Se viajar pela África é o seu sonho, Rebecca Aletheia, compartilha 10 dicas imperdíveis para viajar pela África Austral, que irão dar-lhe razões de sobra para te inspirar a realizar de uma forma que nem imagina.
Em primeiro lugar, antes todas as dicas preciso dizer quais são os países que fazem parte da África Austral. São eles: África do Sul, Angola, Botsuana, ESwatini/Suazilândia, Lesoto, Madagáscar, Maláui, Moçambique, Namíbia, Zâmbia e Zimbabué.
1 — Visto
Brasileiros são dispensados de visto para entrar na África do Sul, Botsuana, Reino de ESwatini/Suazilândia e Namíbia, em todos podemos ficar até 90 dias.
Em relação aos demais países é possível tirar o visto na entrada do país, ou seja, nos aeroportos e fronteiras terrestres.
2 — Viajar por 2/3 países na mesma viagem
Ao mesmo tempo, uma dica ouro, é possível viajar mais de 2 países da África Austral na mesma viagem. Não vou estender-me nos roteiros, mas deixo aqui uma leve ideia do que poderá fazer. São eles:
África do Sul, Moçambique, Reino de Eswatini
Uma viagem por Joanesburgo, Kruger Park, Maputo, Mebabane e Lombaba; é um roteiro possível e magnífico. Vivenciar as diferenças e similaridades perceptíveis pelas roupas tradicionais e línguas locais entre esses países traz a possibilidade de ver a migração dos povos zulu.
Essa viagem é possível via agências de turismo assim como de forma independente de ônibus, autocarro ou vans.
África do Sul e Namíbia
Um roteiro bastante realizado nos últimos anos feito de carro, saindo de Cape Town, sendo possível visitar boa parte da Namíbia, ou seja, uma viagem pelo deserto africano regado de muita cultura e um país não muito explorado pelos turistas. É possível encontrar agências de viagem que fazem esse passeio.
África do Sul e Lesoto
Joanesburgo, Pretoria e Lesoto — Um roteiro pouco realizado pelos viajantes, mas é possível ir para Lesoto e uma rota comum de carro feita pelos sul africanos.
Zimbabué, Botsuana e Zâmbia
Na região das Cataratas Vitórias é possível visitar os três países, pois são muito próximos, Zâmbia e Zimbabué dá para cruzar a fronteira caminhando, contemplando e sentindo toda a atmosfera da Victória Falls.
3 — Clima de inverno é possível
Engana-se quem pensa que na África só existe calor extremo, vou dizer-te que é possível passar frio por esses países, ou seja, é possível encontrar neve em Lesoto devido a sua altitude, nos meses de maio a agosto tem mínima de -1 °C e máxima de 15 °C.
Nesta mesma época a temperatura não é diferente nos países ao redor, Zimbabué mínimo 8ºC e máxima de 22 ºC; ESwatini/Suazilândia o clima é entre 6 °C a 23ºC ; África do Sul de 2ºC a 26 °C.
4 — Festivais de música
Todos os países da África Austral contam com festivais musicais incríveis e muito bem organizados com infraestrutura de primeiro mundo, ocorrem em épocas diferentes e há uma movimentação enorme para estar presente e poder ouvir excelentes artistas. Deixo aqui alguns links do website desses festivais.
Bush Fire
O maior festival de música da África ocorre todos os anos em ESwatini, de onde vem pessoas do mundo inteiro para apreciar e poder vivenciar a tradição do festival, vale muito a pena esse festival! https://www.bush-fire.com/
Azgo
Festival de arte e cultura com um forte enfoque em artistas de Moçambique e de todo o continente africano. Surpeendeu-me do começo ao fim, ou seja, se programe para ir neste festival! https://www.azgofestival.com/
Deixo aqui um relato e um vídeo que pude produzir este ano no festival.
https://rebeccaaletheia.wixsite.com/rebecca/post/azgo-let-s-go-na-mafalala-2019
Maletsuanyane Braai
Acontece em Lesoto, próximo às cachoeiras Maletsunyane, sim, na catarata que foi certificada pelo Guiness como o maior rappel de gota única, operado comercialmente pelo mundo. https://www.maletsunyanebraaifest.co.ls/
Lake of Stars
Este festival ocorre no Malawi ao redor do lago Malawi, e não há melhor combinação para uma só festa entre música, lago e cultura africana. https://lakeofstars.org/
5 — É possível viajar sozinha
Tomar a decisão de viajar sozinha é sempre uma grande e corajosa decisão. E uma das primeiras perguntas ao escolher o local é, este local é seguro para viajar sozinha? Para realizar essa viagem a “sós”, vou dizer-lhe que essa palavra a sós não existe, porque o espírito de coletividade e ajuda mútua é vivo em África. Porém, cuidado e cautela cabem em todos os lugares.
Bem como, deixo aqui um relato do meu mochilão viajando sozinha por 6 países da África Austral.
6 — Língua oficial Português ou Inglês
Países como Angola e Moçambique tem o português como língua oficial, ou seja, o que facilita muito aos não falantes de inglês.
Os demais países da África Austral é o inglês. Assim como, em muitas cidades irão encontrar o idioma de cada província, região, vilarejos. Porém a língua predominante é o inglês ou o português dependendo do país (Angola e Moçambique).
7 — Imersão cultural
De antemão, a imersão na cultura africana é algo que acontece naturalmente! Assim como, imergir na riqueza cultural gastronómica, danças, músicas, pinturas, cerimonias e rituais são momentos que precisam e devem ser vividos.
Cada país tem a sua própria cultura e arte, vale ressaltar a importância do respeito, assim como pedir licença para participar, assistir, filmar, fotografar.
Muitos ritos têm muito significado aos ancestrais, espíritos e para as comunidades. Conhecer a história do berço da humanidade, assim como, compreender o processo de imigração, escravização dos povos africanos é poder está disposto a trocar e aprender lições para a vida que talvez nunca foram contadas na escola.
8 — África é rica
A África além de riqueza cultura, de pessoas afetuosas, do espírito mútuo, da coletividade e, obviamente, das riquezas naturais. É possível encontrar um país rico em desenvolvimento em muitas áreas.
As capitais são muito desenvolvidas assim como as Províncias/Estados possuem poder possibilitando autonomia nas suas fontes de renda e desenvolvimento local.
É possível encontrar pessoas com ótimas condições de vida. Um exemplo prático que gosto de compartilhar é que a África do Sul, por exemplo, em algumas cidades são possíveis encontrar Uber, assim como Moçambique tem app de táxi.
Os países têm buscado acompanhar o desenvolvimento mundial.
9 — Previna-se contra a Malária
Em primeiro lugar, é importante lembrar que a malária é endémica na maioria desses países! Então, já anote, repelente nunca é D+, é aquele amigo para todas as horas e, obviamente, procure repelentes específicos para viagens.
Outra dica importante é beber a água tônica com quinina. Nada mais é que um alcaloide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas, há estudos e relatos que a ingestão de uma lata diária previne malária, sendo assim, não custa acreditar.
Outra dica importante, caso a sua viagem seja maior 30 dias, há quem arrisque o uso da profilaxia antimalária. Mas lembre-se é importante sempre conversar com o seu médico sobre essa opção.
Ao mesmo tempo, se contrair malária é o seu maior medo para não viajar à África, vou dizer-lhe que temos a dengue no Brasil, que também mata se não tratada em imediato assim como a malária. Muitos desses países têm sistema de saúde excelente e com profissionais muito bem qualificados, como ocorre em África do Sul e Angola.
10 — Beleza Natural
África e os seus encantos! Quando viajamos queremos lugares paradisíacos e lindos, certo? E, se possível, na sua maior diversidade que são montanhas, praias, lagos, savana, cachoeiras, cataratas e deserto.
Há atividades para todos os gostos assim como a junção destes no mesmo local. Fazer a combinação de beleza natural com os esportes radicais são muito comuns assim como o maior Bungee Jump de ponte do mundo na ponte Bloukrans. A Victoria Falls, maior catarata e atração turística da África Austral.
O tal Safari e passeios marítimos
O safari sempre está entre as atividades mais famosas pelos seus belos animais da selva. Existe a possibilidade de ser feitos na maioria dos países citados, mas destaco 3 são eles: o Kruguer Park (África do Sul), Chope Nacional Park e/ou Okavango Delta, (Botsuana) Gorongosa (Moçambique) são alguns dos lugares desfrutar na África Austral.
Assim como, tem-se a possibilidade de ver pinguins, focas, tubarões e as baleias que no mês de julho encantam os mares do sul ao norte da costa do oceano índico. Indico um mergulho na praia do Tofo em Moçambique é de tirar o folego.
Espero que essas dicas tenham sido importante para que possa realizar o seu sonho de viajar pela África e neste caso a Austral ou, simplesmente, entrar na sua lista dos sonhos.
Por fim, te convido a acompanhar os destaques sobre esses países no meu Instagram Rebecca Aletheia.
LEIA MAIS:
Livro traz cartas de uma viajante negra ao redor do mundo
Viagem: primeiros socorros por meio de frutas, ervas e plantas medicinais