Websérie Nzinga Mulheres Viajantes compartilha histórias inspiradoras

A Websérie Nzinga: Mulheres Viajantes chega ao seu último episódio neste mês. Produzida pela turismóloga Thaís Rosa Pinheiro, pelo canal da Conectando Territórios no YouTube, a série compartilha histórias inspiradoras de mulheres. O objetivo, segundo Thaís, é incentivar mulheres a viajar e aproximar histórias de mulheres negras que tomaram a direção de suas vidas, empreenderam seus projetos de trabalho e se deslocaram para outros territórios.

“É muito mais do que viajar. É sobre o deslocar de mulheres pelo mundo e pela sociedade. É sobre
empreender suas próprias vidas, a partir de suas escolhas. É caminhar num sistema patriarcal que muitas vezes limitam seus passos, mas mesmo assim, nunca desistem se seus sonhos, continuam sua caminhada. É sobre muitas vezes pular muros, quebrar barreiras e preconceitos. É sobre a realização de seus sonhos, sobre ser mulher no mundo”, afirma Thaís.

A turismóloga lembra a escritora Chimamanda Nzogi que alerta para o perigo da história única. “Quando
viajamos temos a possibilidade de nos abrimos para experienciarmos outras culturas, expandirmos nossa percepção de crenças, formas de viver e pensar. Encontrar com outras culturas contribui para a quebra de estigmas e estereótipos que são criados a partir de crenças sociais de um grupo étnico em relação ao outro, ou de um lugar em relação a outro”, ressalta.

A websérie conecta os telespectadores com histórias das mulheres entrevistadas, cada uma no seu
“lugar de fala”, como diz Djamila Ribeiro. É possível reconhecer que temos histórias e experiências parecidas. Existem muitas formas de viajar: a turismo, estudos, trabalho, independente da sua classe social. “Queremos desmistificar a ideia de que viajar é só para ricos. Viajar é uma questão de coragem”, afirma a realizadora da série.

Nzinga foi uma rainha, uma angolana. Rainha significava angola e que luta o tempo todo para manter a autonomia. A Websérie apresenta histórias de mulheres que movimentam suas vidas e
por meio da viagem levam seus trabalhos, paixão, cultura, conhecimento e experiências pelo mundo.

Nessa primeira temporada, quatro mulheres negras foram entrevistadas e contaram suas histórias de vida e viagem pelo mundo. Entre Alemanha, Brasil, Cuba, Finlândia e Nigéria aprendemos o deslocar
de mulheres negras e quebras de estereótipos com suas histórias. Nesse mês de novembro será
divulgada a última entrevista da primeira temporada com a atriz Jéssica Barbosa.

CONFIRA A SÉRIE AQUI:

CURTE O GUIA NEGRO? FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO AQUI PARA CONTINUARMOS PRODUZINDO CONTEÚDO INDEPENDENTE!

LEIA MAIS:

Congresso Nacional reúne pela primeira vez viajantes pretas e pretos

 

 

 

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 671

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *