Lavagem de Madeleine vai reunir 700 artistas em Paris, maior evento da cultura afro-brasileira na Europa

Olodum vai comandar a tradicional festa, que reúne mais de 60 mil pessoas na capital francesa. A lavagem da Igreja de Madeleine é inspirada na lavagem  do Bonfim de Salvador

A força da batida do Olodum, o talento de Jau e o som marcante de um dos precursores do trio elétrico, Armandinho Macedo, sob a liderança do multiartista e criador do evento, Robertinho Chaves, vão embalar a 24ª edição da Lavagem de Madeleine, a maior e mais importante tradição afro-brasileira da Europa, de 9 a 14 de setembro, em Paris. 

Durante seis dias, as ruas da capital francesa se transformam em um grande espetáculo, proporcionando uma imersão nos ritmos, na música, na dança, na espiritualidade e na cultura do Brasil, atraindo franceses, brasileiros e pessoas de diversas nacionalidades.

O ponto alto será no dia 14 de setembro, a partir das 10h, quando uma multidão se concentrará na Place de la République. Em 2024, mais de 60 mil pessoas participaram da festa, e a expectativa para 2025 é de um público ainda maior. O evento integra a programação oficial da Prefeitura de Paris e do Ano do Brasil na França, reforçando seu papel como ponte cultural entre os dois países. 

Criada em 2002 pelo multiartista baiano Robertinho, a Lavagem faz Paris pulsar ao som e à cor do Brasil. Para ele, o evento é mais do que um desfile, é um ato de resistência e de celebração da diversidade: 

“A Lavagem é um evento que inclui todos os povos. É uma vitrine que apresenta a cultura do Brasil, mostrando um país plural e vibrante. Além de agregar e promover a inclusão cultural, difunde nossa arte e nossos costumes, ao mesmo tempo em que constrói uma ponte cultural entre Brasil e França, fortalecendo a amizade entre os países”, destaca.   

Programação

A partir da concentração na Place de la République, os ritmos das batucadas e maracatus, a ginga da capoeira e as baianas, vestidas de branco como símbolo de paz, conduzem o público ao lado do Babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Ojú Onirê de Santo Amaro da Purificação. Juntos, seguem em um cortejo artístico e multicultural rumo à Igreja de Madeleine, palco da tradicional cerimônia simbólica de lavagem das escadarias. Após a lavagem, a festa continua na Mada Fête, com shows, DJs e apresentações de dança no restaurante Le Cirque.  

A programação conta ainda com debates sobre cultura afro-transatlântica na Universidade Nouvelle Sorbonne (10), lançamento do livro “O Menino que Sonhava com Pão de Queijo”, de Antônio Cançado de Araujo, na Librairie Française et Brésilienne (11), uma noite tropical no Belushi’s Bar com gastronomia, cinema, desfile e shows de Juliann Tavares e Armandinho (12), além de workshops de lambada e samba-reggae (13). A programação completa pode ser conferida em: www.lavagedelamadeleine.com 

Sobre a Lavagem de Madeleine: 

A Lavagem de Madeleine é um cortejo que reúne brasileiros e franceses, saindo da Praça da República e seguindo até a Igreja de Madeleine, onde são lavadas as escadarias da igreja. Inspirada na Lavagem do Bonfim de Salvador, a festa foi idealizada pelo multiartista Roberto Chaves, o Robertinho, e atrai artistas brasileiros e internacionais, entre os que já estiveram no evento: Caetano Veloso, Margareth Menezes e Daniela Mercury. O evento integra a programação oficial da Prefeitura de Paris e a Rota dos Escravizados da Unesco – um roteiro cultural em todo o mundo onde a história da escravidão teve um impacto, destacando e preservando a memória relacionada a esse período.

O Festival de Cultura Brasileira – Lavagem de Madeleine é organizado no âmbito da Saison Brésil-France 2025 pela République Française, Institut Français e Instituto Guimarães Rosa, com o patrocínio de EMBRATUR Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, SETUR – Secretaria de Turismo da Bahia, SECULT – Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, PETROBRAS e a realização do Governo Federal / Lei de Incentivo à Cultura.

Programação completahttps://lavagedelamadeleine.com/pt-br/

Leia mais:

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 774

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *