Guilherme Soares Dias
O Guia Negro preparou uma lista com séries de protagonistas negros, dirigidos por pessoas negras e/ou com a temática racial para você aproveitar bem o período de home office imposto pelo coronavírus. A “histeria” do título fica por conta da repercussão da lista de livros que publicamos e só, ok?! Acompanhar séries nesse momento ajuda a aliviar a tensão e ansiedade causada pela pandemia, ter uma rotina também de entretenimento, rir ou pensar em outros assuntos.
Confira:
1 – Atlanta
“No território de Atlanta, tudo é permitido. Criada, escrita e estrelada pelo multiartista Donald Glover, a produção reúne o que há de mais inovador e subversivo no catálogo da Netflix hoje”, como bem define o site Netflista.
2 – Sintonia
Doni, Nando e Rita cresceram juntos na mesma favela, influenciados pelo fascínio do funk, do tráfico de drogas e da igreja. Cada um deles transforma suas experiências de infância em caminhos muito divergentes, até perceberem que precisam um do outro. Série do Netflix, dirigida pelo Kondzilla.
3 – Olhos que Condenam
“A minissérie sobre os cinco adolescentes negros condenados por um estupro que não cometeram é daquelas difíceis de ver. Mas é um tapa na cara necessário e merecido. Ainda mais porque sabemos que a produção foi inspirada em uma história real”, ressalta o Netflista.
4 – Guia Negro Entrevista
Série de entrevistas com personalidades negras das mais diferentes áreas, falando sobre suas trajetórias, carreira, negritude e dando dicas de lugares que todas as pessoas devem visitar. Apresentada por Guilherme Soares Dias (eu mesmo, risos) e realizada pela Terra Preta Produções, é uma produção independente que teve as duas primeiras temporadas exibidas pela Carta Capital e a terceira vai ao ar no Catraca Livre (com novos programas toda quinta-feira, a partir das 15h). (afinal, se eu não indicar minha própria série, quem vai, né?! ; P )
5 – Cara Gente Branca
Uma das melhores séries sobre racismo dos últimos tempos, desenha vários conceitos sobre a questão e os transforma em entretenimento com toques de ironia. Retrata um ambiente universitário com várias situações de embate racial e coloca o dedo na ferida. Disponível no Netflix.
6 – Românticas, a série
Românticas é uma série brasileira protagonizada e produzida, majoritariamente, por mulheres negras. A trama percorre as vivências da vida adulta das cinco amigas, Alice (Priscila Maria), Graziela (Stela Vieira), Lola (Fernanda Martiniano), Nicole (Mariá Guedes) e Adriana (Geovana Oliveira) a única protagonista branca, trazendo perspectivas das muitas formas de se apaixonar. Disponível no Youtube.
7 – Living Single
Seis amigos se encontram em um apartamento em Nova York e conversam sobre tudo, de problemas no emprego a vida amorosa. Uma delas é a anfitriã, que mora com uma patricinha. Elas recebem um vizinho mulherengo e uma colega avoada. Essa descrição lembra Friends (1994-2004), mas na verdade é a premissa de Living Single (1993-1998), comédia protagonizada apenas por atores negros que teria inspirado Friends, uma das séries norte-americanas mais famosas. Em Living Single, Queen Latifah interpreta Khadijah James, editora e dona da revista Flavor Magazine. (é possível assistir a série online em sites especializados, pesquisar por Living Single+assistir online)
8 – Eu, a patroa e as crianças
Clássico do início da década continua atual e divertida. Mostra o amoroso pai de família Michael Kyle, Janet e seus três filhos. O pai sonha com uma família à moda antiga, mas, na prática, vive uma realidade bem diferente. Sua mulher não é uma dona de casa exemplar, mas uma trabalhadora em ascensão; seu filho adolescente é fã dos grandes astros do rap; sua filha de 15 anos, além de não demonstrar recato, faz de tudo para impressionar os garotos; e a caçula, que não tem nada de dócil e obediente, é contestadora e esperta o suficiente para superar a argumentação do pai na maioria das vezes. A série pode ser vista no Youtube.
9 – Mr. Brau
Mr. Brau é um cantor popular casado com Michele, empresária, coreógrafa e esposa controladora. Ele é emoção, ela é razão. Os dois vivem brigando, porém, um não vive sem o outro. Juntos, servem de inspiração para muitos casais. A série foi ao ar na TV Globo de 2015 a 2018 e está disponível na Globoplay.
10 – Todo mundo odeia o Chris
Outro clássico dos anos 2000, a comédia narra as desventuras do adolescente Chris nos anos 80 no bairro do Brooklyn. Ele é rodeado por familiares excêntricos, incluindo seu pai Julius, sua mãe Rochelle, sua irmã mimada Tonya e seu irmão Drew que é bastante popular. Além da TV Record, a série está disponível na Globoplay.
COLABORE AGORA PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR PRODUZINDO CONTEÚDO INDEPENDENTE E DE QUALIDADE.