As férias estão chegando e muita gente já está planejando viagem para o exterior com a família. Afinal, a alta temporada em países como Canadá, Estados Unidos (julho a agosto) e Austrália (dezembro a março) costuma aumentar a procura por vistos nos consulados e, por isso, é preciso se planejar. Para te ajudar, fizemos um checklist de 7 coisas importantes para observar antes de sair de férias. Confira:
-
1. Antecipe ao máximo a busca pelos vistos de entrada
Antes de mais nada, é preciso verificar se o país de destino exige visto e como é o processo. Em todo caso, é certo que já está na hora de correr atrás dele, pois a demanda em períodos de alta temporada costuma ser grande, o que pode atrasar algumas solicitações. Por isso, para evitar imprevistos, antecipe-se ao máximo. E lembre-se: a CELESTINO pode te ajudar nesta empreitada! ????
-
2. Inclua a declaração de férias emitida por sua empresa
Essa é uma dica muito especial de nossos especialistas: incluir a declaração de férias emitida pela empresa em que você trabalha ajuda na aprovação de um visto de turismo. Não é um item obrigatório, mas pode ser útil para o processo de aprovação. Portanto, busque esse documento junto à empresa e anexe aos documentos enviados ao consulado.
-
3. Verifique se os passaportes da família estão todos válidos
Isso é muito importante: não viaje sem antes verificar a validade do seu passaporte. Caso ele esteja vencido ou a menos de seis meses do vencimento, renove-o imediatamente. A maior parte dos países exige passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data em que você dará entrada no país.
-
4. Coloque as vacinas em dia, especialmente contra a febre amarela!
Informe-se se o país de destino exige vacina contra febre amarela e se a família já está vacinada. Lembrando que é preciso tomar a vacina pelo menos dez dias antes da viagem e ir ao guichê da Anvisa para receber o certificado internacional de vacinação.
-
5. Contrate um seguro-saúde e projeta a família antes de sair de férias
Muitos países exigem que o visitante tenha um seguro de saúde para entrar no país. Por conta da burocracia, é necessário buscar a contratação deste documento com antecedência, a fim de garantir a autorização para entrada. Além do mais, a contratação de um seguro-saúde deixa a família mais tranquila caso precise de atendimento fora do país.
-
6. Revise os itens que serão levados na bagagem de mão
Qualquer viagem aérea exige uma boa bagagem de mão, especialmente se você estiver em grupo. É nela que você vai reunir documentos essenciais e itens de necessidade básica para quaisquer adversidade. Veja o que a bagagem de mão deve ter:
- RG/CPF ou CNH
- Passaporte (dentro da validade, hein!)
- Passagens
- Voucher do seguro-saúde
- Certificado de vacinação
- Celular e carregador/bateria
- Carteira e dinheiro (na moeda local, de preferência)
- Cartão de crédito/débito
- Tickets de reserva de hotel
- Anotações com números de telefones e endereços importantes
- Uma muda de roupa (caso a bagagem seja extraviada ou demore a ser entregue)
-
7. Programe antecipadamente alguns passeios
Há quem diga que uma das vantagens de viajar é poder mudar de rumo quando quiser. No entanto, nosso conselho é que você planeje pelo menos uma parte da viagem, especialmente se a ideia é conhecer pontos turísticos ou atrações que necessitem a compra antecipada. E se quiser dicas de viagens ou procurar parceiros para ir contigo, um dos sites referência é o Mochileiros.com, que reúne viajantes com esse perfil de viagem.
Texto: Guilherme Soares Dias, com edição de Julio Simões
Publicado originalmente em Celestino.
LEIA MAIS: