A segunda edição do Prêmio Potências ocorreu ontem (16/11), em São Paulo, como celebração da cultura negra, enaltecendo as personalidades pretas que se destacaram no último ano. Um júri selecionado premiou, ao todo, artistas, projetos e profissionais do mercado em 23 categorias. O evento realizado pela Mynd,agência de marketing de influência e entretenimento, foi apresentado por porta-vozes da negritude brasileira, como Preta Gil, Yuri Marçal, Lidi Lisboa e João Luiz Pedrosa, além de homenagear os cantores Gilberto Gil, que completou 80 anos de vida em junho, e Elza Soares, falecida em janeiro.
Passaram pelo Black Carpet nomes como Lázaro Ramos, Thelminha, Tia Má, Pathy Dejesus, Jessi Alves, Manoel Soares, Thiago Oliveira, Pepita, Aline Borges, Preto Zezé, Bielo, Lumena Aleluia, Edder Jr, entre outros. O line-up do evento foi composto por Negra Li, Babu Santana, Os Prettos e Luccas Carlos, Urias, Lukinhas, Kynnie, além de participações especiais. A transmissão foi feita em TV aberta, pela Rede TV, e na internet, exclusivamente no TikTok.
Entre os vencedores de cada categoria estão: Mc Cabelinho com ‘Né Segredo’ como Videoclipe do Ano; Thiago Pantaleão no Experimente; L7nnon, Bianca e Biel do Furdunço com ‘Aí preto’ como Música do Ano; Ludmilla como Artista do Ano; Silvanny Sivuca como Instrumentista do Ano; ‘Numanice’ como Rolê do Ano; Samantha Almeida como Mulherão da Porr@; Silvio Almeida como Brabx do Ano; Yuri Marçal como Caneta do Ano com ‘Especial Ledo Engano’; Seu Jorge como Ator do Ano pelo filme ‘Medida Provisória’; Aline Borges como Atriz do Ano pela novela ‘Pantanal’; Ramana Borba como TikToker do Ano; Boca de 09 como Revelação Digital do Ano; Wakanda Gossip como Página Mais Quente do Ano; Rayssa Leal como Atleta do Ano; Manoel Soares, do Encontro, como Jornalista do Ano; Paulo Vieira como Humorista do Ano; Dona Carmem Virginia como Black Chef de Cozinha; ‘Dia dos Pais’ com Natura Homem e Mano Brown pela agência Spark como Campanha do Ano; Mano a Mano como Podcast do Ano; Erika Hilton como Personalidade do Ano; Felipe Silva, da agência Gana, como Profissional da Porr@; e Luana Xavier e Glória Maria com o Trófeu Potências.
No palco, o discurso de Tia Má, que apresentou uma das categorias, comoveu por enaltecer a importância de pessoas negras vivas, celebrando suas potências. Já Erika Hilton, que se elegeu deputada federal pelo PSOL de São Paulo neste ano, lembrou que o futuro do Brasil é preto, LGBTQIAP+ e que as mudanças já estão em curso. Na plateia, influenciadores, personalidades e empresários celebraram a potência e o poder do povo preto. Uma noite para sonhar com um futuro mais diverso.