Afroturismo: conheça 16 iniciativas brasileiras que te levam para conhecer mais da cultura negra

Por Guilherme Soares Dias* e Luana Ferreira**

O afroturismo, experiências turísticas com foco em conhecer mais da história e cultura da população negra e sua identidade, têm ganhado força no Brasil e no mundo. Diversas empresas surgiram ou cresceram nos últimos anos focando em viagens que levem para conhecer outras histórias, diferentes daquelas narrativas do turismo comercial e mesmo de alguns livros. O Guia Negro reuniu nessa lista algumas dessas agências e iniciativas brasileiras que estão promovendo o afroturismo e lembra que, apesar do objetivo ser conhecer, viver e reviver mais da cultura e história negra, pode ser praticado por qualquer pessoa. Confira:

1- Diaspora.Black

Market place que vende experiências ligadas à cultura negra e hospedagens na casa de pessoas negras. A plataforma – que é similar ao Airbnb – tem como objetivo fomentar encontros, estabelecer pontes para experiências, trocas entre os viajantes e anfitriões. Entres os sócios estão Carlos Humberto, Cintia Ramos, Antônio Pita e André Ribeiro.

2 – Brafrika Viagens

Agência de turismo afrocentrada, que comercializa viagens para destinos como Ouro Preto, Salvador e Rio de Janeiro. São vendidos pacotes individuais e em grupos nacionais e internacionais que levam os clientes para lugares que trazem forte história ancestral sobre a população negra. É chefiada por Beatriz Santos e publica pacotes também no site.

3 – Black Bird Viagem

Plataforma de turismo e representatividade que busca trazer um olhar inclusivo para o mercado de turismo. Fundada pela relações públicas Luciana Paulino e pelo jornalista Guilherme Soares Dias e que desenvolve experiências como a Caminhada São Paulo Negra e a Suburbana Tour, em Salvador

4 – Sou + Carioca

A agência criada pela blogueira Gabriela Palma e pelas empreendedoras Aparecida Jeronymo e Renata Vaz pretende levar pessoas para conhecer o Rio de Janeiro, com roteiros divertidos e diferenciados sejam eles culturais ou naturais (trilhas) que agregam pessoas brancas e negras. Um dos carro-chefes da empresa é o Pequena África, pelo centro, mas há experiências também por Madureira e sobre samba.

5 – Black Travellers/Destino Afro

Ambas fundadas por Carina Santos. A primeira recebe turistas negros de outros países em capitais brasileiras com forte apelo à cultura negra como Rio de Janeiro e Salvador, enquanto a segunda leva brasileiros para conhecerem melhor lugares da diáspora africana ou da África, como é o caso de Colômbia e Moçambique.

6 – Rota da Liberdade

Fundada por Solange Barbosa realiza passeios para quilombos do interior paulista. Os roterios levam a conhecer os passos do negro africano pelo Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte de São Paulo. O objetivo é aprofundar o conhecimento em assuntos como cultura, gastronomia, arquitetura e história.

7 – Linha Preta

É um roteiro turístico em Curitiba que tem como objetivo valorizar e dar visibilidade à contribuição negra na construção física e social da capital paranaense, além de como apresentar referências históricas e culturais da sua existência e colaboração para a construção da cidade.

8 – Aua Turismo 

Criada pela turismóloga Julia Madeira faz a rota negra em Piracicaba (SP) e tem como objetivo promover roteiros étnicos-culturais que resgatam e preservam a memória afro-brasileira, além de passeios com Turismo social e responsável.

9 – Alagoas Cultural

Realiza a Andança Negra por Maceió, que leva para pontos da história negra da capital de Alagoas, além de visitas a Palmares. Criada por Érica Rocha e Jéssica Conceição, desenha experiências criativas no contexto da cultura local para explorar Alagoas “além das mais lindas praias”

10 – Bernatur 

Agência focada no intercâmbio (estudo de inglês, francês, entre outras experiências) em países da África e da diáspora. Por meio de parcerias com instituições de ensino, a Bernatur oferece cursos em diversas áreas com destaque nos cursos de capacitação e formação continuada, MBA e especializações.

11 – Go Diáspora

Prepara roteiros personalizados e é especialista em viagens de lazer e intercâmbio para a África do Sul, além de promover outros destinos da África e da diáspora. Fundada pela turismóloga Sauane Bispo, organiza também viagens culturais, como a ida ao Afropunk Johanesburg.

12 – Afrotours

É uma agência para quem quer conhecer as religiões de matriz africana. A empresa oferece serviços como o “Caminho dos Orixás”, desenvolvido por Nilzete dos Santos com o objetivo de mostrar locais tradicionais da cultura afro-baiana e do turismo de Salvador. A equipe é formada por um grupo mulheres negras e qualificadas para prestação dos serviços turísticos.

13 – Rio Encantos

Uma das pioneiras na criação de roteiros de valorização do legado africano no Rio de Janeiro realiza experiências em que valoriza o legado de nossos antepassados escravizados. Nas caminhadas históricas fala sobre o café, cachaça, arquitetura, ou arte em suas mais diversas formas. Fundada por Kelly Tavares, integra uma rede de guias independentes que trabalham juntos pela mesma causa.

14 – Turismo Etno Ecológico 

A agência Eya Paraty, realiza em Paraty (RJ) roteiros históricos, city tour e turismo de base comunitária. Entre os projetos, desenvolvidos pelo turismólogo e guia de turismo Alex Curió estão os roteiros para praias caiçaras, aldeias indígenas e quilombos da região.

15 – Conectando Territórios

É uma agência de turismo de base comunitária que busca conectar pessoas por meio de experiências em contato com os saberes e fazeres de comunidades tradicionais brasileiras, como quilombolas, indígenas e caiçaras.  A agência nasceu em 2013, criada por Thais Rosa, com o propósito de conectar pessoas.

16 – Plana Vivências

Empoderamento, valorização cultural e geração de renda em comunidades tradicionais (quilombos, aldeias indígenas) por meio do turismo de experiência, essa é a proposta da agência criada por Liliane Jacintho.

E você, conhece outras agências ou iniciativas com foco no afroturismo no Brasil? Indique pra gente nos comentários!

*Guilherme Soares Dias é jornalista, editor do Guia Negro e fundador da Black Bird Viagem

** Luana Ferreira é historiadora, professora e guia de turismo na cidade do Rio

LEIA MAIS:

30 lugares de cultura negra no Brasil que você precisa conhecer

 

 

 

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 706

8 comentários

  1. Parabéns pelo trabalho, quero ver estas publicações cada vez mais e mais…. Tantos espaços negros inexplorado é nossa vez! Sou Vanderléia Ricardo, Turismóloga, Pesquisadora de Feiras Étnicas…vamos nos conectar!
    Afroabraços!

  2. Opa que lindo! Gratidão.
    Ano que vem terá um congresso de turismo em Vitória ES.
    Talvez seria uma oportunidade de propormos essa temática de apresentação por lá. Buscar um guia ou agência capixaba tb e seria uma oportunidade de nos encontrarmos para um bate-papo tb. Um local entre sudeste e nordeste pra gente se conhecer pessoalmente. deixo aí a deixa. Um grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *