Para celebrar 52 anos desde o seu primeiro desfile carnavalesco pelas ruas de Salvador, o Ilê Aiyê vai transformar a avenida em um verdadeiro portal do tempo, onde passado e presente se encontram ao som dos tambores. No Carnaval de 2026, o primeiro bloco afro do Brasil acompanha o tema “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, conectando Bahia e Rio de Janeiro a partir da memória, da ancestralidade e da luta de povos que sustentam, geração após geração, as bases da identidade brasileira.
Ao conectar Bahia e Rio de Janeiro pela história de Maricá, o Ilê Aiyê amplia seu olhar sobre o legado dos povos originários e afrodescendentes de uma cidade marcada pela diversidade cultural e pela resistência. Na avenida, o bloco transforma o desfile em espaço de aprendizado e reverência, onde as lutas são relembradas e os saberes ancestrais continuam sendo transmitidos, reafirmando o Carnaval como um palco de memória, educação, política e afirmação identitária.
A edição de 2026 marca ainda a aguardada estreia do reinado da Deusa do Ébano Carol Xavier, moradora de Sussuarana, e das princesas Sarah Moraes, também de Sussuarana, e Stephanie Ingrid, do Nordeste de Amaralina, que assumem a missão de conduzir o Mais Belo dos Belos na maior festa de rua do mundo.
PROGRAMAÇÃO
O cronograma começa no sábado (14), a partir das 20h, com a tradicional e concorrida cerimônia de saída do bloco no Circuito Mãe Hilda, um dos momentos mais emocionantes e simbólicos do Carnaval do Ilê. O ritual de fé abre caminhos e reúne cânticos de exaltação à ancestralidade e aos orixás, enquanto os sons dos atabaques e tambores ecoam na subida da ladeira do Curuzu. Integram o rito ancestral as bacias de milho, pipoca e pó de pemba, oferecidas para pedir boas energias e mais um Carnaval de sucesso a Oxalá e Obaluaê, além do tradicional espetáculo das pombas brancas, dedicadas a Oxalá.
Após a saída no terreiro Ilê Axé Jitolú, o trio do Ilê Aiyê segue em festa para o Plano Inclinado da Liberdade. De lá, os associados fazem uma pausa até se encontrarem novamente no Corredor da Vitória, onde as fantasias formam um mar de cores e tomam conta das ruas no primeiro desfile no circuito oficial, o Circuito Osmar, às 2h de domingo (15), em direção à Praça Castro Alves.
Na segunda-feira (16), a concentração acontece às 18h, no Corredor da Vitória, com início do desfile às 19h no Circuito Osmar. Movido pelo som inconfundível da Band’Aiyê, o espetáculo ganha corpo em um cortejo que traduz o tema deste ano, com destaque para o trio que se transforma em um altar cênico para a rainha e as princesas recém-eleitas. Já na terça-feira (17), o bloco finaliza a maratona carnavalesca com sua tradicional pipoca, animando mais uma vez o Circuito Osmar a partir das 18h na concentração.
A venda das fantasias é presencial na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com pausa para o almoço. Na semana do Carnaval, o atendimento acontece até 20h. O investimento é de R$ 1.000 e inclui uma fantasia exclusiva que será a chave de acesso ao bloco durante os dois dias, sábado e segunda. A entrega para os associados começa na próxima quarta-feira (11), a partir das 14h.
BLOCO ERÊ PARA CRIANÇAS
O domingo (15) à tarde estará reservado para a saída do tradicional Bloco Erê, ala infantil do Ilê Aiyê, às 16h. O bloco deve reunir mais de 800 crianças e adolescentes no Circuito Mãe Hilda, no Curuzu, conduzido pela Banda Erê, grupo infantil do Ilê criado em 1992, com o objetivo de educar e empoderar as crianças negras da comunidade, promovendo o orgulho das raízes africanas desde cedo.
Durante o Carnaval, os pequenos seguem o enredo principal do Ilê Aiyê, proporcionando uma experiência cultural rica e inclusiva. A fantasia do Bloco Erê será composta por um conjunto de camisa e short, que serão distribuídos gratuitamente na sede do bloco, no dia do desfile, a partir das 11h. Este ano, os pais e responsáveis também terão direito a uma camisa do bloco e poderão dar apoio na segurança dos pequenos foliões.
TEMA 2026
Se em 2025 o Ilê voltou seu olhar diretamente para o continente africano com o tema “Kenya: Berço da Humanidade”, em 2026 o bloco reafirma o Brasil como território onde a ancestralidade africana atravessou o Atlântico, criou raízes e segue pulsando com força até os dias de hoje. O tema “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá” reflete esse percurso de reencontro, permanência e transmissão da memória ancestral fora da África.
Essa narrativa se fortalece com a consolidação da parceria entre o Ilê Aiyê e a cidade de Maricá, desenvolvida nos últimos três anos por meio do projeto Ilê in Maricá, que promove ações formativas gratuitas em comunidades locais, com oficinas de dança, percussão, estética negra, tranças e turbantes. A recente inauguração da Universidade Livre do Carnaval (Unicarnaval) aprofunda essa conexão ao estabelecer um espaço permanente para cursos e atividades voltadas à cultura afro-brasileira, formação cidadã e fortalecimento da autoestima da população preta e indígena.
O Carnaval é uma realização do Ilê Aiyê e do Ministério da Cultura, em parceria com a Caderno 2 Produções, patrocínio do Grupo Belov, como mantenedor do Plano Anual do Ilê Aiyê através da Lei Rouanet, do IFood, da Prefeitura de Salvador e de Maricá. Conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Ouro Negro, do ITS Brasil e Jornal A Tarde.
SERVIÇO:
1º Dia – Sábado – 14/02
Cerimônia de saída do Terreiro Ilê Axé Jitolú (Casa de Mãe Hilda), na ladeira do Curuzu, a partir das 20h
Primeiro desfile: Circuito Mãe Hilda – Terreiro em direção ao Plano Inclinado da Liberdade
Segundo desfile: A partir de 2h da madrugada de domingo (15), saindo do Corredor da Vitória e seguindo pelo Circuito Osmar
Bloco Erê – Domingo – 15/02
Circuito Mãe Hilda (Curuzu)
Concentração às 15h na Ladeira do Curuzu
Saída prevista: 16h
2º Dia – Segunda-feira – 16/02
Circuito Osmar (Campo Grande)
Concentração às 18h no Corredor da Vitória
Saída prevista: 19h
3º Dia – Terça-feira – 17/02
Circuito Osmar (Campo Grande)
Concentração às 18h no Corredor da Vitória
Saída prevista: 19h
SERVIÇO:
CARNAVAL DO ILÊ AIYÊ 2016
Tema: Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”
Fantasia: R$ 1.000
Início da entrega das fantasias: 11/02 – 14h
Atendimento na Sede: Segunda a sexta – 8h às 17h (até 20h na semana do Carnaval)
Endereço: Senzala do Barro Preto – R. Direta do Curuzu, 228 – Curuzu, Salvador – BA, 40366-110












