Aos 81 anos, Marisa Moura faz sua estreia na 56ª edição da Casa de Criadores

A estilista Marisa Moura, uma das vozes mais importantes da moda autoral brasileira, estreia na Casa de Criadores — Edição 56, o principal evento de moda independente da América Latina neste domingo (27/07) no CCSP (Centro Cultural São Paulo) às 16 horas.

Com uma proposta que transita entre o artesanal e o urbano, Marisa apresenta uma coleção que é ao mesmo tempo manifesto, memória e movimento.

Intitulada “Negras Memórias, Memórias de Negros”, a coleção propõe uma releitura simbólica da utilização de matérias-primas mais sustentáveis como o algodão cru, a juta, o barbante e retalhos de tecidos que eram utilizados por pessoas escravizadas para produzir suas roupas.

Técnica

Com técnicas de upcyling ancestrais, a coleção agrega valor estético em materiais que não são comumente pensados dentro da indústria da moda. Elementos simbólicos das culturas afro-brasileiras, passando por texturas orgânicas, modelagens fluidas e composições visuais marcadas pela força do corpo em ação dão o toque final às suas criações.

“Desde que recebi o convite para integrar o time da Casa de Criadores, decidi transformar a passarela em quilombo. E é dessa forma que apresentarei a coleção. Cada peça desfilada com seus detalhes e formas nos fará refletir sobre um passado difícil, um presente possível e a construção de um futuro melhor.”, afirma Marisa.

Na passarela, as peças com detalhes em crochê e macramê se conectam com o trabalho artesanal que Marisa lidera junto uma comunidade de artesãs com mais de 60 anos da periferia de São Paulo.

Toda a escolha feita para a apresentação do seu trabalho foi pensada para reafirmar o compromisso da marca com a moda como ferramenta de transformação social.

Com essa estreia, Marisa Moura alavanca o seu trabalho coletivo na moda brasileira, mostrando que é possível unir beleza, ética, ancestralidade e inovação em cada ponto de costura.

Leia mais:

Delegação brasileira participa da South Africa Fashion Week e marca nova era do afroturismo e do intercâmbio criativo entre os países – Guia Negro

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 774