Acervo da Laje terá exposição no MAM-Bahia

O Acervo da Laje, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, será o novo residente do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia). A ocupação especial faz parte do Programa Residências Artísticas, desenvolvido pelo MAM, cuja proposta é incentivar projetos culturais de grande relevância no cenário nacional e internacional. O Acervo da Laje vai enriquecer as galerias do museu com a valorização da arte periférica de Salvador. A abertura está marcada para o dia 9 de abril. 

A Associação Cultural Acervo da Laje é sediada em duas casas, na Enseada do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário, em Salvador. O espaço é um ponto importante para conhecer a cultura suburbana de Salvador. No local há bibliotecas, hemeroteca, coleções de CDs, discos, manuscritos, croquis, azulejos, porcelanas, artefatos históricos, quadros, esculturas, fotografias e objetos que contam a história do Subúrbio Ferroviário. Acompanhem mais detalhes na página: https://www.acervodalaje.com.br/ 

No ano anterior, o Acervo realizou parceria com o Museu de Arte do Rio de Janeiro, onde participou da exposição ‘A memória é uma invenção’, que trouxe obras da casa-escola-museu, além de obras de Abdias do Nascimento e Emanoel Araujo. A mostra reuniu 300 obras provenientes do acervo do MAM-Rio, do Museu de Arte Negra/IPEAFRO e do Acervo da Laje. 

Exposições ‘Encruzilhada’ e ‘Ilê Funfun’ 

Outra ação do MAM-Bahia é a abertura da exposição ‘Encruzilhada’ que acontece no dia 18 de abril e promove diálogo entre a coleção do Acervo do MAM e a coleção de Arte Africana do Solar Ferrão, com curadoria do artista visual Ayrson Heráclito e do curador do museu, Daniel Rangel. Dentro do calendário do museu também está a comemoração dos ‘100 anos de Rubem Valentim’, iniciada com a exposição ‘Ilê Funfun’, em São Paulo, que depois seguirá para Brasília e Salvador – onde será reinaugurada a Sala Rubem Valentim. A mostra é composta por três núcleos: ‘Tempo de Oxalá’ (doado ao MAM-Bahia), ‘Ateliê do Artista’ (do Museu de Arte de Brasília) e ‘Cronologia’ (com a documentação do acervo do Instituto Rubem Valentim).  

Mais informações sobre as programações do MAM-Bahia: www.mam.ba.gov.br 

 

LEIA MAIS:

Acervo da Laje: museu da periferia de Salvador que acolhe e encanta

Boipeba Roots: conheça mais do turismo comunitário na ilha

Solar do Unhão, o hit do verão de Salvador

 

 

 

 

 

Compartilhe:
Avatar photo
Joyce Nascimento

Jornalista por formação e atuação, desenvolve escritas a partir do que sente, do que vivencia e de suas pesquisas. Sua caminhada é também laboratório de informações. Sambista, ex-passista da Mangueira e do Paraíso do Tuiutí, e candomblecista, visa escurecer as coisas versando com a cultura de sua origem afro-brasileira e com povos tradicionais de matriz africana

Artigos: 18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *