Black Experience – imersão na cultura negra

Comer, beber, tocar, dançar, ouvir e aprender histórias, ritmos e conhecer mais da cultura negra brasileira. Mais do que um guia cultural e de viagens, o Guia Negro pretende levar as pessoas para uma imersão. A ideia é guiar nossos convidados por experiências tipicamente afro-brasileiras, que tem uma cultura tão própria na comida, música, religião, modo de se divertir, lugares e histórias pouco valorizadas pelo turismo tradicional.

Temos parceiros como Diaspora.Black, uma plataforma de aluguel de quartos e casas e de experiências, como o Airbnb, mas focada no público negro, e o Black Bird, plataforma sobre viagens e representatividade do povo negro. O foco no turismo étnico é mais que um diferencial é nossa premissa. Todos estão convidados para passear e experimentar mais da cultura negra conosco.  Nosso foco inicial é nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, mas também podemos te ajudar a montar seu roteiro em outros diversos destinos.

O primeiro grupo que topou esse desafio foi o de 10 funcionários do Facebook (foto acima), que trabalham nos Estados Unidos, mas têm diferentes nacionalidades. Na Black Experience que proporcionamos a eles, teve almoço com comida afro-brasileira, oficina de música e happy hour.

O almoço foi na Cozinha Alternativa Rudie Foodie, da Cinthia Gomes e do Léo Rezende. Lá, eles tiveram a típica experiência de uma casa brasileira. Ajudaram a servir o próprio almoço, comeram costela, mandioca, tutu, arroz e vinagrete. Além de experimentarem cafés aromatizados, caipirinha e brigadeiro. A experiência contou com música baiana – a predileta do casal anfitrião – e dança entre um prato e outro.

Música

Na oficina, o grupo aprendeu sobre o maracatu, ritmo musical que nasceu em Pernambuco, e pode experimentar tocar os instrumentos do Bloco de Pedra e fazer um pequeno cortejo em uma praça da Vila Madalena. No happy hour, havia propostas do Samba da Vela; da Discopedia, festa com mistura de hip hop, rap e brasilidades; Aparelha Luzia (que reúne os pretos da cidade) ou em um dos muitos sambas.

Outra atividade que oferecemos é o walking tour (caminhada) pelo centro das cidades, com histórias sobre os negros do lugar. Em 23 de junho, fizemos um tour pelo centro de São Paulo para contar as histórias de Luiz Gama, patrono da abolição no Brasil.

Também oferecemos visita a terreiros, oficinas de capoeira, incursão por projetos da periferia, oficinas de bonecas pretas, degustação em restaurantes africanos, entre outros. Você pode solicitar um orçamento pelo e-mail guianegro@gmail.com. Será um prazer te guiar pelas histórias e cultura negra do Brasil.

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 670

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *