como Canadá, Estados Unidos, Cuba, Colômbia e África do Sul.
2 – Gêmeas New York – Ana Paula e Ana Claudia
As irmãs gêmeas, uma jornalista e outra historiadora, cariocas, que vivem em Nova York dão dicas sobre a cidade, incluindo os bairros pretos como Broklyn e Harlem, dão consultoria sobre a cidade e fazem rolês com quem por lá chega.
Criador de conteúdo conhecido como Dodô é mineiro raiz, vive em BH e mostra em seu perfil rolês, degustação de experiências, gastronomia, looks e cultura preta. Fez o guia #épavêoupacumê, junto com o também criador de conteúdo mineiro @eugleidistone que traz bares e restaurantes de mulheres e pessoas negras
A jornalista Ashley Malia, que dialoga com outras meninas negras sobre autocuidado e bem-viver, e o designer Filipe ‘Danque’, que é gaiato e mal influencer, se juntaram para mostrar que “o mundo é nosso”, num perfil de casal em que compartilham rolês, da Bahia pro mundo.
Márcio Nascimento é nômade, fotógrafo, filmaker, produtor de conteúdos digitais e “compartilha um Brasil que não nos mostraram”. As dicas são de passeios e viagens de graça ou no precinho. Produz também para o Youtube e TikTok.
6 – Joy Viaja
Joyce Rodrigues é uma carioca apaixonada por destinos nacionais, criadora de conteúdo digital que já passou por 16 das 27 unidades da federação do Brasil. É guia de turismo (faz 11 roteiros incríveis pelo Rio), turismóloga e viajante, além de escorpiana.
7 – Heitor Salatiel
Viaja desde os dois anos para o exterior com mãe que trabalhava na Varig. Com o pai aprendeu a fotografar. É blogueiro anônimo, soteropaulistano, libriano e produtor cultural do @guianegro (luta para entrar nessa lista desde 2018). No perfil, exibe lugares, beleza, looks e um sorriso sempre à mostra.
8 – Emile Brito
Baiana com orgulho, Emile Brito começou fazendo vídeos sobre beleza, mas tomou gosto pelas viagens e vem cada vez mais dando dicas, mostrando culturas. Já viajou para a Coreia do Sul, Estados Unidos, Colômbia e Alemanha. Entrega beleza e muito da sua visão pelo mundo.
Negra viajante, foi citada nessa lista em 2019 quando indicamos a Bitonga Travel, rede de mulheres viajantes que fundou. Mas nunca tinha aparecido sola. Agora sim: cidadã do mundo, Rebecca já visitou 44 países, mostrando as belezas e ajudando outras mulheres a “potencializar a sua melhor versão”. Faz as próprias roupas e é autora do livro EscreVIVER – cartas de uma viajante negra ao redor do mundo.
10 – Viagem com Tati
Tati Alves é nômade digital (35+), criadora de conteúdo digital, mulher preta viajando sozinha pelo Brasil e que compartilha experiências para incentivar e inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo. “Saber que você é capaz de fazer o que você quiser, e quando a gente descobre isso é libertador”, escreve ela, em Arraial D’ajuda (BA), onde descobriu que podia estar onde quisesse.
11 – Paty Nomad
Patrícia Renata é nômade digital, tem um trabalho CLT remoto, viaja e conta histórias, incentivando outras mulheres a viajarem sozinhas. “Nunca me senti sozinha”, diz ela num post de agradecimento a todas as mulheres generosas que cruzaram o seu caminho.
12 – Nego tá viajando
Arlizon Neto trabalha com Recursos Humanos e estuda Psicologia. Morador do Rio, é vascaíno e adora postar sobre comida, dando dicas de onde comer em diferentes lugares da cidade maravilhosa. O feed entrega beleza, estilo e frases graciosas. “o samba é alegria, amor e poesia”
13 – Pousos e Decolagens
Marcelo Dias gosta de explicar o mundo por meio de suas viagens. O perfil mostra viagem e transporte, por meio de histórias, geografia, aviação, arquitetura, transporte público, curiosidades e um pouco de humor. Bastante interessante e criativo.
14 – Fabio Lucas
Viajante de todo lugar, Fábio trabalha com planejamento digital e social media. “Sempre estou em busca de inspiração e referências que partem bastante de minhas experiências no mundo e das diversas perspectivas que percebo por onde passo. Acredito bastante na cultura como ferramenta de transformação”, diz ele, que circula bastante pelo Rio, BH e Bahia.
15 – Lidi Mais Viagem
Lidi Abel é consultora de Viagens, que posta oportunidades para todo mundo viajar mais. Ela também é guia de turismo em Maceió. Na Arretadas pelo Mundo organiza viagens para mulheres. Entre as viagens que realiza está Gramado (RS), Lençóis (BA) e Aparecida do Norte (SP).
16 – Cadê Anderson Lopes?
“Viaja, conta histórias, cria negócios, se mete numas aventuras e escreve para não morrer”, descreve Anderson Lopes em seu perfil. “Diariamente eu me desafio a respeitar, e entender como cultura local, situações que me trazem incômodo nas cidades que tenho passado”, conta ele, sobre a viagem ao Vietnã. Mais relatos na newsletter.
Julio Theodoro, nasceu no Rio de Janeiro, mas afirma que Londres é seu coração e que São Paulo “em algum momento é fundamental”. É guia de turismo na cidade maravilhosa e todos os caminhos o levam à Holanda.
18 – Kinya Claiborne
A influenciadora digital norte-americana escreve e mostra em seu perfil sobre moda, comida, viagem e lifestyle. Ela é editora chefe da revista @styleandsociety e esteve em Salvador no Carnaval de 2024 a convite da Embratur.
19 – Rio Grannde
Nigeriano, igbo, Ikenna vive e viaja o mundo dividindo cada experiência. O perfil exibe beleza, estilo, viagens e agitação. É fundador da Rio Grande Travels, onde faz consultoria de viagens e organiza um turismo que mostra o mundo por “pequenas lentes”. Ikenna acredita que viajar é a maior riqueza que alguém pode adquirir e se dedica a ajudar outras pessoas a atingir esse propósito.
20 – 𝐊𝐞𝐧𝐞𝐜𝐡𝐮𝐤𝐰𝐮 𝐍𝐰𝐨𝐛𝐮
Diretor de cinema nigeriano, realizou o filme 𝙅𝙚𝙩 𝘽𝙡𝙖𝙘𝙠 – 𝙏𝙝𝙚 𝙃𝙪𝙢𝙖𝙣 𝙎𝙞𝙙𝙚 𝙤𝙛 𝙏𝙧𝙖𝙫𝙚𝙡, e adora mostrar o lado humano das viagens. Já esteve no Brasil, Marrocos, Guatemala, Vietnã, entre outros. Entre as dicas está como os viajantes negros podem fortalecer as comunidades locais enquanto estão viajando.
21 – Jorge tá viajando
Jorge Willian mostra em seu perfil viagens e dá dicas de milhas e de destinos. Criador de conteúdo digital, já passou por 18 dos 26 estados brasileiros. Também tem dicas de passagens em promoção no Viajei Assim.
22 – Black Viajante
O técnico em radiologia médica Rodrigo Sant Anna é viajante e “louco para explorar mais e mais este mundão”. Ele lembra que “todos podem viajar” e convida “bora comigo?”. No perfil, mostra suas andanças por lugares como Portugal, Itália e Argentina. É menos das dicas e mais das fotos em lugares turísticos.
23 – Pedro Jackss
Hoje na cidade do México, o coordenador de foto e vídeo Pedro Jackson tem mostrado a sua viagem pelo país da América do Norte. Morador de São Paulo, ele já passou por várias cidades brasileiras, como Barretos (SP), Arraial do Cabo (RJ) e Tiradentes (MG), além do Chile.
24 – Nini Viajante
Maranhense e atriz, Nilce Braga é viajante expert em slow travel. No perfil, mostra sobre viagens, poesias e dicas de viajar barato e ganhar o mundo. As fotos são sempre cheias de cores, mostrando beleza em lugares paradisíacos.
Aproveite e siga o Guia Negro no Instagram, no Facebook, no Youtube e no Twitter!
Você conhece alguém que deveria estar nessa lista? Nos indique!
Afinal, em 2025 vamos reunir mais viajantes negros e negras que todo mundo deve conhecer.
LEIA MAIS: