Guia Michelin reconhece no Marrocos primeiro hotel de dona negra

O Marrocos é um destino surpreendente no norte do continente africano, abrigando atrações como o deserto do Saara, a linda cidade de Marrakech, o mercado antigo de Fez e a cidade azul Chefchaoeun. A rica cultura e culinária e o acolhimento do seu povo são atrativos também. Nesse contexto fica o hotel Jnane Tamsna.

Localizado no bairro de Palmeraie, em Marrakech, é o primeiro hotel de propriedade de negros em Marrocos, a ganhar o cobiçado Guia Michelin, solidificando a sua posição como hospedagem referência no país, de acordo com informações da Travel Noire.

Quem é a dona de Jnane Tamna?

Meryanne Loum-Martin, advogada senegalesa-parisiense, fundadora do
Meryanne Loum-Martin, advogada senegalesa-parisiense, proprietária do Jnane Tamsna

Fundada por Meryanne Loum-Martin, uma advogada senegalesa-parisiense que virou designer, e seu marido, Gary Martin, um etnobotânico americano, Jnane Tamsna exibe o poder da visão e da autenticidade cultural. O hotel abriu as suas portas há mais de duas décadas e tornou-se um centro de diversidade e sustentabilidade no setor da hotelaria de luxo.

Distribuído por cinco casas, Jnane Tamsna possui 24 quartos luxuosos e de bom gosto, cada um com seu próprio terraço. O design do hotel celebra a tradição marroquina e a arte africana, unindo o passado e o presente. Como Loum-Martin descreve poeticamente ao Guia Michelin: “O lugar trata de um diálogo constante entre o passado e o presente, entre culturas, entre o exterior e o interior… parece autêntico, enraizado e, na verdade, sereno porque é intemporal”.

O que distingue Jnane Tamsna é a sua dedicação à sustentabilidade e à cultura local. O hotel cultiva seus próprios alimentos orgânicos, fontes locais, e implementa técnicas inovadoras de gestão de água em seus extensos jardins. Estas práticas deram-lhe credenciais ecológicas e contribuíram para se tornar fascinante.

O endosso de Jnane Tamsna pelo Guia Michelin é uma prova da sua excelência. Com uma pontuação geral de experiência de 18,1 em 20, o hotel se destaca pela qualidade dos quartos (19,5), espaços públicos (19,0) e serviços (16,9).

Os hóspedes da propriedade podem desfrutar de diversas comodidades, incluindo piscinas, quadras de tênis e experiências únicas como aulas de culinária, aulas de caligrafia e até aulas de magia para crianças. O preço das acomodações saem a partir de 340 euros por noite.

Destacam-se especialmente as Excursões de Diversidade do hotel. Oferece experiências de turismo cultural respeitosas que conectam os hóspedes com historiadores, sociólogos, arquitetos e músicos locais. O compromisso da equipe com a autenticidade e a imersão cultural atraiu uma clientela repleta de estrelas. Grandes nomes como Brad Pitt, Nicole Kidman, David Bowie, Iman, Giorgio Armani e Donna Karan já passaram pelo hotel.

A jornada de Meryanne Loum-Martin como pioneira no espaço de hospitalidade boutique em Marrocos não foi isenta de desafios.

“O desafio não era ser negra, nem ser mulher”, diz ela. “Foi ser pioneiro e criar algo que não existia. O cenário da hospitalidade era então de grandes hotéis.”

À medida que Jnane Tamsna continua a evoluir, Loum-Martin imagina um futuro que funde harmoniosamente luxo, cultura e sustentabilidade. “Espero que muitos desenvolvimentos emocionantes a aguardem”, diz ela, insinuando capítulos promissores que ainda estão por vir.

Por Faith Katunga na Travel Noir

LEIA MAIS:

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 699

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *