O Festival Internacional Cinema e Transcendência homenageia o Dia da Consciência Negra dedicando um fim de semana à filmes e debates sobre o tema. A programação especial começa na sexta (20), com a exibição, às 21h, do filme inédito O Outro Lado da Memória, seguida de conversa com o diretor André Luiz Oliveira, curador do Festival.
No dia seguinte, sábado (21), às 17h, será realizado o debate “Consciência Negra – O Outro Lado da Memória”, com André Luiz Oliveira e o produtor Caetano Curi; e, às 21h, tem sessão única de Orin – Música para os Orixás, com apresentação do diretor Henrique Duarte. Encerrando as homenagens, no domingo, às 17h, ocorre o debate “Consciência Negra – Ancestralidade viva em todos nós”, com Henrique Duarte e a mestra griô Ebomi Cici de Oxalá, e a sessão, às 21h, de Gangbé, de Arnaud Robert.
Os filmes e debates estarão disponíveis gratuitamente no site www.festivalcinemaetranscendencia.com. O público pode participar dos debates por meio de chat, sem necessidade de inscrição prévia.
“A visão eurocêntrica ainda domina e não se fala dos negros como pessoas que vieram construir uma nação. A herança africana está no nosso DNA e O Outro Lado da Memória trata muito disso. Ele é inspirado no livro “Viva o Povo Brasileiro”, obra-prima de João Ubaldo Ribeiro, que mostra essa realidade de forma muito criativa e profunda, a contradição da alma brasileira a partir de pessoas que vieram escravizadas da África”, comenta André Luiz Oliveira.
O Outro Lado da Memória foi premiado na Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e conta a saga do diretor para filmar o livro “Viva o Povo Brasileiro”. O projeto não chega a ser concretizado após uma década de trabalho intensivo, porém, muita coisa foi produzida e, no “outro lado da memória”, é o próprio diretor quem narra e conduz o documentário em busca de respostas. O filme terá uma nova sessão no dia 27, no encerramento do Festival.
Orin – Música para os Orixás, de Henrique Duarte, mostra a influência da música do Candomblé sobre os mais variados gêneros da música popular brasileira. No debate com a mestra griô Ebomi Cici de Oxalá, no dia seguinte a exibição do filme, Henrique também fala sobre os desafios de filmar em espaços considerados sagrados, rituais tradicionais e as inspirações que o levaram à criação da obra. Gangbé, produção suíça assinada por Arnaud Robert, será exibida com legendas LSE (legendagem descritiva para surdos e ensurdecidos). O documentário apresenta, a partir da Gangbé Brass Band, uma jornada por uma África contemporânea, que não mais aspira apenas ao sonho europeu, mas, de maneira poética e descolada, abre novos horizontes.
Ao todo, serão exibidos 12 longas-metragens.
PROGRAMAÇÃO
20/11 – SEXTA – Programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra
21h – O Outro Lado da Memória – 115’ – 10 anos – Após o filme, bate-papo com o diretor André Luiz Oliveira
21/11 – SÁBADO – Programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra
17h – Debate “Consciência Negra – O Outro Lado da Memória” – Com o cineasta e curador do Festival André Luiz Oliveira e o produtor Caetano Curi.
21h – Orin – Música para os Orixás – SESSÃO ÚNICA – Com apresentação do diretor Henrique Duarte – 60’ – Livre
22/11 – DOMINGO – Programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra
17h – Debate “Consciência Negra – Ancestralidade viva em todos nós” – Com o cineasta Henrique Duarte e a mestra griô Ebomi Cici de Oxalá.
21h – Gangbé – SESSÃO ÚNICA INCLUSIVA (com legendagem descritiva para surdos e ensurdecidos – LSE) – 63’ – Livre
24/11 – TERÇA
21h – E quanto a mim? (What about Me) – Com apresentação do diretor Jamie Catto – 91’ – Livre
25/11 – QUARTA
21h – Quem se importa – Com apresentação da diretora Mara Mourão – 98’ – Livre
26/11 – QUINTA
21h – O Navio de Teseu (Ship of Theseus) – Com apresentação do diretor Anand Gandhi – 144’ – Livre
27/11 – SEXTA
21h – O Outro Lado da Memória – Com apresentação do diretor André Luiz Oliveira – 115’ – 10 anos
SERVIÇO
7º FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA & TRANSCENDÊNCIA
Data: 7 a 27 de novembro de 2020
Acesso gratuito à Mostra: www.festivalcinemaetranscendencia.com
Centro Cultural Banco do Brasil
#CCBBemCasa
Semana da Consciência Negra do Museu Afro Brasil
Data: de 15 a 21 de novmebro de 2020
Onde: Redes sociais do Museu Afro Brasil (links no fim do arquivo)
Preço: Atividades online: gratuito // Atividades presenciais: R$15,00 inteira; R$7,50 meia-entrada.
(Para conferir política de gratuidade clique aqui)
FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO AQUI
LEIA MAIS:
Cine África celebra independência de Angola com cinco documentários na plataforma Sesc Digital