Guilherme Soares Dias
A lista de pessoas negras que viajam pelo mundo do Guia Negro já se transformou num clássico. A primeira foi em 2018 quando tínhamos poucos, mas já qualificados irmãos e irmãs desbravando o mundo. Em 2019 muitos outros perfis se juntaram e a lista ficou mais encorpada. Neste 2020, fica até difícil escolher apenas 20 viajantes para inspirar viagens. Mas a gente adora um desafio e conhecer novas caras pretas em lindas paisagens.
Aqueles que estiveram nas listas dos anos anteriores não se repetem aqui. Nosso critério não é influenciadores famosos, nem pessoas com milhões de seguidores, mas sim gente preta que viaja. Confira os 20 viajantes para inspirar nossas viagens em 2020:
Uma agência de turismo online afrocentrada com pacotes individuais e em grupos nacionais e internacionais que leva os clientes para lugares que trazem forte história ancestral sobre a população negra. É chefiada por Beatriz Santos e publica pacotes também no site.
2 – Negros Viajam
Perfil dedicado aos afrontosos viajantes, com proposta de empoderamento negro e fortalecimento do afroturismo. Eles incentivam que seja usada a #NegrosViajam para outros viajantes negros aparecerem na página administrada pela assistente social Febe Pereira.
3 – Travelmaker Kai
Jornalista de viagens, blogueira, Kai Travelmaker (como assina) tem um pé no Reino Unido, outro em Gana e sempre se conectando com lugares da diáspora negra como Bahia e Colômbia. Faz relatos super interessantes no instagram e no blog.
“É uma plataforma colaborativa que celebra e dá visibilidade às conquistas das mulheres negras espalhadas pelo mundo”. O conteúdo é produzido pela jornalista Kenya Sade e traz perfis de várias mulheres negras por diversos países.
Viajar para (r)existir é o lema do perfil da turismóloga Gabriela Araujo, que já passou por dez países. “Por mais negros em movimento e pela democratização da viagem”, pede ela, que além do Instagram escreve no blog Negra em Movimento.
6 – Afrobuenaventura
Ache sua magia por imersão e experiências na América Latina Negra, convida o norte-americano Ronnell Perry, que fica baseado em Washington. Além das lindas fotos que publica no Instagram (dele e das paisagens), Ronn escreve também para o site em que produz guias de lugares de cultura e história negra da parte sul do continente americano.
Relatos, dicas de viagens, um espaço de troca e empoderamento. “Tire seu preconceito do caminho porque eu quero viajar”, pede o professor de História e Arte Tiago Dias, que administra a página enquanto viaja pelo mundo.
Cidadãos do mundo, baseados em Barra Bonita (SP), Juliano Moura e Luana Rocha saem com sua Nikon D800, Go Pro e Iphone registrando viagens para o Instagram e para o blog Eles já passaram por 14 países e produzem registros lindos.
9 – Destino afro
A agência fundada por Carina Santos, que também é proprietária da Black Travelers, faz um grupo de viagem por ano para países da África e diáspora. Em 2020, a viagem será para Colômbia e em 2021 para Moçambique.
10 – Viagem de preta
O perfil da empresária Kau Moreira traz diversas fotos de viagens pelo Brasil. Baseada em Florianópolis, ela dá dicas de hospedagem (adora ficar em hostel), de passeios e de rolês baratos pelos destinos em que passa.
11 – AfrorioTravel
A beleza negra do Rio de Janeiro e do Brasil, pelas pessoas, cultura e natureza. O perfil construído pela jornalista norte-americana Kiratiana Freelon, baseada no Rio, também funciona como uma agência que recepciona afroamercianos no Brasil.
12 – Momento Cicloturismo
Traz fotos de viagem de bicicleta pelo litoral do Brasil durante as férias. “A vida é feliz para quem sabe viver” é o lema do perfil do educador físico Luiz Dantas, que também produz um canal no Youtube e um blog.
13 – Thelma Lavagnoli
A jornalista de viagens Thelma Lavagnoli é uma mulher negra, body positive, LGBT, geek e produz o @podcastdathelma. Ela posta fotos das viagens que faz a trabalho e traz algo de realidade para os destinos que faz: poderia ser eu, você ou ela. E também publica os relatos no blog.
14 – Preto Viajante
O perfil de Leandro Gonçalves, baseado no Rio de Janeiro, formado em Gestão de Recursos Humanos, guia de turismo, ex-tripulante de Navios de Cruzeiro e apaixonado por viagens traz dicas e relatos de viagens, que também são registrados em seu blog.
15 – Joyoyo
João Citounadin, publicitário de Guadalupe, ilha francesa no Caribe, publica registros de diferentes lugares do Brasil e do mundo. “Perdido no Brasil, apaixonado por viagens”, diz ele. Pode não ser o perfil mais bombado do IG, mas é bastante inspirador e tem fotos lindas.
Com o objetivo de empoderar viajantes negros, o perfil produzido nos Estados Unidos traz fotos incríveis de pessoas negras viajando pelo mundo. Eles organizam viagens pelo mundo e trazem os relatos no site
17 – Sou mais carioca
A agência criada pela blogueira Gabriela Palma e pela empreendedora Aparecida Jeronymo pretende levar pessoas para conhecer o Rio de Janeiro, com roteiros divertidos e diferenciados sejam eles culturais ou naturais (trilhas) que agregam pessoas brancas e negras. Uma das mais interessantes é a da Pequena África, que é destaque entre as experiências do Airbnb. Há mais informações no site.
18 – Viagem Preta
Viagem, aventura, life style de um casal baseado no Rio de Janeiro que adora viajar e postar fotos lindas por diversos destinos. O perfil é mantido por Jacy July, hairstylist, empreendedora e viajante, e Lucas Torres, jurista em formação, antirracista e ativista social. Ou seja, lindos, viajantes e conscientes racialmente. Queremos seguir e ser amigos agora ou imediatamente?
O perfil é mantido por Sue Amaral, que trabalha como au pair nos Estados Unidos, “uma mulher que veio da Zona Leste (de São Paulo) para virar dona do mundo” e viaja por aí deixando seus registros no instagram e no Youtube. Ela conta experiências reais e posta fotos lindas de seu intercâmbio na gringa. Vale acompanhar.
20 – Bastante sotaque
Um dos principais blogs sobre a África do Sul no Brasil é mantido pelo jornalista Pedro Leonardo. Baseado no Rio de Janeiro, ele já morou no país de Mandela e posta dicas sinceras desde 2011. Além do Instagram, as dicas são postados no podcast, no Youtube e no blog.
Aproveite e siga o Guia Negro no Instagram, no Facebook e no Youtube! ; D
Você conhece alguém que deveria estar nessa lista? Nos indique! Afinal, em 2021 vamos reunir mais viajantes negros que todo mundo deve conhecer.
LEIA MAIS:
Que post incrível Guilherme. Coloquei para seguir todos no insta! Obrigada pelo trabalho incrível e por nos ajudar a tirar a lente branca dos nossos olhos.
Obrigado! <3
Show. Adorei participar desta edição. Conheci o site a pouco tempo e fico muito feliz em contribuir com meu histórico em tão pouco tempo. Parabéns pelo trabalho Guilherme!
Obrigado, seu trabalho é incrível. Continue!