Afroturismo ganha acervo em realidade virtual pela Rotas Afro

O Rotas Afro, movimento que conta as histórias negras das cidades do interior paulista desde 2019, anuncia o lançamento do Rotas Afro XR, um acervo imersivo que irá transportar o espectador para importantes espaços históricos e culturais da comunidade negra por meio de experiências em Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).

Serão lançadas duas obras com a tecnologia de Realidade Aumentada. Uma dessas novas obras apresenta a reconstrução da histórica Igreja do Rosário na cidade de Campinas, que foi construída em 1817 para a população negra, mas foi demolida no século 20 e a outra, conta a história de uma personalidade negra que inovou a engenharia brasileira. Por meio do Rotas Afro XR, os visitantes poderão experienciar a grandiosidade da história e cultura afro-brasileira.

O acervo já conta com três obras captadas em vídeos 360°, permitindo ao público mergulhar em ambientes virtuais autênticos como a Sociedade Beneficente 13 de Maio, a Casa do Hip Hop Piracicaba e o Quilombo Histórico Corumbataí.

“A experiência permite que as pessoas visitem esses espaços apagados pela história a partir de uma perspectiva positiva e criativa. Além disso, o nosso trabalho traz à tona a discussão sobre o quanto a tecnologia deve ser aliada para pensar democracia, inclusão, diversidade e futuro. “, explica Julia Madeira, fundadora do Rotas Afro.

O Rotas Afro XR é fruto de uma parceria com Bruna Epiphanio, diretora e produtora na Olhar Através, e Bruno Lottelli,sócio da Grão – Cinema e Novas Mídias e conselheiro da XRBR – Associação Brasileira de Realidade Estendida. O projeto conta com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e representa um avanço na forma como a história do povo negro é narrada e
vivenciada.

“Há tempos o movimento negro brasileiro sinaliza a necessidade de mudanças nas formas de narrar a História do Brasil e aliar a tecnologia nesse processo pode ser um passo importante para a descentralização da produção do conhecimento histórico e promoção de experiências imersivas afrocentradas, salienta Madeira.

O lançamento das novas obras do acervo imersivo acontecerá nos dias 2 e 3 de
setembro, sendo o dia 2 em Piracicaba, na Casa do Hip Hop, e o dia 3 em
Campinas na Sala Toninhos. Além disso, como parte do calendário de lançamento, o
Rotas Afro XR realizará um evento no dia 16 de setembro, no MIS em Campinas,
com uma oficina de animação e um bate papo com a equipe sobre a produção do
acervo.

Sobre o Rotas Afro: O Rotas Afro é um movimento de preservação e valorização da memória afro-brasileira que realiza caminhadas turísticas e culturais que contam as histórias negras de quatro cidades do interior Paulista, sendo elas: Piracicaba, Campinas, Vinhedo e Rio Claro. O objetivo é contribuir com a construção de imaginários positivos acerca da história do povo negro no Brasil e promover
espaços de descoberta de uma nova cidade! Fundado em 2019 pela produtora cultural, Julia Madeira.

LEIA MAIS:


Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 698

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *