Muzenza elege rainha em último ensaio antes do carnaval com participações especiais

O bloco afro Muzenza elegeu sua rainha do carnaval nesta quinta-feira (13), no Baile Afro Muzenza, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, em Salvador. A muzembela 2020 é a professora de dança Paula Martinho, 34 anos, do bairro de Cajazeiras. O bloco de reggae fundado em 1981, ano em que Bob Marley morreu, fez também seu último ensaio antes do carnaval e contou com participações de Afro Jhow, Conga Groove e Tonho Matéria.

Em 2019, o Muzenza foi o primeiro bloco afro a eleger uma cadeirante ao posto de musa do carnaval. A comunicóloga Josy Brasil, 34 anos, entregou neste ano o posto para a nova rainha. “Mostrei que somos capazes e temos que ocupar os espaços. Muitas pessoas se viram representadas”, afirma. No concurso de 2020, o Guia Negro foi convidado a fazer parte do júri. Além da beleza, os jurados levaram em conta a simpatia, a elegância, a apresentação no palco, a fantasia e a dança. “É maravilhoso representar a mulher negra nesse momento em que o racismo parece cada vez mais aflorado. A gente resiste sempre. Carregar esse manto é muito importante, represento a rainha, mas também a população negra”, afirma Paula, a muzembela 2020.

A banda Muzenza agitou o público com sucessos como “Suingue da Cor”, “Com Muzenza eu vou”, “Brilho de beleza”, entre outras. Entre os convidados estiveram o rapper Afro Jhow, que está lançando o novo projeto intitulado Afro Beats Brasil e traz uma mistura de ritmos afro contemporâneos, com uma linguagem própria da sonoridade nativa do hip hop baiano. Já Conga Groove é uma banda de Candeias que tocou arrocha afrofuturista. O cantor Tonho Matéria, por sua vez, foi vocalista do Araketu e Olodum e desde 2018 faz carreira solo. No carnaval de 2020, o Muzenza desfila sábado (22) pelo circuito Campo Grande e segunda-feira (24) pelo circuito Barra-Ondina, além de fazer uma participação no trio do Afropunk. O Baile Afro Muzenza teve apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 670

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *