Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024

Um dos mais tradicionais projetos do Sesc São Paulo para o incentivo à prática regular de atividades físicas e a um estilo de vida mais ativo, o Sesc Verão chega em 2024 à sua 29ª edição, neste ano trazendo como tema “Se joga no esporte!”. Entre os dias 6 de janeiro e 18 de fevereiro, o público de todas as faixas etárias terá à disposição uma programação gratuita e diversificada em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Para este ano, o projeto tem como inspiração dois importantes pilares para nortear as mais de 1 mil atividades que compõem a programação: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e a Pedagogia do Esporte – metodologia aplicada nos programas esportivos do Sesc SP, que utiliza o jogo como ferramenta de ensino.

Seguindo esta proposta, a programação buscará transcender a simples exposição de modalidades esportivas, concentrando-se em processos e princípios pedagógicos que consideram diversos fatores, como as características das pessoas envolvidas, os cenários esportivos, a diversidade de modalidades e do público, além dos contextos socioculturais e os significados atribuídos ao esporte. A ideia é levar um grande público a experimentar diversas atividades físico-esportivas, buscando a permanência dessas pessoas de forma a incorporá-las no seu cotidiano.

Tipos de Jogos – Para atingir este objetivo, cada unidade do Sesc oferecerá uma programação temática, norteada por um tipo diferente de jogo. Desta maneira, o público terá a oportunidade de conhecer de perto e praticar diversos esportes, escolhendo a unidade de acordo com as modalidades com que mais se identifique, dentro das opções: Jogos de Invasão, Jogos de Expressão, Jogos de Lutas, Jogos de Marca e Jogos de Rebater.

“O Sesc Verão é, tradicionalmente, o evento institucional que marca o início das atividades a cada novo ano nas unidades do Sesc SP. Isso porque as circunstâncias propícias – clima quente e as férias profissionais e escolares – possibilitam que pessoas e famílias inteiras se permitam sensibilizar e se aproximar das propostas desenvolvidas no âmbito do lazer, das práticas esportivas e das questões socioculturais intrínsecas a esses campos”, destaca o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina.

Ele conclui, ressaltando que “trata-se de promover oportunidades de encontros e (re)descobertas, assim como, experenciar novas práticas por meio de diversas programações, buscando difundir o esporte e a atividade física no cotidiano das pessoas como elementos benéficos para a melhoria da qualidade de vida e a ampliação dos repertórios socioculturais”.

Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP, reforça a inspiração nos jogos olímpicos para o desenvolvimento da programação diversificada do Sesc Verão 2024. “Nesta edição, sublinhamos as metodologias de ensino do esporte aplicadas pelos educadores do Sesc, fundamentadas no acolhimento, na pedagogia esportiva e no acesso à prática para todas as pessoas. O objetivo é fazer com que os participantes se encantem por uma ou mais modalidades e, a partir daí, possam literalmente se jogar no esporte ao longo de todo ano”, diz a gestora.

A programação oferecerá nas 42 unidades do Sesc no estado, em espaços públicos e estações de Metrô (capital paulista), uma variedade de experiências, aulas abertas, instalações, festivais, apresentações e recreações esportivas, sempre como um momento propício para encontros, proporcionando oportunidades para as pessoas se conectarem, se envolverem e escolherem quais esportes desejam explorar e praticar.

Para a 29ª edição, a programação do Sesc Verão estará dividida entre os seguintes jogos:

Jogos de Invasão – Esportes em que a equipe deve defender seu campo e buscar invadir e pontuar no campo adversário, como basquete e basquete em cadeira de rodas.

Jogos de Expressão – Esportes que possuem sincronicidade e dificuldades na execução do movimento, como as ginásticas, skate, nado artístico, breaking.

Jogos de Lutas – Esportes com caraterísticas de confronto individuais, ou seja, que possuem contato competitivo entre duas pessoas, como judô, taekwondo, esgrima, esgrima em cadeira de rodas e boxe.

Jogos de Marca – Modalidades que possuem uma marca a ser alcançada como, por exemplo, o melhor tempo, a melhor distância, maior altura ou maior peso. Dentre elas estão atletismo, pentatlo, natação, ciclismo, paraciclismo, entre outras.

Jogos de Rebater – Modalidades em que um objeto é lançado para o lado adversário, com uma rede entre os campos. Dentre os exemplos estão voleibol, vôlei sentado, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa e badminton.

Destaques da Programação – Grande São Paulo

O público da capital paulista e da Grande São Paulo terá à disposição centenas de atividades para toda da família, tanto nas unidades do Sesc, quanto em espaços públicos e localidades externas.

Dentre os destaques da programação, o principal será a participação da lendária atleta de vôlei, a cubana Mireya Luis Hernandez. Tricampeã olímpica e bicampeã mundial (entre 1992 e 2000), Mireya Luis – considerada por muitos críticos a melhor jogadora de voleibol de todos os tempos – fará um circuito da modalidade por diversas unidades do Sesc na capital e Grande São Paulo (Santo Amaro, Pinheiros, 24 de Maio, Belenzinho, Campo Limpo, Mogi das Cruzes e Guarulhos) ao lado de importantes jogadoras que marcaram a história do vôlei nacional como Ana Moser, Fofão, Virna Dias e Karin Rodrigues.

Ainda nos encontros com esportistas convidados estarão presentes nomes que marcaram a história esporte brasileiro e mundial, de diversas modalidades, tais como Magic Paula e Janeth Arcain (basquete); Edinanci Silva (judô); Antônio Tenório (judô paraolímpico), Jade Barbosa, Flavia Saraiva e Giulia Gonçalves (ginástica artística); Fernando Meligeni, Paula Gonçalves, Teliana Pereira e Thomaz Bellucci (tênis); Robson Conceição, Beatriz Ferreira, Rebeca Lima e Danila Ramos (boxe); Karen Feitosa e Sandro Dias (skate); Thiago Pereira (natação), Maíra Ranzeiro e Hugo Hoyama (tênis de mesa); Diogo Silva (taekwondo), entre muitos outros.

Vale destacar as atividades entorno da mais nova modalidade olímpica, o Breaking, que será tema de demonstrações e encontros nas unidades Itaquera, Pinheiros, Mogi das Cruzes, 24 de Maio e na recém-inaugurada 14 Bis. O Sesc Ipiranga o destaque vai para as vivências com arco e flecha, sejam elas inspiradas jogos e brincadeiras de povos originários brasileiros, ou por meio da experimentação com a flecha com ponta ventosa para atingir um alvo.

O esporte paralímpico também estará representado, por meio de aulas abertas de modalidades como vôlei sentado (Sesc Osasco), basquete em cadeira de rodas (Sesc Bom Retiro e Sesc Pompeia), judô (Sesc Avenida Paulista e 14 Bis), esgrima em cadeira de rodas (Sesc Florêncio de Abreu e Sesc Avenida Paulista), tênis de mesa (Sesc Guarulhos) e halterofilismo (Sesc 24 de Maio).

Ambientações – Com o objetivo de despertar no público a vontade da prática de atividades físico-desportivas, uma das principais tradições do Sesc Verão é a criação de espaços e ambientações cenográficas, com uma programação voltada para toda a família.

Seguindo esta proposta, o Sesc Santo Amaro terá a exposição Amarelo Ouro, As Conquistas do Vôlei Feminino, que relembrará a trajetória desta importante modalidade desde a década de 1990 até o bicampeonato olímpico. Ainda dentro da proposta de homenagear e celebrar as vitórias do esporte feminino, o Sesc Guarulhos montará em seu ginásio o mural As Rainhas das Praias. As Donas das Quadras.

Já o Sesc Avenida Paulista terá uma intervenção cenográfica intitulada Os Esportes de Luta e As Lutas do Esporte, tendo como base o boxe olímpico e o judô paralímpico. Outra importante modalidade que já angariou diversas medalhas importantes para o esporte brasileiro, o atletismo será o tema de um espaço montado pelo Sesc Carmo, com curiosidades e informações sobre cada uma das provas e seus equipamentos.

Os esportes urbanos estarão representados por uma intervenção de grafitti no Sesc Itaquera, que transformará as quadras em locais para a prática destes tipos de modalidades. Ao mesmo tempo, o Sesc Pinheiros criará no seu Ginásio Ônix espaços ambientados para encontros, convivência e prática de diversas modalidades urbanas, dentre elas o breaking, parkour e a escalada.

As areias que tanto renderam medalhas para o Brasil estarão presentes no Sesc Verão 2024. O Sesc Santo André receberá a atleta de vôlei de praia, Carol Solberg, dona de diversas conquistas no circuito mundial na categoria, enquanto que o Sesc Santo Amaro contará com quadra especialmente montada para a prática de modalidades como Beach Tênis, Vôlei de Praia, Futevôlei. O Sesc Itaquera terá curso modular de Beach Tênis durante o Sesc Verão aos sábados na quadra de areia da unidade.

O Sesc Casa Verde, a mais nova unidade do Sesc na cidade de São Paulo, estreia no evento com destaque para o skate em suas atividades. Já o Sesc São Caetano terá uma instalação montada no Parque Chico Mendes para a prática de diversas modalidades.   

Espaços Públicos – Por fim, a programação do Sesc Verão também terá diversas atividades realizadas em espaços públicos da capital e Grande São Paulo. Dentre os destaques está o já tradicional Enduro a Pé pelas ruas do centro da capital paulista em homenagem ao aniversário da capital paulista, em atividade coordenada pelo Sesc Carmo.

Instalações, Exposições e Ambientações nas Unidades do Sesc

Exposição

AMARELO OURO – AS CONQUISTAS DO VÔLEI FEMININO BRASILEIRO (Sesc Santo Amaro)

Curadoria Carol Oliveira. Nas últimas décadas, o vôlei se tornou um dos esportes mais populares no Brasil. A partir dos anos 1990, as seleções brasileiras se acostumaram a brigar por medalhas nos Jogos Olímpicos. Acompanhando o crescimento das seleções, o vôlei brasileiro ganhou a Superliga – campeonato nacional da modalidade – e conquistou ainda mais fãs para o esporte. O vôlei feminino, tema desta exposição, tem impressionado pelos números da audiência nas transmissões de TV e internet, além do engajamento nas redes sociais. A exposição conta a escalada da modalidade de uma maneira interativa e traz informações sobre jogadoras que explicam o sucesso da seleção bicampeã olímpica.  

6/1 a 1/5, terça a sexta, das 10h às 21h; sábados e domingos, das 11h às 18h 

Instalações

OS ESPORTES DE LUTAS E AS LUTAS DO ESPORTE (Sesc Avenida Paulista)

A unidade irá explorar em sua programação as modalidades do boxe olímpico e o judô paralímpico. Para tanto, montou uma instalação cenográfica com objetivo de aproximar o público destes esportes de luta e suas representações. Praça de Eventos.

6/1 a 18/2, de terça a domingo das 10h às 18h.

NA PISTA (Sesc Carmo)   

Espaço de movimentos que aproximam as pessoas do atletismo e suas modalidades. Além de conhecer curiosidades e informações técnicas de cada uma das provas e dos seus equipamentos, as atividades possibilitam vivências práticas para todos os públicos. Espaço de Múltiplo uso – 1º andar. 

8/1 a 16/2, segunda a sexta, 10h às 19h 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA – ESPORTES URBANOS COM LELIN ALVES (Sesc Itaquera) 

Intervenção artística de grafitti que transforma o espaço em um local para a prática de esportes urbanos. A requalificação das quadras esportivas ficará como um legado do Sesc Verão 2024 à Unidade, com base no conceito de urbanismo tático, difundindo a prática de esportes urbanos para o público frequentador do Sesc Itaquera. Para esta realização, o artista e grafiteiro José Wesley Alves Barbosa, o “Lelin Alves”, conhecido e reconhecido internacionalmente por seus trabalhos de arte em espaços urbanos e esportivos, realizará o trabalho em uma quadra de aproximadamente 2000 m². Quadras Externas. 

A partir de 6/1, quarta a domingo, das 9h às 17h

ESPORTE E EXPRESSÕES URBANAS (Sesc Pinheiros)

Espaço ambientado para o Sesc Verão 2024, que será um local de encontro, convivência e práticas diversas. Terá como característica ser um espaço voltado as práticas e esportes urbanos tais como parkour, breaking, escalada, entre outros, onde todas as pessoas e culturas são bem-vindas e se misturam. Ginásio Ônix.

6/1 a 18/2, terça a sexta, das 10h15 às 20h. Sábados, Domingos e Feriados, das 10h15 às 18h

MURAL AS RAINHAS DAS PRAIAS. AS DONAS DAS QUADRAS (Sesc Guarulhos) 

Mural artístico que homenageia as jogadoras que se firmaram como líderes, referências e inspiração – dentro e fora das quadras – para várias gerações. Estarão retratadas Juliana e Larissa, Arianne Tolentino, Lica de Oliveira, Carol Solberg, Isabel Salgado, Fe Garay, Fofão, Vera Mossa, Maria Elisa, Adriana Behar e Jackie Silva. Mulheres que se colocaram à frente de causas dentro e fora do esporte, em diferentes áreas da sociedade, relacionadas aos direitos, espaço, reconhecimento e apoio das atletas. Ginásio. 

6/1 a 18/2, terça a sexta das 09h às 22h. Sábados, domingos e feriados das 09h às 18h.

ESPORTES DE AREIA (Sesc Santo André) 

Quadra de areia para prática de modalidades esportivas como Beach Tênis, Vôlei de Praia, Futevôlei, Frescobol.  

6/1 a 18/02, terça a sexta das 11h às 19h. Sábados e domingos das 10h às 18h

REVOADAS DE ESPORTES (Sesc São Caetano) 

Instalação no Parque Chico Mendes para receber uma diversidade de programações. Atlestimo, ginástica de trampolim, ciclismo BMX, breaking, entre outras. 

6/1 a 18/2, segunda a sexta, das 9h às 19h. Sábado, das 9h às 16h e domingo, das 9h às 13h

Circuito de voleibol com a tricampeã olímpica Mireya Luis Hernández

CIRCUITO DE VOLEIBOL COM MIREYA LUIS HERNÁNDEZ

Entre os dias 06 e 21/01, o Sesc São Paulo promoverá 12 encontros de voleibol com a atleta cubana Mireya Luís Hernandes.  Tricampeã olímpica e bicampeã mundial (entre 1992 e 2000) ela é considerada por muitos críticos a melhor jogadora de voleibol de todos os tempos, tendo sido introduzida no hall da fama deste esporte em 2004. Durante sua carreira protagonizou inúmeros confrontos com a seleção brasileira de voleibol. As atividades também contarão com a presença de importantes atletas brasileiras da modalidade, como Ana Moser, Fofão, Karin Rodrigues e Virna Rodrigues. Abaixo informações destes encontros nas unidades do Sesc na Grande São Paulo, com datas, horários e convidadas especiais.

HISTÓRIAS DO VOLEIBOL – COM MIREYA LUIS E ANA MOSER (Sesc Santo Amaro)

A década de 1990 foi marcada por uma grande rivalidade entre Brasil e Cuba no Voleibol feminino, e duas das maiores estrelas estarão no Sesc Santo Amaro para contar um pouco dessa história e dos bastidores. Além disso, o público presente terá o prazer e o privilégio de vivenciar um pouco do voleibol com essas duas atletas de reconhecimento internacional. 

6/1, sábado, das 13h às 16h

VÔLEI – COM MIREYA LUIS E FOFÃO (Sesc Pinheiros) 

As atletas Mireya Ruiz e Fofão farão um bate-papo com o tema competição e participação e presença feminina no esporte. Depois, participarão de uma vivência da modalidade com o público presente.  Hélia Rogério de Souza Pinto, mais conhecida como Fofão, é uma ex-jogadora de voleibol brasileira que atuava como levantadora. A trajetória vitoriosa no voleibol inicia-se aos 8 anos de idade e a primeira convocação para a Seleção Brasileira aos 19 anos. A atleta ficou 17 anos vestindo a camisa do Brasil, em incríveis 340 partidas, sendo a atleta mais vitoriosa da modalidade, além de ser a capitã da equipe e considerada muitas vezes a melhor jogadora do mundo na sua posição. Foi campeã olímpica e duas vezes medalhista de bronze. Atuou em diversos clubes brasileiros e equipes da Europa como Itália e Turquia.

7/1, domingo, das 15h30 às 17h30 

VOLEIBOL COM MIREYA LUIS, A TRICAMPEÃ OLÍMPICA CUBANA – COM KARIN RODRIGUES (Sesc 24 de Maio)

Aula especial e um bate-papo com a ídolo mundial de voleibol, Mireya Luis e participação da convidada Karin Rodrigues, medalhista olímpica em Sydney 2000.

9/1, terça, das 18h às 20h30

VIVÊNCIA E BATE-PAPO – COM MIRYEA LUIZ (Sesc Belenzinho)

Além da vivência, a cubana irá abordar num bate-papo com o público o papel da mulher no esporte.

10/1, quarta, das 18h30 às 21h30 

BATE-PAPO E VIVÊNCIA ESPORTIVA DE VÔLEI, COM MIREYA LUIS E VIRNA DIAS (Sesc Campo Limpo)

No evento, o público interessado terá a oportunidade de conversar, jogar junto e aprender com duas das maiores jogadoras de voleibol de todos os tempos: a cubana, tricampeã olímpica e bicampeã mundial, Mireya Luís e a brasileira, também medalhista olímpica e mundial, Virna Dias. Virna Cristine Dantas Dias, é uma ex-jogadora de voleibol brasileira. Com vinte anos dedicados à seleção Brasileira, Virna é um dos principais nomes do voleibol nacional. Entre os principais títulos estão: duas medalhas de bronze nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e de Sydney, em 2000; uma medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 99; o tetracampeonato do Grand Prix (94/96/98/2004); e o troféu de melhor jogadora do Grand Prix por duas vezes: em 1996, e em 1999. Após o final de sua vitoriosa carreira, Virna tornou-se palestrante, dedicando-se a clínicas de vôlei, campanhas publicitárias e envolvimento com a modalidade. Quadra Poliesportiva.

11/1, quinta, das 19h às 21h

LENDAS OLÍMPICAS EM AÇÃO: CLÍNICA DE VOLEIBOL – COM A CUBANA MIREYA LUIS E FOFÃO (Sesc Mogi das Cruzes) 

Bate-papo seguido de vivência de voleibol com a lenda cubana Mireya Luis, medalhista olímpica considerada uma das maiores jogadoras da história e a ex-jogadora de voleibol brasileira Fofão. Hélia Rogério de Souza Pinto, mais conhecida como Fofão, é uma ex-jogadora de voleibol brasileira que atuava como levantadora. A trajetória vitoriosa no voleibol inicia-se aos 8 anos de idade e a primeira convocação para a Seleção Brasileira aos 19 anos. A atleta ficou 17 anos vestindo a camisa do Brasil, em incríveis 340 partidas, sendo a atleta mais vitoriosa da modalidade, além de ser a capitã da equipe e considerada muitas vezes a melhor jogadora do mundo na sua posição. Foi campeã olímpica e duas vezes medalhista de bronze. Atuou em diversos clubes brasileiros e equipes da Europa como Itália e Turquia.

12/1, sexta, das 19h às 21h

JOGANDO VÔLEI – COM MIREYA LUIS (Sesc Guarulhos) 

13/1, sábado, das 14h às 17h 

Atividades com Atletas Convidados

BOXE – COM BEATRIZ FERREIRA (Sesc Avenida Paulista)

Beatriz Ferreira é uma boxeadora brasileira, que aos 23 anos, durante os Jogos Olímpicos de 2016 participou do projeto Vivência Olímpica, em que 20 revelações de diversas modalidades conviveram com os atletas olímpicos brasileiros. No ano seguinte, começou a mostrar bons resultados em competições internacionais e venceu o Torneio de Belgrado de 2017, derrotando na final a polonesa Aneta Rygieslska. Um mês depois conquistou o título pan-americano da categoria, vencendo a canadense Caroline Veyre, em Tegucigalpa. Ainda em 2017, ganhou uma medalha de bronze no torneio internacional Magomed-Salam Umakhanov, na Rússia. Em outubro de 2019, venceu o título do Campeonato Mundial de boxe na categoria até 60kg. Na decisão, derrotou a chinesa Cong Wang por 5 a 0. Em 2021, foi vice-campeã nos Jogos Olímpicos de Tóquio, perdendo a final para a irlandesa Kellie Harrington. Ganhou quatro vezes o Prêmio Brasil Olímpico em boxe (2017, 2018, 2019 e 2022), também sendo eleita atleta feminina do ano de 2019.

6/1, sábado, das 15h às 16h30

CLÍNICA DE BASQUETE COM JANETH ARCAIN E JEFF CAMPOS (Sesc Pompeia) 

Bate-papo e vivência prática sobre os aspectos do basquete, modalidade olímpica, tecendo paralelos entre esporte e discussões sociais como preconceitos e estigmas acerca da cultura esportiva urbana. Com os ex-jogadores Janeth Arcain, campeã mundial e medalhista olímpica, e Jefferson Campos, fundador do Royalz BKT, 1º time de Basquete Gay de São Paulo.

06/1, domingo, das 15h às 17h

APRESENTAÇÃO E VIVÊNCIA DE GINÁSTICA RÍTMICA – COM GIULIA GONÇALVES E CIA GR BRASIL (Sesc Belenzinho)

Com o objetivo de oferecer ao público a tríade espetáculo, conhecimento e vivência, a atleta Giulia Gonçalves Pereira participa de um bate-papo sobre sua carreira e sobre a modalidade, além de realizar apresentações individuais dos cinco aparelhos da ginástica rítmica.  

6/1, sábado, das 16h às 19h 

APRESENTAÇÃO DE NADO ARTÍSTICO – COM FABIANO FERREIRA, ANNA GIULIA VELOSO E INSTITUTO INSPARA (Sesc Belenzinho)

Apresentação de nado artístico com os atletas Fabiano Ferreira e Ana Giulia Veloso e paratletas do Instituto Inspara.  Fabiano Ferreira é atleta da Seleção Brasileira de Nado Artístico há 5 anos. Atualmente atua no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Iniciou como atleta de natação aos 12 anos e, em 2017, migrou para o nado artístico colecionando títulos estaduais e nacionais. Foi finalista no Campeonato Mundial em Budapeste 2022, medalhista Sul-americano em Buenos Aires 2021. Iniciou a primeira equipe masculina e o primeiro dueto masculino na América Latina. Anna Giulia Veloso é atleta de nado artístico há 16 anos e parte da seleção brasileira há 10. Campeã brasileira por 14 anos consecutivos, pentacampeã Sul-americana, campeã panamericana júnior e finalista Mundial, foi eleita a melhor atleta sul-americana em 2017. Em 2020, participou da Comissão de frente da Unidos do Viradouro como sereia em um aquário. A escola foi campeã do carnaval e ganhou o estandarte de ouro. Ana e Fabiano, juntos no dueto misto há 6 anos, foram medalhistas sul-americanos (3º lugar), bicampeões brasileiros e bicampeões estaduais (Campeonato Carioca).  Fundado em 2016, o Inspara – Instituto Inspiração Paradesportiva – é a primeira organização brasileira que promove pertencimento, saúde e autoestima das pessoas com deficiência por meio do nado artístico, transformando vidas pelo esporte.

6/1, sábado, das 19h às 20h30 

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM – COM ALICE GOMES (Sesc Bom Retiro e Sesc Campo Limpo)

Atleta Brasileira de Ginástica de Trampolim, Alice Gomes ocupa a 11º posição no Ranking Mundial no Trampolim Individual. Foi 2ª colocada na Copa do Mundo Palm Beach e Campeã brasileira por idades no Trampolim Individual. Esta será a primeira vez que o país terá uma representante feminina em uma edição de evento olímpico.

6/1, sábado, das 14h30 às 15h e das 16h30 às 17h, Sesc Bom Retiro

7/1, domingo, 16h30 às 18h30, Sesc Campo Limpo

ANDANDO DE SKATE – COM KAREN FEITOSA E TONY ALVES (Sesc Casa Verde)

 Karen Feitosa foi 5 vezes campeã brasileira, campeã sul-americana em 2014, além de ser a primeira brasileira a conquistar o título mundial com a maior nota de todos os tempos (9,9) e a ser convidada para o campeonato internacional X Games Los Angeles, com apenas 11 anos, onde foi a 4ª colocada. O paraskatista Tony Alves tem 22 anos e é natural de Santos, sendo um dos principais representantes do paraskate de São Paulo. Com MC Beto Mendes e DJ Negrethia.

6 e 7/1, sábado e domingo, das 15h às 17h

JUDÔ PARALÍMPICO – COM ALANA MALDONADO (Sesc Consolação) 

Clínicas de Lutas são vivências para as pessoas que queiram conhecer sobre o esporte, entender os princípios filosóficos e práticos, aprender técnicas das diferentes modalidades apresentadas ou ainda retomar a prática. Alana Maldonado é judoca desde os 4 anos de idade, sendo a primeira brasileira campeã paralímpica de judô nas Paralimpíadas Tóquio 21 e medalha de prata nas Paralimpíadas Rio-16 e nos Jogos Para Pan-Americanos de Toronto, em 2015.É tetracampeã brasileira, bicampeã mundial, além de possuir diversos outros títulos internacionais como a medalha de ouro no Open de Judô na Alemanha em 2016. Vagas limitadas. 

6 a 27/1, sábados, das 11h30 às 12h30 

VÔLEI SENTADO (Sesc Consolação)

Com os atletas da seleção brasileira e do Sesi. 

6/1, sábado, das 14h às 17h 

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE ESGRIMA – COM BIA BULCÃO (Sesc Florêncio de Abreu)

Bia Bulcão é atleta olímpica, foi a primeira brasileira a estar entre as 6 melhores do mundo no ranking mundial 2012/2013. Destaque Juvenil no Campeonato Sul-Americano no Rio de Janeiro em 2010, participou de quatro categorias e ganhou todas. Jovem atleta, é integrante da Seleção Brasileira desde 2010, classificou-se para os Jogos Pan-Americanos de 2011, 2015 e 2019. Treina no Esporte Clube Pinheiros em São Paulo desde 2003 com o técnico russo Gennady, mestre de campeões olímpicos e mundiais.

6/1, sábado, das 11h30 às 13h

IDENTIDADE SKATE: LUTAS E CONQUISTAS ALÉM DO ESPORTE – COM SANDRO DIAS, VINICIUS SARDI, JESSICA SANTOS E PATTY PIRES (Sesc Mogi das Cruzes)

O Sesc Mogi das Cruzes vivenciará o Skate Street por 44 dias, acolhendo os mais diferentes corpos e estimulando autonomia, equilíbrio, coordenação motora, inclusão, respeito e sociabilização entre as pessoas.  Nesse bate-papo serão apresentados protagonistas e personagens do Skate, que trazem em seus discursos, corpos e identidades a verdadeira cultura do skate, que – marginalizado por muito tempo – agora visibiliza seus praticantes, legitimando sua participação, sem qualquer discriminação. Mediação de Jessica Santos, professora de skate que já disputou campeonatos importantes como o Mundial na Espanha. 

Sandro Dias: um dos maiores nomes do skate brasileiro e mundial. Foi o terceiro atleta a completar os 900°, e é considerado o rei dos 540°. É hexacampeão mundial, tricampeão europeu e medalha de ouro X Games.

Patty Pires Santos: nasceu em Fortaleza, anda de skate desde os 13 anos de idade. É uma pessoa negra não binária, trabalha com design gráfico, tatuagem e ilustrações. Participou, em 2022, do documentário “Se eu botar meu skate na cabeça eu viro o chão” sobre o movimento queer no skate brasileiro.

Vinicius Sardi é paulistano, influencer, paraskatista profissional e vencedor de categorias como XGames 2019, DewTour 2022, STU Open Rio 2022. Nasceu sem as pernas, por má formação congênita, porém nunca desistiu do sonho de se tornar skatista. É ativista das causas PCD.  

6/1, sábado, das 14h às 15h

LUTAS DA ZONA NORTE – TAEKWONDO – COM VALÉRIA DE OLIVEIRA E MARCELO FERREIRA (Sesc Santana)

As aulas abertas de taekwondo iniciarão o projeto “Lutas da zona norte” e contarão com a condução da professora Valéria de Oliveira e apoio de Marcelo Ferreira. Valéria pratica Taekwondo desde 2008. Começou dar aulas em 2013 na faixa vermelha ponta preta, em diferentes espaços e se tornou faixa preta em 2016. Marcelo é bacharel em educação física, praticante de Hapkido desde 1997, de Taekwondo desde 2005 e de jiujitsu, sendo faixa preta nos três esportes.  

6/1 a 24/2, sábados, das 10h30 às 11h30 

JOGO DE ABERTURA DO SESC VERÃO 2024 (Sesc Santana)

Com atletas da seleção brasileira de basquete 3×3. Os atletas da seleção brasileira de basquete estarão no Sesc Santana para uma apresentação esportiva repleta de desafios e jogos relacionados à modalidade. O público terá a oportunidade de acompanhar de perto essas ações e de vivenciar o basquete 3×3, que estará presente durante todo o Sesc Verão 2024. A apresentação visa valorizar a diversidade e potencializar o basquete 3×3 acolhendo na unidade as pessoas que gostam da modalidade e poderão estar próximos de atletas renomados para assistir à apresentação esportiva, interagir com outras possibilidades do basquete e com linguagens relacionadas à cultura hiphop.

6/1, sábado, das 14h às 17h 

JOGANDO COM ATLETA – VÔLEI DE PRAIA – COM CAROL SOLBERG (Sesc Santo André e Sesc Santo Amaro)

Na atividade, a jogadora de vôlei de praia irá dividir com o público parte de sua trajetória na modalidade, falará sobre as dificuldades encontradas durante esse período, e claro, falará sobre suas conquistas. Logo depois, o público terá a oportunidade de jogar com ela, que atualmente representa tanto para o esporte brasileiro. Foi jogadora de vôlei indoor antes de se dedicar ao vôlei de praia. Foi medalhista mundial nas categorias infanto-juvenil e juvenil, além de conquistar diversas medalhas no circuito mundial na categoria adulta. É fundadora do instituto Levante, que tem por objetivo ajudar crianças em situações de vulnerabilidades através do esporte.

6/1, Sesc Santo André, sábado, das 15h às 16h30

20/1, Sesc Santo Amaro, sábado, das 11h às 13h30 

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE BMX AIR BAG – COM CAROLINA BITTENCOURT, LEO CAMPOS E WILLIAN SANDOVAL (Parque Chico Mendes – Sesc São Caetano) 

O BMX Air Bag Show é um show de BMX Dirt, MTB Slopestyle, com a rampa air bag inflável. O show conta com a presença dos atletas Carolina Bittencourt, vice-campeã brasileira de BMX, Leonardo Campos, campeão sul-americano de MTB Slopestyle e Wiliam Moraes “Sandova”, campeão brasileiro de BMX Park. Parque Chico Mendes

6/1, sábado, das 14h às 16h 

SELEÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA RÍTMICA (Sesc Vila Mariana)

Apresentação do conjunto da Seleção Brasileira e vivência com as atletas, que conquistaram a medalha de ouro, um feito inédito na etapa de Cluj-Napoca, na Romênia. Pela primeira vez na história, o Brasil conquistou mais de uma medalha na modalidade: ouro na prova mista, prata nos cinco arcos, bronze no individual geral, além do bronze individual de Barbara Domingos na fita. 

6/1, sábado, das 17h às 18h30 

GINÁSTICA ARTÍSTICA – COM LORRANE OLIVEIRA (Sesc Vila Mariana)

Apresentação da atleta da Seleção e vivência com o público 

7/1, domingo, das 15h às 17h 

BATE-PAPO BOXE FEMININO – COM BEATRIZ FERREIRA E REBECA LIMA (Sesc Bom Retiro)

Bate-papo sobre o atual cenário do boxe feminino com Beatriz Ferreira, atual campeã (60 kg) dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, e Rebeca Lima, atual campeã brasileira (-60 kg) e mediação de Raphael Piva, treinador de boxe e fundador do projeto Boxe Autônomo.  Beatriz (Bia) Ferreira é filha do boxeador bicampeão brasileiro Raimundo Oliveira Ferreira, o Sergipe. Seu pai foi seu primeiro treinador. Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, a boxeadora participou do projeto Vivência Olímpica, em que 20 revelações de diversas modalidades conviveram com os atletas olímpicos brasileiros. Em 2020, chegou aos Jogos em Tóquio embalada por ótimos resultados nos anos anteriores. Foi campeã dos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018, campeã dos Jogos Pan-americanos Lima 2019, campeã dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 e campeã mundial na Rússia, também em 2019. No Japão, sua estreia olímpica, tornou-se a primeira brasileira a disputar uma final olímpica da modalidade e terminou com a medalha de prata.  Rebeca Lima foi medalhista de bronze mundial juvenil no ano de 2018, medalha de prata no continental nos anos de 2018 e 2022 e campeã brasileira nos anos de 2017, 2021 e 2023. 

7/1, domingo, das 14h às 14h30 

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE LUTAS DE BOXE – COM BEATRIZ FERREIRA, REBECA LIMA, MARCELA FERREIRA, KELVY ALECRIM (Sesc Bom Retiro)

Lutas de boxe no formato exibição envolvendo atletas de nível olímpico e promessas do boxe brasileiro oriundos de projetos sociais.  

Beatriz (Bia) Ferreira e Rebeca Lima (sinopses acima)

Marcela Ferreira (Boxe Autônomo) – É campeã paulista e dos Jogos Abertos do Interior e foi convocada para a Seleção Brasileira Juvenil. Nasceu no pequeno município de Campina da Lagoa no Paraná. Em 2019, conheceu e começou a treinar boxe pouco tempo depois que se mudou para a Favela do Moinho, no Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Marcela concilia a vida de estudante, atleta, irmã mais velha, além de trabalhar ajudando o seu pai na área de reciclagem, percorrendo ruas da região do Bom Retiro, Campos Elíseos e Higienópolis.

Kelvy Alecrim (Boxe Autônomo) – É tricampeão brasileiro, medalhista Copa Mundial juvenil 2023 e foi convocado para Seleção Brasileira Juvenil. É natural do povoado de Canoãozinho, em Presidente Dutra, interior da Bahia e começou a treinar boxe quando se mudou em 2017 para a Favela do Moinho, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Apontado como um dos mais promissores atletas de categoria de base do boxe brasileiro, Kelvy conheceu esse esporte graças ao Boxe Autônomo, que em 2017 ministrava treinos semanais no centro comunitário da Favela do Moinho. 

7/1, domingo, das 14h30 às 16h 

APRESENTAÇÃO E VIVÊNCIA DE GINÁSTICA RÍTMICA (Sesc Belenzinho)

Com a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto. Com o intuito de oferecer ao público presente nas instalações esportivas do Sesc Belenzinho a tríade espetáculo, conhecimento e vivência, as atletas da Seleção Brasileira de Conjunto participam de um bate-papo sobre a ginástica rítmica enquanto modalidade olímpica e as questões que atravessam a prática deste esporte tão conhecido e admirado. As atletas farão apresentações trazendo aos espectadores um pouco do que virá nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

7/1, domingo, das 16h às 19h 

BOXE – COM DANILA RAMOS (Sesc Avenida Paulista)

Danila Ramos é atual detentora do cinturão interino da categoria peso super-pena da Organização Mundial de Boxe (WBO). Nascida e criada em Mogi das Cruzes, passou a infância no bairro Vila Cléo e por muitos anos praticou o esporte de forma amadora. Estreou no boxe profissional somente em 2017, já com 32 anos de idade. Possui um cartel de 15 lutas e 12 vitórias, foi a primeira brasileira a lutar no estádio Luna Park e é a primeira mulher negra da história de Mogi das Cruzes a ser Campeã Mundial de boxe. Tem acumulado títulos importantes, como o Campeonato Brasileiro por 5 vezes, Paulista em 6 oportunidades e Campeonato Sul-Americano conquistado em fevereiro de 2023, este já no boxe profissional. Seu último desafio foi com Amanda Serrano em uma luta histórica, sendo as primeiras Campeãs Mundiais a unificar os Títulos com 12 rounds de 3 minutos, entrando para história do Boxe Feminino Mundial. 

7/1, domingo, das 15h às 16h30

CLÍNICA DE BADMINTON – COM FABIO GOMES (Sesc Bom Retiro)

Aulas abertas do esporte que une raquetes, petecas, rede e uma quadra para possibilitar às pessoas participantes vivenciarem a linguagem e metodologia das técnicas de badminton, visando aumentar o repertório na modalidade.  Fabio Gomes é técnico de Badminton e Parabadminton com certificação Coach Level 1 pela Badminton World Federation (BWF). 

10 a 26/1, quartas e sextas, das 10h30 às 12h30 

JUDÔ PARALÍMPICO – COM ANTONIO TENÓRIO E EDINANCI SILVA (Sesc Avenida Paulista e Sesc 14 Bis)

Nas apresentações o atleta paralímpico de judô Antônio Tenório e a atleta olímpica de judô Edinanci Silva farão demonstrações das técnicas aplicadas, das diferenças nas disputas entre as versões olímpicas e paralímpicas da modalidade, além de contarem um pouco sobre suas trajetórias esportivas. Antônio Tenório da Silva é tetracampeão paralímpico no judô para deficiente visuais, sendo considerado o maior judoca da história na modalidade. É um dos poucos do mundo a disputar tanto competições paralímpicas quanto regulares. Estreou em Atlanta 1996, conquistando o primeiro ouro do judô brasileiro. A conquista se repetiu em Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008, consagrando-se como o único atleta a obter quatro medalhas de ouro consecutivas no judô paralímpico. Também é campeão mundial, título conquistado em 2006, e acumula inúmeros campeonatos brasileiros.

Edinanci Silva começou no judô aos 15 anos por recomendação médica, pois sofria de labirintite. Em 2003 ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos na República Dominicana, repetindo o feito no Rio 2007. Obteve ainda duas medalhas de bronze no Campeonato Mundial de Judô, nas edições de 1997 e 2003.

13/1, Sesc Avenida Paulista, sábado, das 15h às 16h30

14/1, Sesc 14 Bis, domingo, das 15h30 às 17h

CLÍNICA DE BASQUETE – COM ALESSANDRA OLIVEIRA (Sesc Bom Retiro)

Bate-papo e vivência esportiva com Alessandra Oliveira, uma das maiores atletas de basquete da história do Brasil. Acumula diversos títulos com a camisa da Seleção Brasileira, como o Mundial de 1994. Também disputou três Olimpíadas, conquistando medalha de prata em 1996 e Bronze em 2000. Foi campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2013 com o Sport Recife.  Com experiência em ministrar clínicas de basquete, algo que adquiriu durante 15 anos que morou no exterior e aprimorou após retornar ao Brasil, Alessandra dará dicas práticas para os participantes, além de contar como foi sua trajetória no esporte. 

13/1, sábado, das 14h às 17h30 

ANDANDO DE SKATE – COM DENIS SILVA, CAMILA BORGES E TONY ALVES (Sesc Casa Verde)

 O skatista Denis Silva é da zona leste de São Paulo da geração dos anos 2000 com participação ativa em ações sociais como a LOVE CT (projeto social localizado na Cidade Tiradentes). Faz parte do time de skatistas do projeto social Ong Social Skate, além de figurar nas competições e em diversas finais do circuito PRO Brasileiro (STU). Camila Borges circula pelos principais eventos do skateboard brasileiro, como as etapas brasileiras do STU, sendo uma das expoentes da modalidade PARK. Camila tem estilo único e chama a atenção por sua técnica em cima do skate. O paraskatista Tony Alves tem 22 anos e é natural de Santos, sendo um dos principais representantes do paraskate de São Paulo. Com MC Beto Mendes e DJ Negrethia.

13 e 14/1, sábado e domingo, das 15h às 17h 

APRESENTAÇÃO DE ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS – COM RENATO SANTANA E ALEX SOUZA (Sesc Florêncio de Abreu)

Desenvolvido especialmente para pessoas com deficiência locomotora, a Esgrima em Cadeira de Rodas está presente nos Jogos Paralímpicos desde a primeira edição, em 1960. Alex Sandro Souza é campeão individual nas duas armas, florete e sabre. Conquistou os títulos de Campeão Panamericano, Campeão Brasileiro, Campeão Paulista e Campeão da Copa Brasil em esgrima em cadeira de rodas.  Renato Santana, atleta da Esgrima Paralímpico, foi 3° lugar Espada na Segunda Copa Brasil 2023, 3° lugar Campeonato Paulista Espada e Florete 2023, 3° lugar Espada na Primeira Copa Brasil 2023, 3° lugar Campeonato Brasileiro por Equipes Espada e Florete 2022. 

13/1, sábado, das 11h30 às 13h 

JUDÔ COM LUAN “POLACO” PIMENTEL (Sesc Pinheiros)

Bate-papo e atividade prática de judô com o atleta paralímpico Luan “polaco” Pimentel. Faixa preta de Judô e Jiu-jitsu, Polaco é atleta Paralímpico que também disputa competições do convencional. Seus principais títulos no judô paralímpico são de Campeão do Jogos Parapan de Lima 2019 e 3° lugar no mundial por equipes em 2019.

 13/1, sábado, das 15h30 às 17h30

NAS ARQUIBANCADAS DE PARIS 2024 – ENCONTRO DE GINÁSTICAS – COM JADE BARBOSA E FLÁVIA SARAIVA (Sesc Belenzinho)

Com o conjunto SERC São Caetano do Sul.  Com o objetivo de oferecer ao público a tríade espetáculo, conhecimento e vivência, serão realizadas apresentações, bate-papos e vivências de algumas das modalidades ginásticas mais difundidas em nosso país: ginástica rítmica, aeróbica e artística. 

Flávia Saraiva é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica artística. Participou dos Jogos Pan-Americanos de 2015 representando o Brasil. Em sua primeira apresentação nos jogos, na trave, classificou-se em primeiro lugar. 

13/1, sábado, das 16h às 19h 

Jade Barbosa é integrante da Seleção Brasileira Permanente de Ginástica Artística Feminina e fez parte da equipe nacional que conquistou a inédita oitava colocação nos Jogos Olímpicos de 2008. Prata na competição por equipes no Mundial da Antuérpia 2023 e no Panamericano de Santiago do mesmo ano. 

14/1, domingo, das 14h30 às 17h30 

CONHECENDO OS 4 ESTILOS – COM THIAGO PEREIRA (Sesc Guarulhos)

A atividade tem como objetivo apresentar os 4 estilos da natação olímpica. Serão 5 encontros e, para a abertura, haverá a participação do atleta medalhista olímpico Thiago Pereira, para contar um pouco da sua história e apresentar o nado crawl, costas, borboleta e peito, além da modalidade medley, prova da natação que engloba esses 4 estilos. Todas as atividades serão acompanhadas por Danilo Zoppi, técnico especialista em natação e de alto rendimento.

13/1, sábado, das 9h30 às 11h 

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE TÊNIS – COM FERNANDO MELIGENI E PAULA GONÇALVES (Ginásio Nelson Bonfim, Caieiras – Sesc Osasco)

Fernando Meligeni, o Fininho, ganhou fama vencendo tenistas consagrados como Pete Sampras, David Nalbandian, Carlos Moyà e Andy Roddick. Durante sua carreira, chegou a ser nº 25 do ranking da ATP, e conquistou três títulos de nível ATP em simples e sete títulos em duplas, a maioria ao lado do seu compatriota, Gustavo Kuerten. Nascido na Argentina, Meligeni mudou-se para o Brasil ainda criança. Começou cedo no tênis, e em 1990, quando decidiu tornar-se profissional, optou pela nacionalidade brasileira, mesmo a contragosto dos pais. Paula Gonçalves, famosa por sua versatilidade e potência no jogo, destacou-se tanto em partidas individuais quanto em duplas, estabelecendo-se como uma das principais tenistas femininas do Brasil. Ambos deixaram um legado motivador para as futuras gerações, auxiliando no desenvolvimento e na valorização do tênis brasileiro no palco internacional. 

13/1, sábado, das 10h às 12h. Ginásio Nelson Bonfim – Rua Portugal, 300 – Centro – Caieiras 

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE BMX FREESTYLE – COM SÉRGIO BALU (Parque Chico Mendes – Sesc São Caetano)

O BMX Freestyle é uma modalidade que tem como característica as manobras e os saltos de bike. O show conta com a presença do atleta Sérgio Ricardo dos Santos “Balu”, campeão brasileiro de flatland e campeão Sul Americano de BMX Flat. 

13/1, sábado, das 14h às 16h 

JOGANDO COM ATLETA – TÊNIS DE MESA – COM LUCA KUMAHARA E KAIKE MEDINA (Sesc Santo Amaro)

Nesta ação o público poderá vivenciar o Tênis de mesa com dois atletas de alto nível e ainda por cima conhecer melhor a história de cada um num bate-papo descontraído.

13/1, sábado, das 15h30 às 17h 

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE BREAKING – COM MINI JAPA E NATHANA (Sesc 14 Bis)

Nessa atividade o público será apresentado à mais nova modalidade olímpica que estreará nos jogos de Paris em 2024, o Breaking Dance, ou só Breaking como será chamado nos jogos. As atletas Nathana Venacio e Mini Japa, integrantes da seleção brasileira da modalidade, farão demonstrações dos gestos técnicos, passos e acrobacias da modalidade e irão trazer questões específicas sobre as regras de disputa desse novo esporte.

13/1, sábado, das 15h30 às 17h

BATE-PAPO E VIVÊNCIA ESPORTIVA DE VÔLEI, COM VIRNA DIAS (ONG Ação Geral – Sesc Campo Limpo)

Nesse bate-papo e vivência esportiva, o público da ONG Ação Geral, no Capão Redondo, terá a oportunidade de conversar, jogar junto e aprender com umas das maiores jogadoras de voleibol nacional em todos os tempos: a medalhista olímpica e mundial, Virna Dias. Com vinte anos dedicados à seleção Brasileira, Virna é um dos principais nomes do voleibol nacional. Entre os principais títulos estão: duas medalhas de bronze nas Olimpíadas de Atlanta, em 96, e de Sydney, em 2000; uma medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 99; o tetracampeonato do Grand Prix (94/96/98/2004); e o troféu de melhor jogadora do Grand Prix por duas vezes: em 96, e em 99. Após o final de sua vitoriosa carreira, Virna tornou-se palestrante, dedicando-se a clínicas de vôlei, campanhas publicitárias e envolvimento com a modalidade. Local: ONG Ação Geral – Capão Redondo.

14/1, domingo, das 16h às 18h

JOGANDO COM O ÍDOLO: MAGIC PAULA (Sesc Pompeia)

Clínica esportiva envolvendo bate-papo e vivência prática, com a ex-jogadora Magic Paula, uma das atletas mais vitoriosas da história do basquete feminino brasileiro.

14/1, domingo, das 15h às 17h

ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS COM RENATO SANTANA (Sesc Pinheiros)

Bate-papo e atividade prática de esgrima em cadeira de rodas com o atleta Renato Santana, da Associação Paradesportiva de integração Nauru, atleta da Esgrima Paralímpico desde abril de 2022. Em 2023, conquistou o 3º lugar com Espada na primeira e segunda edições da Copa Brasil e o 3° lugar Campeonato Paulista em Espada e Florete 2023.

14/1, domingo, das 15h30 às 17h30

JOGANDO COM ATLETA – BADMINTON – COM ALINE DE OLIVEIRA CABRAL E MIKAELA ALMEIDA (Sesc Santo Amaro)

Nesta ação o público poderá vivenciar o Badminton com duas atletas de alto nível e ainda por cima conhecer melhor a história de cada uma num bate-papo descontraído. 

14/1, domingo, das 15h às 17h

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM – COM LUCAS TOBIAS (Sesc Vila Mariana)

Apresentação do atleta da Seleção e vivência com o público. O atleta Lucas Tobias, medalha de Bronze nos Jogos Panamericano de Santiago em 2023, vem se destacando no cenário esportivo brasileiro. Em maio de 2023 foi vice-campeão na categoria de Trampolim sincronizado no Campeonato Panamericano de Ginástica de Trampolim, realizado no México. Também conquistou a medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos em Assunção no ano passado. Além disso, em 2017, o ginasta foi campeão mundial em sua categoria, seguido pelo título de vice-campeão em 2018.  

14/1, domingo, das 15h às 17h 

TÊNIS – COM TELIANA PEREIRA E THOMAZ BELLUCCI (Sesc Guarulhos)

Nesta atividade, o público terá a oportunidade de conversar e jogar Tênis com Teliana Pereira e Thomaz Bellucci, num bate-papo em que serão abordadas diversas questões sobre a modalidade, incluindo o ciclo olímpico 2024.

Teliana Pereira profissionalizou-se em 2005, ganhou dois títulos de simples no circuito WTA e chegou a 43ª em 2015, também em simples. Atualmente é comentarista dos canais ESPN e do streaming Star+, além de administrar a Academia Pereira Tennis, em Campo Largo, que dispõe de estrutura para a prática de tênis e padel.  

Thomaz Bellucci é considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como um dos dez maiores tenistas brasileiros da Era Aberta. Chegou a ser 21º colocado do ranking da ATP, sendo o tenista brasileiro que atingiu o segundo mais alto ranking da história, desde que o sistema foi criado em 1973, atrás apenas de Gustavo Kuerten. Em torneios ATP, conquistou quatro títulos de simples: Gstaad (2009 e 2012), Santiago (2010) e Genebra (2015). Também possui um título de duplas – Stuttgart (2013).

14/1, domingo, das 10h às 13h 

TÊNIS DE MESA PARALÍMPICO – COM JENNYFER PARINOS E DANIELLE RAUEN (Sesc Guarulhos)

Nesta atividade, o público terá a oportunidade de conversar e jogar Tênis de Mesa com Jennyfer Parinos e Danielle Rauen, ambas atletas da Seleção Brasileira Paralímpica de Tênis de Mesa, que competem na categoria Classes 6-10 e foram bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016.  Ginásio. 120 pessoas. Grátis. Sem retirada de ingressos

14/1, domingo, das 15h30 às 17h30

JUDÔ PARALÍMPICO – COM ALANA MALDONADO (Sesc Avenida Paulista)

Aula Aberta de Judô, com a paratleta campeã dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, Alana Maldonado. Maldonado é judoca desde os 4 anos de idade, sendo a primeira brasileira campeã paralímpica de judô nas Paralimpíadas Tóquio 21 e medalha de prata nas Paralimpíadas Rio-16 e nos Jogos Para Pan-Americanos de Toronto, em 2015.É tetracampeã brasileira, bicampeã mundial, além de possuir diversos outros títulos internacionais como a medalha de ouro no Open de Judô na Alemanha em 2016.

14/1, domingo, das 12h às 13h30

JUDÔ – COM SORAIA ANDRÉ (Sesc Avenida Paulista)

Soraia André começou a praticar do Judô em 1976, em um período histórico (Ditadura Militar) em que as artes marciais eram proibidas para as mulheres no Brasil, sendo liberadas em 1979. Conseguiu iniciar os treinamentos em 1976 porque seu pai conhecia os mestres judocas e passou a integrar a equipe das esposas dos mestres. Ganhou três medalhas nos Jogos Panamericanos entre os anos de 1983 e 1991, e oito medalhas no Campeonato Panamericano de Judô entre os anos 1982 e 1990. Em 1988, estava entre as judocas que participaram da Olimpíada como demonstração e ficou em quinto lugar.

14/1, domingo, das 15h às 16h30

CLÍNICA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA – COM CHRISTAL BEZERRA (Sesc Itaquera)

Vivência de Ginástica Artística com a atleta da seleção brasileira Christal Bezerra. O público poderá participar da experiência de vivenciar uma nova modalidade esportiva com direito a dicas de uma atleta que já disputou Campeonato Brasileiro, Sul-Americano e Pan-Americano.   

14/1, domingo, das 14h às 16h 

AULA ABERTA DE JUDÔ – COM DIOGO NASCIMENTO (Sesc Avenida Paulista)

16 a 19/1, terça a sexta, das 13h30 às 14h30 e das 15h30 às 16h30

RECREAÇÃO ESPECIAL DE BASQUETE – COM SASSÁ (Sesc Pinheiros)

Clínica e recreação de basquete com a atleta da seleção brasileira de basquete 3×3 Vanessa Gonçalves (Sassá). Os jovens e adultos participantes da recreação poderão vivenciar o basquete 3×3 e 5×5 com a participação e dicas da atleta. No sábado a atividade será para o público acima de 16 anos e no domingo para jovens de 13 a 16 anos.

20 e 21/1, sábado e domingo, das 10h15 às 13h

BOXE – COM ROBSON CONCEIÇÃO (Sesc Avenida Paulista)

Robson Donato Conceição é um pugilista e campeão olímpico brasileiro da categoria peso-leve (até 60 kg). Foi um dos representantes do país nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, onde conquistou uma medalha de prata no peso leve. Ganhou medalha de ouro na categoria até 60 kg nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, sendo o primeiro do boxe brasileiro. Logo após recebeu a proposta da TopRank para se profissionalizar e iniciar a carreira no boxe profissional. Já disputou o cinturão 3 vezes e sua última tentativa, em novembro de 2023, terminou empatada, com uma nova luta a ser agendada. Seu cartel no profissional é de 17 vitórias, duas derrotas e dois “no contest”.

20/1, sábado, das 15h às 16h30

ENCONTRO DE TAEKWONDO E PARATAEKWONDO – COM NATHAN TORQUATO, DÉBORA MENEZES, SILVANA FERNANDES, CRIS NEVES (Sesc Belenzinho)

Participação de Mestre Xavier, Professor Bruno e da educadora Jéssica Machado. Encontro de Taekwondo com o objetivo de apresentar, neste ano de Jogos Olímpicos, a arte marcial para o público por meio de vivências, apresentações e bate-papos, com foco no contexto da modalidade paraolímpica, para sensibilizar a comunidade da importância da prática do esporte e da atividade física no lazer e sua permanência. 

20/1, sábado, das 16h às 19h30 

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA – PARACICLISMO – COM JADY MALAVAZZI (Sesc Carmo)

A atleta paralímpica Jady Malavazzi realizará uma corrida demonstrativa contrarrelógio durante a prova de ciclismo e paraciclismo da Volta do Carmo CRI. Jady Malavazzi é paracilista da seleção brasileira e foi medalha de prata na prova de estrada nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011 e bronze na prova contrarrelógio e na prova de estrada no Mundial de Ciclismo de Estrada 2018 em Maniago (Itália).

20/1, sábado, das 13h às 15h30 

ESGRIMA ADAPTADA: BATE-PAPO E APRESENTAÇÃO – COM MÔNICA SANTOS (Sesc Mogi das Cruzes)

A esgrima adaptada é uma das modalidades mais tradicionais, disputada desde a primeira edição dos Jogos Paralímpicos, em Roma 1960. Nesta vivência, o público será convidado a experimentar a modalidade, além de participar de um bate-papo e apresentação do esporte com a atleta Mônica Santos, bronze no florete na etapa de Eger da Copa do Mundo em 2020 e responsável pela primeira medalha de ouro paralímpica feminina em campeonatos internacionais no Regional das Américas, no Canadá, em 2015. Mônica perdeu o movimento das pernas em 2002, devido a um angioma medular que se manifestou na gravidez. Depois do parto, ficou paraplégica e começou a jogar basquete em cadeira de rodas e migrou para a esgrima em 2008. 

20/1, sábado, das 15h às 16h 

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM COM DIOGO SOARES E DANIEL BISCALCHIM (Sesc Pinheiros)

Apresentação de Ginástica de Trampolim com o atleta Diogo Soares e o treinador e árbitro Daniel Biscalchim. Diogo Soares é um dos principais atletas da modalidade no Brasil, está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris.

20/1, sábado, das 16h às 17h30

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE ATLETISMO – COM TEREZINHA GUILHERMINA (Sesc São Caetano)

20/1, sábado, das 14h às 16h 

GINÁSTICA ARTÍSTICA COM JADE BARBOSA E INSTITUTO YASHI (Sesc Pinheiros)

Jade Barbosa falará sobre sua trajetória na modalidade, além de fazer uma demonstração de acrobacias e participar de uma vivência junto com o público presente. Jade Barbosa é integrante da Seleção Brasileira Permanente de Ginástica Artística Feminina e fez parte da equipe nacional que conquistou a inédita oitava colocação nos Jogos Olímpicos de 2008. Prata na competição por equipes no Mundial da Antuérpia 2023 e no Panamericano de Santiago do mesmo ano. 

21/1, domingo, das 15h30 às 17h30

GINÁSTICA ARTÍSTICA – COM CHICO BARRETO (Sesc Vila Mariana)

Apresentação do atleta e vivência com o público.

21/1, domingo, das 15h às 17h 

AULAS ABERTAS DE JUDÔ, COM EDINANCI SILVA (Sesc Campo Limpo)

Edinanci Fernandes da Silva é bicampeã panamericana, e competiu representando nosso país nas Olímpiadas de Atlanta 96, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008, nesta última, obtendo seu melhor resultado: um honroso 5º lugar.

23 a 27/01, terça a sexta, das 14h às 17h. Sábado, das 13h30 às 16h30

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA – COM RAFAELA FREITAS (Sesc Bom Retiro)

Apresentação de patinação artística com a atleta Rafaela Freitas, primeira atleta brasileira a conquistar uma medalha nos Jogos Mundiais da modalidade.  Possui 11 medalhas de ouro em Campeonatos Sul-americanos, 40 medalhas em Campeonatos Paulistas e 36 em Campeonatos Brasileiros. Foi medalha de bronze nos Jogos Mundiais na Polônia.

25/1, quinta, das 12h30 às 13h 

SKATE PARA TODOS! – COM PARASKATERS VINI SARDI, TONY ALVES E NANDO ARAUJO (Sesc Itaquera)

Apresentação e vivência de skate com os atletas de paraskate, ViniSardi (fundador e presidente da Associação Brasileira de Paraskateboard), Nando Araújo, um dos principais representantes do paraskate na modalidade DV (deficiência visual) e Tony Alves, um dos destaques na Modalidade Paraskate-Street.

25/1, quinta, das 14h às 16h 

APRESENTAÇÃO DE BIKE TRIAL – COM DIEGO VAZ E MARCIO RODRIGUES (Sesc Santo André)

O Bike trial é um esporte individual derivado do trial de motocicleta cujo objetivo é ultrapassar obstáculos, tanto naturais quanto artificiais no menor tempo e com o menor contato físico com o solo. Diego Vaz foi campeão paulista em 1999 e 2000 e participou de programas de TV como Domingão do Faustão, Encontro com Fátima Bernardes, Legendários, Programa da Eliana e Hora do Faro, além da novela Rebeldes.

25/1, quinta, das 15h às 15h30 

AS BELEZAS DO NADO ARTÍSTICO: APRESENTAÇÃO ESPORTIVA – COM PÂMELA NOGUEIRA E FABIANO FERREIRA (Sesc Mogi das Cruzes)

Apresentação esportiva de nado artístico, com atletas da modalidade com show de luzes, som além de uma conversa com atletas sobre seus desafios e glórias. Participação de Pâmela Nogueira, profissional de educação física, ex-atleta da seleção brasileira de nado artístico e técnica e coreógrafa da equipe de nado artístico Nadoarte e Fabiano Ferreira, profissional de educação física e atleta da seleção brasileira de nado artístico e do Tijuca Tênis Clube.

26/1, sexta, das 19h às 20h 

HALTEROFILISMO PARALÍMPICO – COM ANA PAULA MARQUES E PEDRO VITAL (Sesc 24 de Maio)

Apresentação esportiva de Halterofilismo Paralímpico com a atleta Ana Paula Marques e o técnico Pedro Vital, com curiosidades e dicas sobre este esporte paralímpico. Ana Paula Marques já está no circuito para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. A atleta pratica duas modalidades, vela adaptada e halterofilismo. Na vela adaptada, foi destaque em pódios locais, nacionais e mundiais, como na Holanda, Alemanha, Estados Unidos e Espanha. Foi escolhida a melhor atleta de vela adaptada do Brasil e teve a honra de ser a condutora da tocha paralímpica dos Jogos Rio 2016. Já no halterofilismo adaptado, onde a atleta começou na modalidade para melhorar seu condicionamento físico, alcançou o topo no ranking nacional, e atualmente é Top 10 no ranking internacional.  Pedro Vital é técnico nível II e árbitro nível III, pelo Comitê Brasileiro Paralímpico, classificador nacional, pelo Comitê internacional Paralímpico (IPC), bacharel e licenciado em Educação Física pela Universidade Augusto Motta (RJ). É professor de para halterofilismo da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e técnico do centro de referência de halterofilismo do comitê paralímpico brasileiro.

27/1, sábado, das 10h às 11h30

ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS – COM ALEX SOUZA E LENILSON OLIVEIRA (Sesc Avenida Paulista)

Desenvolvido especialmente para pessoas com deficiência locomotora, a Esgrima em Cadeira de Rodas está presente nos Jogos Paralímpicos desde a primeira edição, em 1960.  Alex Sandro Souza é campeão individual nas duas armas, florete e sabre. Conquistou os títulos de Campeão Panamericano, Campeão Brasileiro, Campeão Paulista e Campeão da Copa Brasil em esgrima em cadeira de rodas. Lenilson Oliveira é atleta do Clube Atletico Paulistano e integrante da seleção brasileira de esgrima paralímpica, Campeão Brasileiro em 2013

27/1, sábado, das 15h às 16h30 

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA AO ALCANCE DE TODAS AS PESSOAS – COM ANA GARCEZ E WANDERLEI OLIVEIRA (Sesc Bom Retiro)

Treino de corrida especial e transformador com Ana Garcez, mais conhecida como “Animal”, que viveu em situação de rua e se tornou uma corredora de alto desempenho acostumada nas últimas décadas aos pódios no Brasil e no exterior, e seu treinador Wanderlei Oliveira, um dos responsáveis por sua trajetória vencedora no esporte. Ana Luiza dos Anjos Garcez tem 61 anos e é campeã paulista, brasileira, sul-americana e mundial máster dos 5.000 metros e meia-maratona. Wanderlei Oliveira, 64 anos, paulistano, iniciou no atletismo em 1965. Percorreu o equivalente a 3 voltas ao redor do Planeta Terra e correu 24 maratonas internacionais. É diretor da Federação Paulista de Atletismo, pioneiro em levar atletas para as maratonas internacionais de New York, Boston, Paris, Rotterdam, Berlim e Comrades Marathon na África do Sul. Fundou a CORPORE – Corredores Paulistas Reunidos em 1982 e o Pão de Açúcar Club em 1992 (primeiro clube empresa do Brasil). Já treinou mais de 20 mil atletas e desde 2000 é o comentarista oficial da Corrida Internacional de São Silvestre na TV Gazeta.

27/1, sábado, das 10h30 às 13h 

BATE-PAPO E APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA COM LORRANE DOS SANTOS (Sesc Campo Limpo)

O Brasil vive o auge dos resultados na Ginástica artística, resultado de um longo e sério trabalho que vêm sendo desenvolvido pela federação. A equipe brasileira feminina conta com um time de alto nível mundial que tem conquistado resultados inéditos. Uma dessas atletas é Lorrane dos Santos, que estará no Sesc Campo Limpo contando um pouco de sua trajetória e expectativas em representar o Brasil em Paris-2024. Livre.

27/1, sábado, das 16h30 às 18h30

DESAFIO DE TÊNIS DE MESA – COM MAÍRA RANZEIRO (Sesc Guarulhos)

Apresentação esportiva e vivência com a atleta Maira Ranzeiro. Atleta e escritora, começou a treinar com 11 anos e aos 15 se tornou a primeira negra campeã de tênis de mesa do Brasil. Teve a oportunidade de viajar por diversos países tais como Espanha, El Salvador, Venezuela, Chile, Áustria e Japão, onde disputou o campeonato mundial em 2004 e 2005. É bicampeã latino-americana, campeã brasileira e melhor atleta da modalidade no ano de 2017.   

27/1, sábado, das 12h30 às 14h

VOLEYBALLROOM – COM DOUGLAS SOUZA E FELIX PIMENTA (Sesc Guarulhos)

O VoleyBallroom é uma celebração da combinação da habilidade atlética com a elegância da dança. É uma atividade que promove a criatividade, a coordenação, o trabalho em equipe e a diversão. The Ballroom Scene é uma subcultura LGBTQIAPN+ underground afro-americana e latina que se originou na cidade de Nova York. A partir do final do século 20, drag queens negras e latinas organizaram seus próprios concursos em oposição ao racismo vivenciado nos circuitos estabelecidos de concursos de drag queen. 

27/1, sábado, das 15h30 às 17h30 

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE GINÁSTICA DE TRAMPOLIM – COM LUCAS TOBIAS (Parque Chico Mendes – Sesc São Caetano)

O atleta Lucas Tobias, medalha de Bronze nos Jogos Panamericano de Santiago em 2023, vem se destacando no cenário esportivo brasileiro. Em maio de 2023 foi vice-campeão na categoria de Trampolim sincronizado no Campeonato Panamericano de Ginástica de Trampolim, realizado no México. Também conquistou a medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos em Assunção no ano passado. Além disso, em 2017, o ginasta foi campeão mundial em sua categoria, seguido pelo título de vice-campeão em 2018. Parque Chico Mendes

27/1, sábado, das 14h às 16h 

ESGRIMA – COM KARINA LAKERBAI (Sesc Avenida Paulista)

Karina Lakerbai nasceu na Bielorrússia, dois anos depois do acidente nuclear de Chernobyl, numa cidade a 300 quilômetros de distância da usina. Mesmo assim, cresceu afetada pela radiação. Sofreu de osteocondromas (pequenos tumores nos ossos) e precisou se submeter a cirurgias de raspagem óssea. Mudou-se para o Brasil com a família aos 6 anos de idade, radicando-se em São Paulo. Formou-se em Sociologia pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo. Apesar de ser destra, venceu o Campeonato Sul-Americano de 2009 usando o braço esquerdo, porque meses antes havia operado o ombro direito. Venceu ainda os Jogos Sul-Americanos em Santiago no Chile em 2014.  Foi campeã brasileira de sabre por oito anos consecutivos, de 2007 a 2014. Medalha de bronze na competição em 2015, voltou a ser campeã em 2016 e 2017. Integrou a equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara. 

28/1, domingo, das 15h às 16h30 

APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA AERÓBICA – COM LUCAS SANTIAGO E TAMIRES REBECA (Sesc Belenzinho)

Lucas Santiago e Tamires Rebeca têm um currículo extenso na modalidade com inúmeras participações, muitos títulos e conquistas na carreira tanto no âmbito individual como em duplas. Nas competições em duplas foram campeões da Copa do Mundo da Bulgária, 7 vezes campeões brasileiros, 6 vezes sul-americanos, 4 vezes pan-americanos, além de 3° lugar na Copa do Mundo em Portugal.

28/1, domingo, das 15h30 às 17h30 

CLÍNICA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA – COM JADE BARBOSA E CHRISTAL BEZERRA (Sesc Itaquera)

Vivência de Ginástica Artística com Jade Barbosa e Christal Bezerra, duas atletas da seleção brasileira. O público terá a oportunidade de vivenciar e assistir à apresentação de duas atletas campeãs da Ginástica Artística: Jade Barbosa, a ginasta mais experiente do país na atualidade e Christal Bezerra, que já disputou Sul-Americano e Pan-Americano. 

28/1, domingo, das 14h às 16h 

JUDÔ – COM SUELEN ALTHEMAN (Sesc Florêncio de Abreu)

Suelen Altheman, atleta olímpica de judô, iniciou a prática aos 10 anos de idade. Além da graduação 5º Dan na modalidade é também bacharel em Educação Física. Seus principais títulos são: Prata nos Mundiais de judô 2013 e 2014, Bronze no Mundial 2021, Bronze jogos Pan americanos 2011 a 2015. Participou das Olimpíadas Rio 2016 e foi 5ª colocada nas Olimpíadas de Londres 2012. 

29/1 a 2/2, segunda, quarta e sexta, das 11h às 14h 

TAEKOWONDO – COM DIOGO SILVA (Sesc Florêncio de Abreu)

Diogo Silva é um atleta olímpico de Taekwondo. Participou de centenas de campeonatos nacionais e internacionais ao longo da sua carreira. Pratica a arte marcial desde a infância e aos 16 anos ingressou na seleção brasileira de Taekwondo. Foi semifinalista nas edições das Olimpiadas de Atenas 2004 e Londres 2012. Em sua jornada esportiva, percorreu 37 países, conquistando a primeira medalha de ouro do Pan do Brasil, em 2007. Atualmente Diogo se dedica à gestão esportiva e é implicado nas causas de combate ao Racismo no Esporte. Graduado em Educação Física, por meio da educação compartilha sua experiência e ensina a modalidade para crianças, adolescentes e apaixonados em geral pela arte marcial. 

30 e 1/2, terça e quinta, das 11h às 14h

A CONQUISTA DE ESPAÇO FEMININO NO MOVIMENTO OLÍMPICO COM JOANNA MARANHÃO E PAULA KORSAKAS (Sesc Pinheiros)

Bate-papo abordando os Jogos Olímpicos desde a sua criação por Pierre de Coubertin, que trazia uma visão machista e patriarcal da época, que se refletia na participação limitada de mulheres nos jogos. Ao longo do tempo a participação das mulheres aumentou, mas será que se pode dizer que já está em pé de igualdade com a dos homens? Joanna Maranhão é a recordista brasileira e sul americana nas provas de medley, borboleta e fundo e 5ª colocada nos Jogos de Atenas em 2004. Paula Korsakas atua como consultora em Esporte e Desenvolvimento Humano para organizações públicas e privadas nas áreas de pesquisa, gestão e estruturação de programas de Esporte e Educação Física, desenvolvimento de atletas em longo prazo e formação de treinadores/as e professores/as.

31/1, quarta, das 20h às 21h30

TREINO ABERTO DE BASQUETE 3X3 – COM CRISTAL ROCHA (Sesc Pompeia)

Série de treinos abertos conduzidos pela treinadora Cristal Rocha, embaixadora do Basquete 3×3 no Brasil, nos quais serão desenvolvidos aspectos táticos individuais e coletivos sobre a modalidade, bem como regras e vivência de jogo. Cristal Rocha é treinadora de basquete, graduada em educação física, especialista em desenvolver e aprimorar as habilidades de jovens atletas do basquete 5×5 e 3×3, criando sua própria metodologia. Especialista em esporte de alto rendimento pela Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico do Brasil, certificação internacional da I’m Possible Training (USA), certificação PGC Basketball (USA) e Embaixadora do Basquete 3×3 no Brasil.

31/1 a 16/2, quartas e sextas, das 20h às 21h30. Exceto dia 14/2

Atividades nas Unidades do Sesc

FESTIVAL: SKATE E BREAKING – URBANOS E OLÍMPICOS (Sesc Itaquera)

Com os grupos de danças urbanas Street Sisters e Quebras, DJ Miria Alves e Coletivo LOVE CT. O Skate e o Breaking estarão presentes nas Olímpiadas de Paris 2024, sendo dois esportes que possuem uma longa trajetória antes de se tornarem modalidades olímpicas. O festival celebra a cultura existente nas raízes do Skate e do Breaking, modalidades que misturam esporte, expressão artística, corporal e identificação com o território.  Comandando a energia e o som estarão a Dj Miria Alves e DJs do projeto TPM – Todas Podem Mixar. Representando o breaking haverá uma ocupação com os grupos Street Sister e Quebras, enquanto nas pistas o Projeto Love CT traz toda a força do Skate. Gi-Soul, artista-docente da cidade de São Paulo, co-idealizadora do projeto “Break na Entrega” e Celo Martins, skatista e fundador do Coletivo Love CT, serão os grandes Mestres de Cerimônia. 

6/1, sábado, das 10h às 17h 

BREAKING E SKATE: CULTURA, TERRITÓRIO E OLIMPÍADAS (Sesc Itaquera)

Com Bispo SB e Fábio Castilho. Uma conversa sobre a cultura própria que envolve o Skate e o Breaking, a relação direta que elas possuem com o território e a importância de contar uma trajetória marcada pela resistência contra preconceitos sociais e culturais. Bispo SB é diretor-técnico do Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD) e tem uma história dentro da Cultura Hip Hop que começa em 1987, com a maior parte dessa caminhada com a Street Breakers Crew. É arte educador na sede do CEDECA Sapopemba, onde está há 21 anos à frente de ações culturais e sociais.  Fábio Castilho é consultor técnico desportivo da Confederação Brasileira de Skate, skatista e morador da Zona Leste de São Paulo. Foi atleta do primeiro time de Skate do Clube Corinthians. 

6/1, sábado, das 15h às 16h30 

COLETIVOS EM AÇÃO: SKATE QUEER, NEGRITUDE E PCD (Sesc Mogi das Cruzes)

Apresentação esportiva que destaca o conceito do Skate para Todas as pessoas, que trazem em seus discursos e identidades as potências e a verdadeira cultura do skate, que marginalizado por muito tempo, agora visibiliza seus praticantes, legitimando sua participação, sem qualquer discriminação. 

6/1, sábado, das 15h às 16h 

ARCO E FLEXA COM VENTOSAS (Sesc Ipiranga)

Vivência que propõe a experimentação do arco e flecha com ponta ventosa para atingir um alvo com variações de pontuação. É uma atividade convidativa para todos os públicos e que desenvolve a coordenação motora e a precisão. Com a empresa Abajur

Dia 6/1, sábado, das 13h às 17h

JOGOS INDÍGENAS COM ARCO E FLEXA (Sesc Ipiranga)

A vivência contempla jogos e brincadeiras de povos originários brasileiros, muitos dos quais influenciaram na criação dos esportes de marca presentes no universo esportivo e que, posteriormente, se tornaram competição olímpica, como o tiro com arco. Com Thiery Maciel.

6 e 7/1, sábado e domingo, das 12h às 15h

BREAKING COM NAS BATALHAS (Sesc Pinheiros)

Com objetivo de expandir o fomento da cultura Hip Hop, sobretudo das Street Dances, “Nas Batalhas” propõe a realização deste evento em versão especial com dois enfoques: Batalhas de Breaking 2 x 2 livre e 2 x 2 para mulheres plurais. Nos intervalos das batalhas ocorrem as cyphers (dança livre em roda), com o grupo Lords of Krump e Bruninho Blackspin, onde o público é convidado a dançar junto. Com MC´s Félix Pimenta e Zaila, DJ´s Jab Cut e Mazatik, Júris Casper Blackspin, Negão Mos, Lu Afro Break e Jess Nascimentto.

6/1, sábado, das 13h às 18h

AULA ABERTA DE BOXE (Sesc Avenida Paulista)

Aula Aberta de Boxe Com Boxe Autônomo. O Boxe Autônomo atua desde 2015 em ocupações e espaços públicos, entendendo o esporte como direito social e como uma plataforma de cultivo de valores como o antirracismo, antifascismo e o combate a todas as formas de discriminação. Partindo da experiência do esporte popular, o grupo oferece treinos de boxe na Casa do Povo com a proposta de uma academia livre e voltada ao bairro do Bom Retiro.

9 a 12/1, terça a sexta, das 11h às 12h, das 13h30 às 14h30 e das 17h às 18h. Exceto dia 25/1

AULAS ABERTAS DE FLAG FOOTBALL, COM PROFESSORAS E ATLETAS DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL AMERICANO (Sesc Campo Limpo)

Nesta proposta, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), a modalidade que integrará as Olimpíadas de Los Angeles 2028 será apresentada meio de vivência, desafios e minijogos, com o objetivo de levar ao público interessado mais conhecimentos sobre este esporte, além da oportunidade de vivenciar ou aprimorar suas técnicas.

06 a 09/02, terça a sexta, das 16h às 19h. Sábados e domingos das 16h30 às 18h30. Quadra de Areia

BOXE – COM BOXE VILA ANGLO E DJ PENSANUVEM (Sesc Avenida Paulista)

Atividade que ensina técnicas de boxe, incluindo socos, esquivas e movimentos de defesa, visando melhorar o condicionamento cardiovascular, força, coordenação e defesa pessoal, proporcionando um treinamento físico completo e desafiador. Boxe Vila Anglo – Academia Popular de Boxe é uma nova forma de pensar e praticar o boxe além do esporte, atuando em praças e ocupações da cidade com o boxe como mecanismo de inclusão e reflexão. Garimpeira-feiticeira, a DJ paulistana Pensanuvem discoteca desde 2009 e é a criadora, produtora e DJ residente de algumas festas em São Paulo.

9 a 12/1, terça a sexta, das 16h às 17h

17 e 19/1, quarta e sexta, das 11h às 12h

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE VÔLEI SENTADO (Sesc Osasco)

Com atletas da ADD – Associação Desportiva para Deficientes, instituição sem fins lucrativos que, dentro de sua filosofia de trabalho, desenvolve projetos que facilitam o processo de integração e inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. 

13/1, sábado, das 15h às 17h. Centro Esportivo Municipal Jorge Wrede

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS (Sesc Bom Retiro)

A equipe de basquete ADD/Magic Hands fará uma apresentação do jogo em cadeira de rodas e na sequência uma vivência com o público. A ADD/Magic Hands é heptacampeã brasileira, tetra-campeã paulista e primeira colocada no rankinq nacional. Seus integrantes estão entre os melhores atletas do basquete em cadeira de rodas do Brasil, com 3 representando o Brasil nas Paralímpiadas Rio 2016.  Além disso, o treinamento da ADD visa preparar atletas para reforçar a seleção brasileira e uma equipe técnica especializada garante as melhores condições para o atleta desempenhar sua função. Esses atendimentos individuais e/ou grupais têm como intuito orientar e aconselhar a realização e concretização de um planejamento estratégico do futuro profissional que consequentemente beneficiará a vida pessoal de cada um deles. 

14/1, domingo, das 14h às 17h30 

BATE-PAPO: LUTA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL – O ESPORTE COMO FERRAMENTA E CULTURA (Sesc Avenida Paulista)

Com Gaston Marin, Guilherme Miranda, Eliana Aguero, Bruno Szerman, Gabriela Minc e Rebeca Lima.

Roda de Conversa sobre o documentário LCDB (La Cultura del Barrio), clube antifa localizado em Buenos Aires (ARG), onde o esporte e a música são as principais ferramentas na luta contra os estigmas e a descriminação.

17/1, quarta, das 18h às 21h

CIRCUITO SESC DE CORRIDAS (Sesc Itaquera)

Etapa Unidade Itaquera. A prova será realizada no dia 20/01/2024, sábado, com a concentração e largada às 7h na Praça de Eventos do Sesc Itaquera. O número de participantes está previsto para 1200 inscritos (300 vagas para caminhada com percurso de 3,8 km e 900 vagas para a corrida com percurso de 7,5 km). Inscrições a partir do dia 5/1 no portal do Sesc.

20/1, sábado, das 7h às 9h 

AULAS ABERTAS E VIVÊNCIAS PARADESPORTIVAS DE GOALBALL, COM PROFESSORAS DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE DESPORTOS PARA CEGOS (Sesc Campo Limpo)

O Goalball é um esporte paralímpico baseado nas percepções tátil e auditiva. Praticado por pessoas que possuem deficiência visual, o jogo conta com equipes formadas por três jogadores cada, que têm por objetivo arremessar uma bola com guizo no gol do adversário. Nestas aulas abertas e vivências, o público será convidado e desafiado a usar uma venda nos olhos e participar de uma partida. Tudo com as dicas e orientações de professoras da Federação Paulista de Desportos para Cegos.

20 e 21/01. Sábado e domingo. 10h às 12h e das 13h às 18h.

APRESENTAÇÕES PARADESPORTIVAS DE GOALBALL FEMININO, COM ATLETAS DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE DESPORTOS PARA CEGOS. (Sesc Campo Limpo)

20 e 21/01. Sábado e domingo das 15h às 18h

BASQUETE CADEIRA DE RODAS (Sesc Pompeia)

Jogo exibição da Equipe ADD de basquetebol em cadeiras de rodas, com integração com público, rodas de bate papo/conversa com atletas e equipe.

20 e 21/1, sábado e domingo, das 14h às 16h

LUTAS SOCIAIS E MARCIAIS – CONTRACOLONIALIZANDO: RAÇA, GÊNERO E AUTODEFESA (Sesc Avenida Paulista)

Com Stefania Aroeira, Klaujah Muniz, Bárbar X e Aline Yuri Hasegawa.

23/1, terça, das 19h às 20h30

BAILE BLACK – COM NELSON TRIUNFO E CONVIDADOS (Sesc Pompeia)

O Baile Black traz a apresentação de dança representando os 4 elementos do Hip Hop, em diálogo com outras vertentes da música brasileiras, como o coco, a embolada e o maracatu, misturadas com a black music. Para comandar esse baile, Nelson Triunfo, uma das principais figuras do Hip Hop no Brasil. O público poderá dançar diversos estilos e coreografias que passam por toda a evolução do Hip Hop, desde os festivos tempos do Soul Funk até os dias atuais, com B.boy, Popping, loking, House e Waacking. Pernambucano, Nelson Triunfo nunca imaginaria que sairia de uma cidade como Triunfo, no Sertão de Pernambuco para ficar conhecido no Brasil como o precursor dos ideais da Cultura Hip Hop, tornando-se uma das maiores referências da cultura da Dança de Rua. 

25/1, quinta, das 15h às 17h 

BREAKING: DA CULTURA HIP-HOP PARA OS JOGOS OLÍMPICOS – COM NELSON TRIUNFO E DIOGO SILVA (Sesc Pinheiros) 

Nélson Triunfo e Diogo Silva falarão um pouco da história do breaking no Brasil e no mundo como movimento cultural e seu desenvolvimento até a inclusão como modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris. Depois da conversa Nelson Triunfo apresentará um pouco da dança e todos serão convidados a participarem juntos. Pernambucano, Nelson Triunfo nunca imaginaria que sairia de uma cidade como Triunfo, no Sertão de Pernambuco para ficar conhecido no Brasil como o precursor dos ideais da Cultura Hip Hop, tornando-se uma das maiores referências da cultura da Dança de Rua. 

27/1, sábado, das 15h30 às 17h30

BREAKING: BATE PAPO SOBRE A MODALIDADE COM TIME BRASIL (Sesc Mogi das Cruzes)

O Breaking é uma das modalidades que farão a sua estreia na edição de 2024 na França, porém sua origem ocorreu na década de 70, com afro-americanos e latinos, em uma dança de rua que mistura arte e esporte, advinda da cultura periférica. Como tem sido o processo de inclusão do breaking pela primeira vez como esporte olímpico? Essa é uma das questões que permearão o debate com B-boys e B-girls referências na cena, que poderão representar o país nas Olimpíadas de Paris em 2024. Antes da roda de conversa, o público poderá conferir as habilidades do time em uma apresentação exclusiva de Samuka e Perninha, referências internacionais no Breaking, tendo sido campões em diversas competições. Enquanto o primeiro teve a perna direita amputada, o segundo nasceu com má formação congênita, sem o fêmur esquerdo. Ainda assim, a dupla faz coreografias espetaculares, com direito a saltos mortais, além de competir contra pessoas sem deficiência, sem distinção de categorias ou níveis, algo que só é possível fora do ambiente olímpico. 

28/1, domingo, das 14h às 15h

ESPORTE, RITMO E POESIA: BREAKING COMO ESPORTE OLÍMPICO COM BISPO SB (Sesc 24 de Maio)

Esporte, Ritmo e Poesia é um conjunto de programações que celebra o breaking enquanto esporte olímpico, e que convida todas as pessoas para festivais esportivos, intercâmbios de práticas, ensaios, bate-papos e vivências. O Breakdance, também conhecido como breaking, é um estilo de dança urbana, parte da cultura do hip hop criada por afro-americanos na década de 1970 na cidade de Nova Iorque (Estados Unidos). Essa manifestação popular, que posteriormente passou a ser praticado de forma recreativa, também se tornou uma prática competitiva pelo mundo, tornando-se uma modalidade olímpica que estreará nos próximos Jogos de Paris 2024. Neste encontro, será realizado um bate-papo sobre o Breaking estar presente como esporte nas Olimpíadas, com Bispo SB, além de uma apresentação esportiva e vivências com o público. Bispo SB é diretor-técnico do Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD) e tem uma história dentro da Cultura Hip Hop que começa em 1987, com a maior parte dessa caminhada com a Street Breakers Crew. É arte educador na sede do CEDECA Sapopemba, onde está há 21 anos à frente de ações culturais e sociais.  Fábio Castilho é consultor técnico desportivo da Confederação Brasileira de Skate, skatista e morador da Zona leste de São Paulo. Foi atleta do primeiro time de Skate do Clube Corinthians. 

28/1, domingo, das 15h às 16h45 

8ª MARATONA DE ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO (Sesc Consolação)

O evento tem como objetivo mobilizar educadores e instituições que atuam com esporte, atividade física, mobilidade ativa e o movimento humano em geral. Compartilhar práticas pedagógicas, gerando novas aprendizagens. O evento faz parte da agenda da Rede Esporte pela Mudança Social – REMS, coorganizado pelos seus associados, CEPEUSP/Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte, Instituto Família Barrichello, Fundação Gol de Letra e Sesc SP.

30/1, terça, das 10h às 19h30, 31/1, quarta, das 10h às 19h e 1/2, quinta, das 10h às 14h

OLIMPIZAÇÃO DE SUBCULTURAS URBANAS (Centro de Pesquisa e Formação)

A olimpização de modalidades esportivas se encontra hoje em uma nova fase, em que subculturas esportivas urbanas como skate, surfe, breaking, escalada, parkour e capoeira tornam-se os alvos da vez, dentro de um itinerário de aproximação do COI à juventude. Mas, como isto impacta as estruturas simbólicas e identidades destas culturas corporais? Este e o outros questionamentos serão abordados de forma crítica por Neilton de Sousa Ferreira Júnior, Doutor e Mestre em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da USP e professor adjunto do curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa.   

30/1 a 8/2, terças e quintas, das 15h30 às 18h

Atividades Espaços Públicos/Externos e Estações do Metrô

PASSEIO CICLÍSTICO (Sesc Santo Amaro)

Passeio ciclístico em comemoração ao aniversário de Santo Amaro, com o intuito de estimular a mobilidade urbana baseada na bicicleta como meio de transporte, além do lazer da prática de atividade física pelas ruas do bairro. O coletivo Señoritas Courier irá desenvolver e guiar um percurso ciclístico pela região de Santo Amaro, oferecendo apoio e manutenção a longo do percurso.  A concentração do público terá início às 9h em frente à Unidade , iniciando com a equipe de apoio verificando calibragem dos pneus e estado geral das bicicletas dos participantes, fazendo ajustes simples como altura de selim, bem como breve conversa com apresentação e dicas de segurança no trânsito. A partida do grupo está prevista para 9h30, e também está prevista uma pausa para hidratação, lanche e descanso antes do retorno a unidade. O percurso terá cerca de 10km e termina em frente a unidade do Sesc Santo Amaro, com duração máxima de 3h. A atividade requer que os participantes utilizem suas próprias bicicletas. Inscrições presenciais de 2 a 10 de janeiro, na Sala de Ginástica Multifuncional. Vagas limitadas.

14/1, domingo, das 8h às 12h 

PEDAL DAS 3 PREFEITURAS (Sesc Santo André)

Passeio de aproximadamente 40 km, passando pelas prefeituras municipais de Santo André, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo. Indicado para pessoas que já andam de bicicleta na rua. É necessário trazer capacete, luvas, garrafa d’água, luzes dianteira e traseira e disposição. 

21/1, domingo, das 7h às 12h

ENDURO A PÉ (Sesc Carmo)

Comemorando os 470 anos da cidade de São Paulo, será realizado o tradicional Enduro a Pé. Neste ano, dialogando com a temática do Sesc Verão, haverá estações com tarefas relacionadas ao ciclismo e skate a serem realizadas em cada uma delas. Vence o percurso a equipe que tiver mais regularidade nas tarefas. O Enduro a Pé, ou Trekking de Regularidade, é uma atividade com percurso pré-determinado em que os participantes devem seguir uma planilha de orientação. Durante a prova, percorrem postos de controle colocados em pontos estratégicos para a avaliação do desempenho da dupla ou do grupo. O percurso será realizado no Centro de São Paulo. Inscrições antecipadas para 40 equipes de até 4 pessoas cada. 

25/1, quinta, das 8h às 13h

Sesc Verão 2024

De 06 de janeiro a 18 de fevereiro 

Programação completa no portal www.sescsp.org.br/sescverao 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 711

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *