Você sabia que o Dia da Consciência Negra é celebrada ao redor do mundo e fortemente pelos países da Latino, Caribe, América e também em África?
Em primeiro lugar, é impotante dizer que antes de falarmos dessa celebração em memórias aos povos que foram parte na construção desse continente, é relembrar que as Américas foram onde a imigração forçada de pessoas negras aconteceu em grande escala.
Dito isso, vamos fazer um giro ao redor do mundo e ver quando se celebram, assim como rememoram o Dia da Consciência Negra.
Dia Mundial da Cultura Africana e Afrodescendente: 24/01
No ano de 2019 a Unesco adotou o dia 24 de Janeiro como o dia Mundial da Cultura Africana e Afrodescendente. A data coincide com o aceite da carta para o renascimento Cultural de África em 2006 pelos chefes de Estado e Governo da União Africana.
Brasil: 20/11
Em 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, feriado em algumas cidades brasileiras. Do mesmo modo, a data é uma referência ao dia do assassinato de Zumbi, o grande líder do maior quilombo do período colonial na América Latina – Quilombo dos Palmares.
Venezuela: 10/5
No ano de 2005, após luta de ativistas por reconhecimento da cultura e história africana na Venezuela, foi proposto o dia 10 de Maio, ou seja, a data da insurreição negra na Serra de Coro de tributo a luta contra a escravatura e liberação de povos africanos e descendentes no país.
A data possui atualmente mais de 225 anos, de uma luta que foi encabeçada por José Chirino.
Leia também: Améfrica: Venezuela negra, conheça a cultura Afrovenezuelana.
Peru: 4/6
O dia 4 de junho – Dia da Cultura Afro Peruana, data é rememorada nacionalmente desde o ano de 2006 do mesmo modo em homenagem ao poeta peruano Nicomedes Santa Cruz. A data é alusiva ao nascimento do artista.
Argentina: 8 /11
No dia 8 de novembro – Dia Nacional das e dos Afroargentinos em referência a data de falecimento da Capitã Afroargentina María Remedios dell Vale, bem como, nomeada como “Mãe da Patria”.
Chile: 3/12
Ainda não é oficial, mas tem-se a discussão para a oficialização da data de 3 de dezembro como o Dia Nacional do povo Afrodescendente no Chile.
Bolívia: 23/09
O dia 23 de setembro – Dia Nacional do Povo e da Cultura Afroboliviano, a data foi incorporada ao calendário nacional desde 2009.
Uruguai: 03/12
No dia 3 de dezembro, Dia Nacional do Candombé da Cultura Afrouruguaia e da Igualdade Racial, a data encontra-se no calendário nacional desde o ano de 2006.
Colômbia: 21/05
Dia 21 de maio é o dia de celebração e regate histórico das Afrocolombianidade. Desde 2001, a data foi escolhida em referência ao dia da abolição.
Barbados: Abril a agosto
Barbados vai além e tem essa Celebração de Abril até Agosto, denominado como temporada da Emancipação, incluindo:
14 de Abril Aniversário da rebelião de Bussa;
28 de Abril Dia dos Heróis
25 de Maio Dia da África
26 de Julho Rebelião Trabalhista de 1937
01 de agosto dia da Emancipação
17 de Agosto dia de Marcus Garvey
23 de Agosto Dia internacional da memória do tráfico de escravos e sua abolição
Guadalupe e San Martin: 27/05
Dia 27 de Maio, Guadalupe tem a data nacional como data de emancipação e San Martin, ou seja, data de memória da abolição da escravatura.
Martinica: 22/05
A data é feriado nacional no dia 22 de maio, data de relembrar a resistência e luta de pessoas escravizadas em 1848 quando lutaram forçando a abolição do país.
México: 15/09
15 de Setembro
Caribe e Canadá: 1/08
Um fato curioso é que a maioria dos países do Caribe celebram a data no mesmo dia, provavelmente por terem tido os mesmos colonizadores. Assim como a data celebrada na região é o dia 01 de Agosto e os países que possuem a mesma data em comum são:
Trinidad e Tobago, Canadá, Anguilla, Jamaica, Antigua e Barbuda (primeira segunda feira de agosto)
África do Sul: 1/12
Dia da Consciência negra em África? Vale lembrar que o continente africano sofreu muito com a colonização e a história recente da África do Sul e Apartheid. Dessa forma, o dia 1 de Dezembro é rememorada em todo país sul africano, porém é muito forte em Cape Town. Trazendo a importância da data de emancipação assim como das pessoas negras em um país onde o Apartheid se fez presente de forma brutal.
Com certeza ainda existem muitos países que também tem a data do dia da consciência negra em seu calendário nacional ou estão lutando para a efetivação dessa data. Mas acredito que neste texto consegui dar uma visão do dia da Consciência Negra ao redor do mundo.
E por fim…
Conte-nos se você conhecia essas datas? Sentiu falta de algo, ajude-nos agregar mais informações, assim como fazer com que essas datas possam ser repercutidas aos 4 cantos do mundo.
Me chamo Rebecca Aletheia, e com muito carinho será um prazer poder escrever aqui para vocês…Sendo assim, te convido para saber mais sobre dicas de viagem e fatos importantes pelo Instagram.
LEIA MAIS:
Onze enfermeiras negras negligenciadas na história para conhecer
Podcast: Quem foi Zumbi do Palmares?
gostei