Jornada do Patrimônio 2020 destaca histórias da São Paulo Negra

Com o objetivo de valorizar a memória da cidade e estimular o acesso da população ao patrimônio cultural, a Jornada do Patrimônio 2020 começa hoje e vai até domingo (6). Com o tema “Nossa cidade, nossas memórias”, a iniciativa tem o intuito de jogar luz sobre as experiências cotidianas das pessoas na capital, evidenciando pensamentos e particularidades de indivíduos comuns em seus diversos territórios, dos diversos lugares de fala e suas relações com as transformações na maior cidade da América Latina. São cerca de 1100 atividades, online e presenciais. As histórias e monumentos de pessoas negras são o destaque da edição.

Inspirada na Journées Européennes du Patrimoine, evento anual que une os 50 estados da Convenção Cultural Europeia, a Jornada do Patrimônio promove a abertura de imóveis históricos tombados à visitação pública, com programação de visitas mediadas, palestras e oficinas, além da realização de roteiros de memória temáticos. Neste ano, por conta da pandemia do Covid-19, acontecem também atrações online, e as atividades presenciais seguem todos os protocolos de higiene e distanciamento social estabelecidos pela Vigilância Sanitária.

Entre os destaques, está o Café com História. Com direção de Georgette Fadel, o projeto promove cinco encontros com atores interpretando personagens históricos da cidade, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo. Entre eles: Mário de Andrade (Rodrigo Mercadante), Mãe Sylvia de Oxalá (Thais Dias). Todos os “cafezinhos” acontecem no dia 5 (sábado), em diversos pontos da cidade.

Também no dia 5, às 11h, acontece a inauguração oficial da estátua de Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas (1721-1811), na Praça Clóvis Beviláqua (Centro). Entregue no Dia da Consciência Negra, o monumento homenageia o arquiteto negro, que chegou a ser escravizado, e foi responsável pelo Chafariz da Misericórdia, na rua Direita, demolido em 1866. A solenidade conta com a presença do grupo afro-afirmativo Ilú Inã e do cantor-compositor Aloysio Letra. Às 17h, a Biblioteca Mário de Andrade promove um bate-papo com os artistas criadores Lumumba e Francine Moura, com participação especial de Abílio Ferreira e Rita Teles e abertura com o curador e coordenador geral da Jornada do Patrimônio, Higor Advenssude.

Para contestar as homenagens aos bandeirantes espalhadas pela cidade e ressignificá-las, o projeto “Monumento pra quem?”, do Coletivo Coletores, do artista indígena Denilson Baniwa e da artista visual Kelly Carvalho, propõe uma performance com projeção mapeada na estátua de mais de 10 metros de altura do Monumento a Borba Gato. A intervenção acontece dia 5.

Em diversos pontos da cidade, acontece a Ocupação Nossas Memórias. Ao todo, obras de 10 fotógrafos paulistanos, de diversos lugares de fala, serão espalhadas em diversos pontos da cidade, como relógios, pontos de ônibus, estações de metrô e terminais. Já as visitas aos imóveis tombados acontecem de maneira virtual. Cada um dos imóveis inscritos e cadastrados para participação na Jornada disponibilizou um vídeo simulando uma visita guiada pelo imóvel, contando particularidades históricas e detalhes sobre a construção e arquitetura do local. Além disso, a Jornada conta também com uma série de palestras online.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

O Guia Negro fará a palestra “Memória e racismo urbano – o apagamento e a necessidade de valorização da história da população negra de São Paulo”, neste sábado, às 16h. A conversa será pelo Instagram: www.instagram.com/guianegro

OCUPAÇÃO NOSSAS MEMÓRIAS

Projeto símbolo da Jornada do Patrimônio 2020, a Ocupação Nossas Memórias apresenta a memória da cidade pela perspectiva do indivíduo que vive, trabalha, constrói a sua identidade e se desenvolve na cidade de São Paulo. São retratos de pessoas de todos os lugares e territórios da cidade, acompanhados por frases que simbolizam suas memórias na cidade. Ao todo, 10 fotógrafos paulistanos, de diversos lugares de fala e representativos de variados grupos sociais, compõem a mostra.

SERVIÇO:

Ocupação Nossas Memórias

Dia: 01 a 07/12/2020

Locais: Estações de metrô, terminais de ônibus, relógios, pontos de ônibus

O GRANDE CORTEJO DA MEMÓRIA PAULISTANA (DOCUMENTÁRIO)

Sessão especial de lançamento do documentário “o Grande Cortejo da Memória Paulistana”, registro do espetáculo inédito criado para a Jornada do Patrimônio 2019. Na sequência, ocorre um bate-papo online com Pascoal da Conceição, Georgette Fadel, entre outros convidados. O documentário será disponibilizado gratuitamente na plataforma da Spcine Play.

SERVIÇO:

Prémière do documentário “O Grande Cortejo da Memória Paulistana”

Exibição + debate (Online):

Dia: 04/12/2020

Horário: 19h

Local: Biblioteca Mário de Andrade (Transmissão ao vivo no youtube.com/smcsaopaulo)

Classificação livre

CAFÉ COM HISTÓRIA

Com direção de Georgette Fadel, “Café com História” promove cinco encontros com atores interpretando personagens históricos da cidade, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo e um encontro de diferentes gerações de paulistanos. São eles: Mário de Andrade (Rodrigo Mercadante), Lina Bo Bardi ( Vera Lamy), Anita Malfatti (Cris Rocha), Mãe Sylvia de Oxalá (Thais Dias) e Piolin (Fabio Resende). Todos os “cafezinhos” acontecem no dia 5 (sábado), em diversos pontos da cidade.

SERVIÇO:

Café com Mãe Sylvia de Oxalá – Praça Antônio Prado

Café com Anita Mafatti – em frente ao Theatro Municipal

Café com Mário de Andrade – em frente à Biblioteca Mário de Andrade

Café com Piolin – Largo do Paiçandú

Café com Lina Bo Bardi – vão livre do Masp

Dia: 05/12/2020

Horário: a partir das 10h

Classificação livre

TEBAS IMORTAL

Entregue no Dia da Consciência Negra, o Monumento a Joaquim Pinto de Oliveira, instalado na Praça Clóvis Beviláqua (Centro), homenageia o arquiteto negro Tebas (1721-1811), que chegou a ser escravizado, e foi responsável pelo Chafariz da Misericórdia, na rua Direita, demolido em 1866. A solenidade conta com a presença do grupo afro-afirmativo Ilú Inã e do cantor-compositor Aloysio Letra. No mesmo dia, acontece um bate-papo online com os artistas criadores Lumumba e Francine Moura, com participação especial de Abílio Ferreira e Rita Teles.

SERVIÇO:

Inauguração do Monumento com o Bloco afirmativo Ilú Inã, Aloysio Letra, Abílio Ferreira e convidados

Dia: 05/12/2020

Horário: 11h

Local: Praça Clóvis Bevilacqua

Classificação livre

Bate-papo

Dia: 05/12/2020

Horário: 17h

Local: Sala Tula Pilar – BMA

Classificação livre

O espaço comportará até 50 pessoas, por ordem de chegada.

Obrigatório o uso de máscara.

Será respeitado o distanciamento social.

TEBAS-REMEMÓRIA

Tebas-rememória é um projeto de vídeo projeção mapeada, video mapping, que parte da trajetória de Joaquim Pinto de Oliveira, popularmente conhecido como Tebas, em diálogo com a memória da cidade de São Paulo. As projeções acontecem em dois pontos do centro histórico da cidade: Igreja do Carmo (Sé) e Igreja de São Gonçalo (Praça João Mendes).

SERVIÇO:

Tebas – Rememória

Dia: 05/12/2020

Horário: 19h às 22h

Local: Igreja do Carmo (Sé)

Classificação livre

Dia: 06/12/2020

Horário: 19h às 22h

Local: Igreja de São Gonçalo (Praça João Mendes)

Classificação livre

CHAFARIZ DO TEBAS

No Largo da Misericórdia, será instalado uma réplica do Chafariz da Misericórdia, que reconstrói o que foi um dos feitos mais importantes de Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas. Em diversos momentos, Flávio Rodrigues, interpretando o arquiteto, trará fragmentos da história de um dos arquitetos mais importantes da história de São Paulo, e que só foi reconhecido como tal 200 anos após sua morte.

SERVIÇO:

Chafariz do Tebas

Dias: 05 e 06/12/2020

Horário: a partir das 10h

Local: Largo da Misericórdia

MONUMENTO PRA QUEM?

Para contestar as homenagens aos bandeirantes espalhadas pela cidade e ressignificá-las, o projeto “Monumento pra quem?”, do Coletivo Coletores, do artista indígena Denilson Baniwa e da artista visual Kelly Carvalho, propõe uma performance com projeção mapeada na estátua de mais de 10 metros de altura do Monumento a Borba Gato.

SERVIÇO:

Monumento pra quem?

Dia: 05/12/2020

Horário: 19h às 22h

Local: Monumento a Borba Gato – Santo Amaro

Classificação livre

FIOS DE MEMÓRIA

Cobrindo com tramas de flores mais de 30 monumentos históricos, o projeto Fios de Memória busca valorizar e dar destaque para os monumentos históricos já normalizados nas vias públicas. O movimento de bombardeio de fios (yarn bombing) transforma narrativas urbanas por meio de técnicas manuais têxteis, como o crochê, bordado e tricô, e renova o olhar dos passantes para elementos da cidade que, na rotina dos dias, passam, por muitas vezes, despercebidos.

SERVIÇO:

Fios de Memória

Dias: 05 e 06/12/2020

Local: 30 monumentos espalhados pela cidade (consulte a lista completa no site da Jornada do Patrimônio: jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br)

DEIXE-ME DESENHAR SUA HISTÓRIA

A Cia Arte Negus desenvolveu essa intervenção, que evidencia as narrativas dos transeuntes de espaços diversos. São quatro pontos espalhados pela cidade, nos quais o encontro com os artistas da Companhia gera um desenho que simboliza uma memória de cada um na cidade de São Paulo.

SERVIÇO:

Deixe-me Desenhar Sua História

Dia: 05/12/20/20

Horário e locais:

Dia: 06/12/2020

Horário: 10h

Local: Avenida Paulista (na altura da Casa das Rosas)

SOBRE TRILHOS

O projeto tem como função instigar o olhar do paulistano sobre o território urbano no qual habita, através da disponibilização de informações de forma visual, escultórica e didática. A intenção é disponibilizar as ferramentas para que as pessoas possam analisar e entender o espaço ao seu redor.

SERVIÇO:

Sobre Trilhos

Dias: 05 a 20/12/2020

Local: Viaduto do Chá

SAMBA ROCK LIVE

Gê de Lima convida Jairo Pereira e Lu Bayo para embalar o público com samba rock nas redes da Casa de Cultura do Butantã. Além do show, uma campanha com vídeos e fotos será compartilhada nas redes sociais, falando desta manifestação e ensinando os passos básicos da dança.

SERVIÇO:

Samba Rock Live

Dia: 06/12/2020

Horário: 17h

Local: Casa de Cultura do Butantã (Transmissão ao vivo no facebook.com/ccbutanta)

O espaço comportará até 50 pessoas, por ordem de chegada.

Obrigatório o uso de máscara.

Será respeitado o distanciamento social.

PATRIMÔNIO VIVO

As paredes dos prédios históricos da cidade vão ganhar vida com performances de Bodypaint, despertando um novo olhar sobre os Patrimônios da cidade. O projeto Patrimônio Vivo traz performers, músicos e artistas plásticos em uma proposta de despertar o olhar dos paulistanos para as fachadas, para as marcas feitas pelo tempo e para os detalhes dos patrimônios materiais da cidade, como o Theatro Municipal e o Edifício Martinelli.

SERVIÇO:

Patrimônio Vivo

Dia: 05/12/2020

Horários e locais:

10h – Fachada do Theatro Municipal – Live e show de músicos de rua

12h – Intervenção no monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo (Pátio do Colégio)

14h – Intervenção – Martinelli

16h – Intervenção – Largo do Café

18h – Intervenção – Ladeira da Memória

PERCEBA SP

Com objetivo de jogar luz e dar maior visibilidade aos monumentos e obras artísticas que compõem o patrimônio cultural da Cidade de São Paulo, a Jornada do Patrimônio propõe uma grande exposição espalhada por todos os territórios da capital paulista, com totens identificando os diversos monumentos e obras artísticas.

SERVIÇO:

Perceba SP

Dias: 05 e 06/12/2020

Local: 60 monumentos espalhados pela cidade (consulte a lista completa no site da Jornada do Patrimônio: jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br)

(RE) PAISAGENS

A instalação (re)paisagens convida o público a repensar a paisagem urbana de forma lúdica e interativa. Em um painel de acrílico transparente e com canetas coloridas, cada pessoa poderá desenhar, interferir e reimaginar paisagens emblemáticas da cidade de São Paulo de forma lúdica. Os painéis serão distribuídos por 10 pontos com paisagens urbanas emblemáticas para estimular sua criatividade.

SERVIÇO:

(re)paisagens

Dias: 05 e 06/12/2020

Horário: das 10h às 17h

Locais:

1 – Avenida Paulista – Altura Conjunto Nacional

2 – Avenida Paulista – Vão livre do Masp

3 – Praça do Pôr do Sol – Pinheiros

4 – Viaduto do Chá

5 – Rua Itamotinga, 100 – Paraisópolis

6 – Casa de cultura da Brasilândia (área externa)

7 – Largo Treze de Maio (Santo Amaro)

8 – Rua Dapoli, 174 – Guarapiranga (CDC Bandeirantes)

9 – Parque Linear Cantinho do Céu

10 – Viaduto Cidade de Osaka (Rua Galvão Bueno)

IMÓVEIS HISTÓRICOS ONLINE

Uma das principais ações da Jornada do Patrimônio são as visitas a imóveis históricos tombados na cidade de São Paulo. Neste ano, as visitas acontecem de maneira virtual. Cada um dos imóveis inscritos e cadastrados para participação na Jornada disponibilizou um vídeo simulando uma visita guiada pelo imóvel, contando particularidades históricas e detalhes sobre a construção e arquitetura do local. Os imóveis participantes estarão sinalizados com um totem contendo uma foto, uma sinopse e um QR code de acesso à rede social onde estará disponibilizado o vídeo.

SERVIÇO:

Imóveis Históricos Online

Dias: 05 e 06/12/2020

Local: Site da Jornada do Patrimônio (jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br)

OFICINAS E PALESTRAS ONLINE

As Oficinas e Palestras da Jornada do Patrimônio têm por objetivo promover uma experiência e vivência do público para com as diversas camadas que compõem o patrimônio cultural da Cidade de São Paulo. Nesta edição, as atividades serão realizadas no formato online, diretamente das redes sociais dos pesquisadores, artistas, mestres e agentes culturais. Serão cerca de 160 atividades contemplando diversos temas ligados à memória e à construção social, cultural e urbana da capital paulista.

SERVIÇO:

Oficinas e Palestras Online

Dias: 05 e 06/12/2020

Saiba mais visitando o site da Jornada do Patrimônio (jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br)

ROTEIROS DE MEMÓRIA

Os passeios culturais pela cidade de São Paulo revelam histórias, memórias e camadas veladas da metrópole. Os roteiros de memória são as atividades mais importantes da Jornada do Patrimônio, pois proporcionam uma experiência única do público conhecer e se reconhecer na cidade. Para essa edição, serão cerca de 180 ações que buscam revelar particularidades históricas e aspectos contemporâneos na capital paulista, em passeios conduzidos por diversos agentes culturais.

Os destaques desta edição ficam por conta dos roteiros especiais de valorização dos lugares de memória, sinalizados pelas placas do inventário Memória Paulistana, lançado na edição 2019 da Jornada, e para os roteiros especiais que destacam os estabelecimentos gastronômicos do Selo de Valor Cultural, outro instrumento de salvaguarda lançado em 2016 pelo Departamento do Patrimônio Histórico.

SERVIÇO:

Roteiros de Memória

Dias: 05 e 06/12/2020

Saiba mais no site da Jornada do Patrimônio (jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br)

GASTRONOMIA

Neste ano, a Jornada do Patrimônio promove cinco roteiros gastronômicos, que percorrem as casas reconhecidas com o “Selo de Valor Cultural”, instrumento de valorização do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). Acompanhados por um guia, os roteiros trazem informações e curiosidades sobre as histórias e os cardápios dos pontos historicamente mais saborosos do centro de São Paulo.

SERVIÇO:

ROTEIRO 1 – SABORES DE TODOS OS CANTOS

Roteiro: Bar Guanabara, Mercearia La Romana, Padaria Santa Tereza e outros

Guia: Risiane Santos

Dia: 05/12/2020

Horário: 10h

Ponto de Encontro: Largo de São Bento (em frente ao Mosteiro de São Bento)

ROTEIRO 2 – CONHECENDO SABORES PREMIADOS

Roteiro: Ponto Chic, Rei do Filet e outros

Guia: Eliza Tominaga

Dia: 05/12/2020

Horário: 13h

Ponto de Encontro: Escadarias do Teatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/nº

ROTEIRO 3 – EMPÓRIOS FAMOSOS COM PITADAS HISTÓRICAS

Roteiro: Empório Chiappetta, Empório Syrio

Guia: Genebaldo Ferreira

Dia: 05/12/2020

Horário: 9h

Ponto de Encontro: Largo de São Bento (em frente ao Mosteiro de São Bento)

ROTEIRO 4 – PADARIAS – UMA TRADIÇÃO PAULISTANA

Roteiro: Padaria Basilicata, Padaria São Domingos, Panificadora 14 de Julho

Guia: Viviane Dias

Dia: 06/12/2020

Horário: 9h

Ponto de Encontro: Câmara Municipal – Viaduto Jacareí, 100

ROTEIRO 5 – SABORES DA VILA BUARQUE

Roteiro: Carlino, Placa de Memória Veridiana e outros

Guia: Shirley Damy

Dia: 06/12/2020

Horário: 11h
Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 670

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *