24 viajantes negros e negras que estarão no I Congresso O Mundo é Nosso

A partir do dia 20 de novembro o I Congresso Nacional de Viajantes Pretos “O mundo é nosso” ocorre em formato virtual e vai apresentar perfis diversos, diferentes perspectivas e narrativas dos mais variados tipos de viajantes pretos e pretas. O Congresso surge como uma resposta, para a baixa presença de palestrantes pretos e pretas em congressos de viagens e vai reunir 24 viajantes pretos e pretas de diferentes regiões do país.

O Guia Negro apresenta quem são esses viajantes:

1 – Dayanne Bernardo

Natural de Salvador, administradora e mercadóloga, atua como social media e trabalha com marketing digital. Ama viajar e é apaixonada por café. Em seu instagram, inspira com fotos de lugares paradisíacos trazendo a sensação da reconexão com a natureza.

2 – Fábio Mukanya

É natural do Rio de Janeiro, músico e criador de instrumentos africanos em terras diaspóricas. Idealizador do projeto itinerante AfrikaSonora, viaja o Brasil e o Mundo confeccionando e apresentando instrumentos de origem africanas que não são reconhecidos. Multi artista, também é escritor, autor do livro infantil “Olelê- uma antiga cantiga da África” e comanda o programa infantil “Brincandobantu” Utiliza seu instagram para compartilhar um pouco das suas viagens

3- Rebecca Alethéia

Idealizadora do Projeto Bitonga Travel, rede de mulheres pretas viajantes, é digital influencer, escritora de blog de viagens (Bitonga Travel e Worldpackers), roteirista e assessora de viagens. Por meio do instagram da Bitonga Travel, Rebeca lidera uma revolução ao promover diversas narrativas de diferentes mulheres pretas viajando.

4 – Manoela Ramos

É natural de Cabo Frio, comunicadora social e viajante por natureza. Percorreu durante três anos o Brasil para conhecer todos os estados. Em seu primeiro ano na estrada, publicou de forma independente o livro Confissões de viajante (sem grana), já no seu segundo ano de estrada, o livro  “Em busca do Norte”. Em seu Instagram inspira pessoas a conhecerem o Brasil a partir de uma perspectiva afetuosa em conexão com os moradores do local. É uma das idealizadoras do Congresso o Mundo é Nosso

5 – Nícolas Guerra

É do Rio de janeiro, carioca da gema, formado em Ciências Náuticas pela Escola de Marinha Mercante, mas atualmente trabalha remotamente com mídias sociais e como professor de francês online. Começou a viajar em 2016, quando fez um mochilão de volta ao mundo por um ano, passando pela Europa, Ásia e África, depois morou um ano em Paris trabalhando como recepcionista de hotel. De volta ao Brasil começou a investir no seu instagram @mochilek, onde ele “viaja, faz palhaçada e fala sério, não necessariamente nessa ordem” como diz sua descrição na rede social. Nícolas costuma dizer que foi viajando que ele se reconectou com a sua negritude. Ele gosta de tocar na tecla da falta de representatividade preta no meio de viagem, o que o fez ser chamado para ser co-organizador do congresso O Mundo é Nosso.

6 – Guilherme Soares Dias

É jornalista, empreendedor e viajante. Editor do site Guia Negro e sócio da Black Bird Viagem, plataforma de turismo e representatividade. Autor do livro “Dias pela Estrada” e criador da “Caminhada São Paulo Negra”. Utiliza as redes sociais para compartilhar roteiros de viagens afrocentradas, trazer discussões e reflexões a respeito do recorte racial em assuntos relacionados ao universo de viajantes e divertir com série de entrevista em parceria com a Catraca Livre

7 – Leandro Gonçalves

É carioca, formado em Gestão de Recursos Humanos e também é guia de turismo. Começou a viajar em 2009, para trabalhar em navios de cruzeiros e não parou mais. Acredita que viagens são uma forma de resistência e de estar contato consigo mesmo e trocar experiências com o próximo. Possui um blog chamado @Pretoviajante onde inspira e mostra que pessoas pretas podem viajar e conquistar o mundo, realizando seus sonhos!

8- Dandara Rosa

É carioca, professora e viajante. Formada em Letras, leciona inglês na rede pública de ensino do Rio de Janeiro e é mestranda em Linguística. Já mochilou por 15 estados brasileiros e alguns países.

9 – Joaquim Costa

Recifense, 29 anos, empreendedor, piloto privado e paraquedista. Viaja com métodos de baixo custo desde os 18 anos. Sendo voluntário em hostels e pousadas no Brasil, Argentina e Chile. Atuou também fotógrafo, filmaker e guia de montanha na cordilheira dos andes, sempre dizendo sim as oportunidades e tentando fazer do mundo o seu quintal.

10 – Kerolayne Kemblim

Multi artista manauara, rompeu as barreiras de locomoção da região Norte e ganhou o Brasil, ocupando as ruas com a sua arte.

11- Pâmela Rocha

Pâmela Rocha é paulista de Sorocaba, formada em Pedagogia e professora de Educação Infantil na Rede Municipal da mesma cidade. Desde 2015, unindo crescimento profissional e interesse em viajar, conhecer lugares e narrativas diversas, começou a registrar em seu perfil do Instagram os processos e reflexões desta jornada, com foco em passeios e viagens. Também incentiva que as mulheres saiam e viajem sozinhas respeitando seus processos e possibilidades. Em 2019 veio o convite para participar do coletivo Bitonga Travel, projeto que incentiva e dá visibilidade a mulheres negras viajantes. “Não importa o tamanho do rolet, o importante é ir.”

12 – Paula Augot

Nossa celebridade preta de viagens, a baiana que atualmente mora em Hong Kong, é das viajantes brasileiras mais experientes que temos. Ao todo já percorreu 51 países. Ela vive fora do país há mais de dez anos e sempre dá dicas de viagens, mas também conta como é ser um corpo negro no mundo pelos países onde passa.

13 – Sophia Costa

Tem 26 anos, é uma mulher negra e foi criada na capital do país. Formada em comunicação social com especialização em publicidade, é também fotógrafa, personal travel e mestre em direitos humanos. Entrou em um avião pela primeira vez aos 20 anos de idade e sua primeira viagem internacional aconteceu completamente sem querer. Decidiu que era do mundo e decidiu fazer dele sua casa. Hoje em dia trabalha online, é nômade digital, ficou presa na Tailândia durante a pandemia e não tem data pra sair do país. Criou o site Pretas Pelo Mundo e seu maior objetivo é incentivar e inspirar outras pessoas negras a explorarem esse mundão.

14- Janah e Maria

Uma mãe que busca ensinar sua filha a vivenciar o mundo de forma real com seus próprios olhos. Pois sozinha ela chegará mais rápido, mas juntas chegarão mais longe. Janah Leite tem 36 anos é pedagoga e Maria Eduarda tem 13 anos e é estudante, moram em São José dos Campos-SP, Há 10 anos viajam juntas e em 2017 fizeram um Mochilao pela América do Sul fazendo Voluntariado, Couchsurfing. Maria viaja com sua mãe Janah, desde os dois anos de idade. Elas compartilham suas aventuras no @maeefilhatrips

15 – Moysés Jr

Mais conhecido como @negopelomundo, é do Rio de Janeiro, nascido na Baixada Fluminense e criado no Subúrbio Carioca. Começou sua viagem pelo mundo em 2016, quando uma tragédia pessoal lhe ocorreu e decidiu usar esse episódio para transformar a sua vida. Viajou pela América do Sul, Ásia e África em busca de sua identidade e de sua ancestralidade que havia sido perdida pelo caminho. Atualmente, usa o Instagram para contar sobre essas experiências, escreve um livro onde fala sobre a transformação de vida, investe em sua agência de intercâmbio, turismo de experiência e acessórios e é sócio de uma editora de livros.  Acredita que a educação é o único caminho para equilibrar esse mundo perdido.

16 – Ingrid Ellen

Ela comanda o perfil @africa.fora.da.mídia e é oriunda de Salvador-Bahia. Atualmente reside em Moçambique, na província de Gaza caracterizada pela diversidade de praias paradisíacas. Jovem, mulher preta, estudante de pedagogia (já atuando na área há 3 anos), poeta marginal/maloqueira. Amante da dança africana e capoeira Angola. Membro da organização Reaja ou Será Morta/o (Salvador-Ba), desenvolve o projeto da organização na cidade de Xai-Xai (Moçambique), o Teorias Sobre Nós, que visa a protagonização da história do povo preto, assim como o incentivo à leitura de autores pretos e incentivo à escrita sobre nossas “escrevivências”. Ama viajar, conhecer pessoas, culturas, tradições… Por onde vai, planta uma sementinha revolucionária. Para Ingrid, viajar enquanto mulher negra também é resistência.

17 – Joana Silva

Baiana, administradora e com especialização em psicologia organizacional, professora de inglês, escritora e pesquisadora independente de culturas não ocidentais. Em 2016 rompeu com a vida regular na cidade onde nasceu, com a carreira na área de recursos humanos e com um emprego relativamente estável. Neste período desenvolveu projetos como a viagem de volta ao mundo, morou em países da América do Norte e da Ásia, atualmente mora na China e está escrevendo o primeiro livro da trilogia sobre as lições que aprendeu viajando e morando por países do Continente Asiático. E é no Instagram @registrosdajo onde compartilha as lições das andanças pelo mundo.

18 – Lola Cirino

Tem 25 anos, é mineira e jornalista formada pela puc minas. Atualmente morando na França. Lola viaja fazendo intercâmbio e au pair. Autora de “O Próximo da Lista” pela @macabeaedicoes ela traz perspectivas sobre como é ser uma mulher preta e lgbt morando em terras estrangeiras.

19 – Thiago Dias

Natural de Salvador, o historiador é um entusiasta do público gay para cair na estrada, rompendo as barreiras da homofobia por meio do @bichapretapelomundo. Educador nato, desenvolve diversos projetos socioculturais de arte e educação. Em seu instagram, traz realtos, dicas de viagem e proporciona um espaço de troca e empoderamento. Além do instagram, possui o canal no YouTube “Pretos em Série”.

20 – Mario Júnior

É de Palmas-Tocantins, criador de Conteúdo digital, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Tocantins mas trabalha exclusivamente com turismo para o Blog pessoal Mario Junior Travel e para as redes sociais após passar por um tratamento contra um câncer em estágio avançado no sistema linfático. Começou a viajar nos últimos 5 anos Tendo visitado  9 países e 17 estados Brasileiros.

21- Stefany Maia

Tem 24 anos, é atriz, viajante e empreendedora da marca @close.coletivo. Nasceu em Contagem-MG, onde começou sua carreira de atriz, após se mudar para o Rio de Janeiro despertou sua paixão por viajar. Ela já viajou pela américa latina por 6 meses enquanto vendia sua arte para continuar na estrada.

22- Marcelo Magano

É cria da Cidade de Deus e morador do Vidigal. É ator, comediante, apresentador, produtor e roteirista. Apresenta o programa: Favelados Pelo Mundo e é roteirista do programa Zorra, da TV Globo. Magano tem sua trajetória artística com foco e investimento na subjetividade do preto e favelado

23 – Gabriela Palma

É sócia fundadora da Sou+Carioca (@soumaiscarioca), Guia de Turismo, instrutora do SENAC-RJ no curso técnico de Guia de Turismo, líder de comunidade no Rio de Janeiro dos anfitriões de experiência do Airbnb, palestrante TEDx, mentora e apaixonada pelo mercado de turismo.

24 – Fred Silva

Baiano, consultor de viagens e proprietário da @viajabahia já percorreu 15 países e morou em um deles por um ano e meio, frequentando lugares e adquirindo experiências que poucos pretos tem oportunidade. Por meio do seu trabalho com a agência de viagens Fred acredita que uma de suas missões é ser um facilitador para que as pessoas menos favorecidas entendam que viajar é possível, é acessível, e principalmente, que o mundo lhes cabe.

PARTICIPE DO CONGRESSO COMPRANDO POR ESSE LINK.

CURTE O GUIA NEGRO? FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO AQUI PARA CONTINUARMOS PRODUZINDO CONTEÚDO INDEPENDENTE!

LEIA MAIS:

Congresso Nacional reúne pela primeira vez viajantes pretas e pretos

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 670

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *