A exposição Enciclopédia Negra, que está em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, ganha tour virtual. A experiência online permite ao visitante explorar os espaços em 3D e conhecer as 103 obras que retratam personalidades negras da história do Brasil, a maioria até então pouco conhecida.
Ao acessar a plataforma disponível no site do museu https://www.pinacoteca.org.br ( Clique Aqui ), o público pode visualizar as obras em alta resolução e conferir as tags descritivas das peças e dos textos de parede. O tour virtual foi produzido pela Startup iTeleport Vivências Virtuais em parceria com a Pinacoteca de São Paulo e aproxima a Pina de pessoas que estejam em outros estados ou países.
Ao navegar pelas 3 salas, todos podem se debruçar sobre histórias impactantes, reunidas conforme aspectos comuns. Há registros de quem liderou movimentos de resistência; negociou condições de emprego e de vida; das mulheres que tiveram de ser separadas de seus filhos; das que, com seu trabalho, conseguiram comprar as alforrias; dos mestres curandeiros, dos professores, advogados, artistas, entre outros.
A exposição Enciclopédia Negra é um desdobramento do livro homônimo de autoria dos pesquisadores Flávio Gomes e Lilia M. Schwarcz e do artista Jaime Lauriano, publicado em março de 2021 pela Companhia das Letras. Na publicação, estão reunidas as biografias de mais de 550 personalidades negras, em 416 verbetes individuais e coletivos. Muitos desses personagens tiveram as suas imagens e histórias de vida apagadas ou nunca registradas.
Serviço:
Pinacoteca – Tour Virtual
Produzido pela Startup iTeleport Vivências Virtuais em parceria com a Pinacoteca de São Paulo.
Enciclopédia Negra
Curadoria: equipe do projeto Enciclopédia negra e da Pinacoteca de São PauloIngressos gratuitos com horário marcado e vendas pelo site neste link .
Praça da Luz 2, São Paulo, SP
Enciclopédia negra, de Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia M. Schwarcz
Páginas: 789/Preço: R﹩89,90