Biografias, clássicos, e poesia entre as sugestões para pôr em dia o hábito de ler
“Não tenho tempo pra ler”: muita gente repete essa frase sem sequer refletir se é mesmo a falta de tempo, ou de prioridade. Inclusive, há quem faça listas de ano novo, pondo o hábito como meta, e não consegue atingir. Já que ainda estamos no início do primeiro semestre, que tal catar umas dicas de leituras para praticar e ampliar sua visão de mundo? Assim, trouxe minha lista de livros prediletos de 2023 para inspirar vocês nessa empreitada. Vamos lá?
- 10 – P/ O Homem da Rua K: Se você gosta de poesia, sobretudo quando se fala de amor preto, este livro vai te fisgar. Porque Jovina Souza, poeta baiana, é uma escritora que apresenta um texto simples, direto, sem perder a delicadeza dos versos de afeto. Em mais de 40 cartas, ela se endereça ao “seu homem” mostrando o amor em suas dificuldades, durezas, e também em suas delícias e sutilezas.
- 9 – Macunaíma: Um clássico do qual eu sempre escutava falar, mas não punha em minha lista. Desencantei, e terminei encantado pela história do “herói sem caráter”, um dos marcos do modernismo brasileiro. O romance de Mário de Andrade, prestes a completar o seu centenário em 2028, traz um vocabulário rico e inusual, do qual podemos compreender referências e contribuições da cultura indígena ao país de forma mais abrangente. Humor e crítica social se entrelaçam.
- 8 – A Filha da Dona Lecy: Leci Brandão é uma mulher de múltiplas facetas, que tematizou dissidências nas suas canções e abriu caminhos novos no cenário musical do samba. A obra, escrita por Fernanda Kalianny, revela a trajetória da cantora e deputada estadual, por meio da análise de letras e contextos sociopolíticos. Ainda que seja uma tese acadêmica, a leitura é acessível e fluente. Particularmente, foi essencial para me aprofundar nas criações dessa artista ímpar.
- 7 – O Lado Doce da Melancolia: Se você gosta de “música triste” e dias chuvosos, essa é uma opção interessante para ler. Ou até mesmo se não gosta… Pois esse livro desconstrói uma impressão generalizada de que apenas a felicidade é produtiva. Susan Cain mostra como os estados melancólicos também podem enfatizar o poder da criatividade e conexão consigo. Afinal, o ser humano é um ser dual. Já parou pra pensar nisso?
- 6 – Parem de Falar Mal da Rotina: Rotina não quer dizer, necessariamente, uma repetição cotidiana. Este livro, que surgiu com o espetáculo teatral de mesmo nome, traz uma perspectiva inovadora sobre os desdobramentos do nosso dia a dia. Elisa une deboche e humor para falar da vida e de temas delicados, como o racismo e a violência contra crianças e adolescentes. É daquelas obras que te transformam profundamente.
- 5 – Elogio da Sede: Pedro Bial presenteou Gloria Maria com esse livro, e por isso me interessei em lê-lo; confesso que foi uma leitura surpreendente e inspiradora. Por meio da metáfora da sede, José Tolentino Mendonça traz ensinamentos e inspirações de Jesus Cristo para o enfrentamento de dilemas do mundo pós-moderno, numa escrita poética e sem oprimir outras crenças. Tornou-se o quinto melhor livro do ano!
- 4 – A Plenitude do Ser: Tina Turner, além de nos deixar uma extensa obra musical, também revelou ser inspiradora no mundo da escrita. O livro mostra como a superstar superou uma vida repleta de adversidades, aprofundado-se no autoconhecimento e nas práticas meditativas budistas. Dicas e ensinamentos valiosos para quem almeja uma trajetória de vida mais equilibrada.
- 3 – A Arte da Escuta: Quanto mais atentos ao mundo, mais criativos nos tornamos. Essa é a premissa de Julia Cameron para enfatizar o poder de escutar a vida com um crivo maior, destinando nosso foco para o próximo e também para nós. É proposto um método de 6 semanas que inclui exercícios de escrita criativa para ampliar a capacidade de percepção do ambiente ao seu redor. Reflexivo e prático!
- 2 – Em Busca de Mim: A biografia que figura em 1º lugar no ranking das mais vendidas da Amazon, é dela: Viola Davis. A atriz narra a sua história de vida de forma tocante e inspiradora, desde sua infância adversa até o estrelato mundial. Contudo, pode acionar muitos gatilhos, sobretudo em mulheres negras. Por isso, esteja de coração aberto para mergulhar na trajetória emocionante e fascinante desta rainha das telas.
- 1 – Tudo Sobre o Amor: E coroando o Top 10, bell hooks! A autora, consagrada nos estudos afrodiaspóricos, consegue sintetizar aspectos e perspectivas do amor num livro que mescla autoconhecimento, ciência, arte e antropologia. Com uma linguagem de pouco rebuscamento, ela elucida o tema em diversas áreas. Seja na espiritualidade, nos relacionamentos românticos ou na família, falemos sobre e pratiquemos o amor!
Gostou das dicas? Acompanhe o meu Instagram para ver outras!
LEIA MAIS: