Aruba: dez motivos para visitar a ilha do Caribe

Após a reabertura das fronteiras para todos os mercados latino-americanos, o local conhecido como ilha feliz tem pelo menos dez motivos imperdíveis para atrair os viajantes. “Aruba tem de tudo. Além de oferecer as melhores praias, há opções para todos os tipos de visitantes, sendo eles casais, amigos ou famílias. Aqui é possível encontrar esportes náuticos, passeios ao ar livre, museus, galerias de arte, boa gastronomia e riquezas naturais exóticas, como as do Parque Nacional Arikok”, comenta Miriam Dabian, diretora da Autoridade de Turismo de Aruba para a América Latina.

Para saber o que não pode ficar de fora de um bom roteiro de viagem, o destino selecionou algumas das melhores opções da ilha e nós do Guia Negro acrescentamos, obviamente, dicas de afroturismo:

1. Praias: A costa de Aruba é bastante diversa. A ilha conta com as famosas praias calmas, enseadas e também com locais perfeitos para a prática do surf. Embora não seja uma tarefa fácil escolher as melhores praias, dentre as queridinhas dos turistas estão: Eagle Beach, Palm Beach, Baby Beach, Mangel Halto e Arashi.

2 – História local: O Museu Etnia Nativa é um passeio que dura em torno de uma hora. Por lá, é possível encontrar diversas formas de arte inspiradas na cultura milenar de Aruba. Tudo isso acompanhado por um especialista e artista-cientista local. A curadoria é feita por Anthony Croes, nativo de Aruba, arqueólogo e artista. Anthony tem uma grande habilidade para contar histórias, o que torna o passeio ainda mais agradável. No Etnia Nativa há uma vasta coleção de artefatos, instrumentos musicais e plantas.

3. Aventura: Seja por terra, mar ou pelo céu, Aruba é o paraíso dos amantes da aventura. A ilha é um verdadeiro parque de diversões que oferece uma infinidade de oportunidades que aguçam o lado aventureiro e engordam a lista de desejos de qualquer um! Dentre as atividades que se destacam estão caminhadas pelo Parque Nacional Arikok, canoagem, mountain bike, paraquedismo, mergulho, tênis de praia, entre outras.

4. San Nicolás: A cena artística de Aruba cresceu nos últimos anos, um dos palcos principais é, sem dúvida, San Nicolás. A cidadezinha localizada no sul de Aruba é o centro artístico do Caribe, com museus, galerias de arte, oficinas de artesanato e festivais. Além disso, é lá que estão localizados os murais cobertos por grafite. Para uma experiência completa, a Aruba Mural Tours oferece passeios específicos que exploram toda a arte urbana local.

5. Gastronomia: A gastronomia em Aruba é uma das melhores do Caribe. A ilha possui mais de 250 restaurantes e as opções são infinitas, vão de uma cerveja feita com água do mar até pratos tradicionais inspirados na história local, do bitterballen holandês ao suculento curry de cabra.

6. Música. Também podemos seguir os sons animadíssimos dos tambores de aço desde o calipso até os festivais semanais Bon Bini (bem vindo). Em cada esquina encontramos o povo dançando, celebrando e muito feliz em compartilhar nossa cultura com você. Os festivais e feriados de Aruba, como o Dia di Betico, Flag & Anthem Day (Dia da bandeira e do hino, em português), Dera Gai, geralmente, contam com música tradicional da ilha: uma mistura de waltz, danza, mazurka e tumba. A comunidade local e os visitantes marcam seus calendários para três dos maiores festivais anuais de música de Aruba: o Caribbean Sea Jazz Festival, Aruba Soul Beach Music Festival e Aruba Summer Festival. Todos os três contam com performances de artistas locais e internacionais famosos. Devido a sua proximidade à América do Sul (a poucos quilômetros da costa da Venezuela), Aruba possui influência forte sul-americana. Nesse sentido, a Salsa estará presente onde quer que você vá.

7. Bem-estar: Aruba é um destino voltado para o bem-estar. No entanto, é possível sair do óbvio e se conectar com a natureza em longas caminhadas tranquilas, buscar tratamentos de spa que utilizem o aloe vera local ou, até mesmo, praticar ioga sob a lua cheia. Assistir o dia indo embora lentamente no mar do Caribe é inesquecível.

8. Vida noturna: Quando o sol de Aruba se põe, a brisa fresca da noite traz risadas, danças e ritmos caribenhos que caracterizam a vida noturna do destino. A noite na ilha é uma das melhores do Caribe. Os bares à beira-mar, cassinos fabulosos e boates animadas são um convite para saborear coquetéis, compartilhar histórias, dançar e festejar até o amanhecer com todos os protocolos de biossegurança.

9. Romance: Velas ao pôr-do-sol, passeios ao luar, jantares íntimos, dança, bebidas tranquilas e massagem para casais estão entre os momentos românticos possíveis de encontrar em Aruba. Além das belezas naturais, a ilha caribenha oferece ótimas opções para casais em diversos momentos, seja pacotes de lua de mel ou, até mesmo estrutura completa para realizar casamentos.

10 – Papiamento: Aruba possui dois idiomas oficiais: Holandês e Papiamento. O papiamento é uma língua crioula, espécie de mistura de português, espanhol, francês, holandês, italiano e inglês, com raízes africanas. Apesar de ser usada durante séculos só se tornou língua oficial em 2003. Também é falada em outros países da região como Antilhas Holandesas, St. Marteen, Bonaire e Curaçao. Há duas teorias sobre a origem: a primeira é que vem da costa leste da África como uma forma de dialeto entre colonos europeus e africanos para o fazerem comércio, e a segunda, que nasceu como uma tentativa de espanhóis e nativos se comunicarem. A dica é usar o inglês ou espanhol para se comunicar com os nativos e memorizar algumas saudações em papiamento. Assim, dá para aproveitar o descanso para aprender um pouco do idioma e ganhar a simpatia dos locais, que adoram quando os turistas se aventuram a papear como eles. “Dushi” em Papiamento significa: “querido” e “Bom Bini” significa “bem-vindo”.

Diversidade cultural

Aruba tem uma grande mistura cultural com mais de 90 nacionalidades de mais de 130 países. São mais de 110 mil habitantes. O Arubiano geralmente tem ascendência mista, com raízes nos índios Caquetios, africanos e europeus. Muitos imigrantes são da América do Sul, principalmente Colômbia, Venezuela e Peru, outras ilhas do Caribe como Haiti, República Dominicana e Curaçao; Europa (a maioria dos Países Baixos).

O país foi classificado em primeiro lugar na lista de Melhores em Viagens 2020 da Lonely Planet. Os protocolos de segurança do “Código de Saúde e Felicidade” de Aruba oferecem paz de espírito e, ao mesmo tempo, uma experiência relaxante na ilha. Localizado fora do cinturão de furacões, explore tudo o que Aruba tem a oferecer, desde escapadelas românticas na praia, experiências de bem-estar únicas e muito mais, em aruba.com/br.

LEIA MAIS:

Cinco destinos que você precisa conhecer pós-pandemia

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 706

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *