Museu do Recôncavo vai integrar roteiro turístico da Bahia

 O Museu do Recôncavo, no distrito de Caboto, em Candeias, no entorno de Salvador, reabre nas próximas semanas (data ainda não divulgada), após passar por obras de requalificação estrutural e recuperação do acervo, em um investimento de quase R$ 42 milhões. O local abriga conjunto arquitetônico colonial, que engloba casarão, capela religiosa e engenho de açúcar, além do novo atracadouro, que abriu acesso marítimo ao museu.

O local oferece receptivo náutico, restaurante, lojas e espaço para eventos e exposições. O acervo de mais de 200 peças e achados arqueológicos, que remontam ao Ciclo do Açúcar, é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

“O visitante vai encontrar áreas de descanso, internet, guarda-volumes, além de muito conteúdo. Temos três tipos de roteiros: o geral, que percorre toda a área externa do museu; o histórico; e o temático, ligado às exposições temporárias”, destacou a coordenadora do museu, Daniela Steele.

Há expectativa de que o museu seja incluído nos roteiros dos cruzeiros que passam por Salvador, com uma programação de quatro horas, saindo do porto para visita ao equipamento e à comunidade quilombola do entorno.

História

Instalado no antigo Engenho Freguesia, o museu integra um conjunto arquitetônico do século 17. O casarão servia como residência de um capitão-mor, que foi proprietário do estabelecimento e hoje tem a alcunha de Wanderley Pinho, um ex-prefeito de Salvador. Com o declínio da produção açucareira, o engenho passou por sucessivas mudanças de proprietários até ser adquirido pelo Governo do Estado da Bahia, em 1968. Restaurado entre 1970 e 1971, o espaço tornou-se o Museu do Recôncavo. O imóvel é tombado como patrimônio nacional, desde 1944.

Leia mais

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 783

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *