O bloco Ilê Aiyê promove quinta e sexta-feira (15 e 16) duas mesas de conversa sobre afroturismo em evento online intitulado “Curuzu do Mundo”. Os encontros são às 20h no canal do bloco no YouTube e terão participação do editor do Guia Negro, Guilherme Soares Dias.
As transmissões são ao vivo e se propõem a debater o assunto a partir das experiências e potencialidades do Ilê Aiyê e sua comunidade. “O mercado turístico-cultural foi muito impactado com a pandemia da Covid-19, mas precisa se fortalecer a partir do entendimento de que o modo de vida, saberes e fazeres de grupos sociais e culturais fortalecem toda a cadeia produtiva do setor”, comenta o presidente do bloco, Antônio Carlos Vovô.
A primeira mesa acontece quinta-feira (15), 20h, e tem como tema “Experiências Turísticas Afro Culturais”. Os convidados para o debate são Josuel Queiroz, professor da rede pública e guia de turismo, e o historiador André Luís, ambos especialistas em História e Cultura Afro-brasileira. A mediação é da jornalista Silvana Oliveira.
“Será um momento importante para refletirmos o quanto o turismo étnico, ou afro turismo, abre uma abordagem de ressignificação da história do negro a partir de outras narrativas, e essas narrativas podem ser narrativas de resistência, por exemplo, a partir do entendimento de que esse movimento do turismo abre a possibilidade de o negro ocupar o espaço de narrador da própria história”, realça o historiador André Luís.
Para a segunda mesa, cujo assunto central é “O Turismo que fortalece a Identidade Negra”, os participantes são o professor de música e percussionista Mário Pam, e o jornalista, empreendedor e idealizador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias, também com mediação da jornalista Silvana Oliveira. A ideia é discutir sobre como esse desenvolvimento do turismo cultural põe a cultura negra nos holofotes, quebrando estereótipos que foram disseminados por décadas no país.
O evento busca valorizar os saberes e da história de um povo como promotores de uma experiência única para os visitantes, chamando atenção para o fato de a valorização material e imaterial possibilitar transformações sociais, para os turistas e para a comunidade.
“Temos uma história de negação da participação do povo preto na construção da nossa sociedade, e encontramos nesse movimento do afro turismo a possibilidade de recontar essa trajetória, propondo uma narrativa diferente daquela que nos foi imposta”, reitera André Luís.
“Curuzu do Mundo” é uma realização do Ilê Aiyê e da produtora Polo Cultural, com patrocínio do Governo do Estado por meio da Bahiatursa. Na semana passada, o bloco organizou evento online chamado “Curuzu Afrofuturista”, com participação da cantora Larissa Luz, entre outros.
SERVIÇO:
CURUZU NO MUNDO
Mesa 1 – Experiências Turísticas Afro Culturais
Dia: 15/04 (quinta-feira)
Horário: 20h
Convidados: Josuel Queiroz e André Luís
Mediador: Silvana Oliveira
Onde: Canal do Ilê Aiyê no YouTube
Mesa 2 – – O Turismo que Fortalece a Identidade Negra
Dia: 16/4 (sexta-feira)
Horário: 20h
Convidados: Mário Pam e Guilherme Soares
Mediador: Silvana Oliveira
Onde: Canal do Ilê Aiyê no YouTube
PARTICIPANTES:
JOSUEL QUEIROZ – Natural de Teolândia (BA), é professor da rede pública há 20 anos, poliglota e guia de turismo especializado em Cultura e História Afro-brasileira. Por mais de 22 anos, tem promovido tours afro culturais para estudantes, professores, acadêmicos e pessoas interessadas na cultura e religião afro-brasileiras. Josuel é também o fundador da Olafemi Tours, uma agência de viagens especializada em passeios afrocentrados.
ANDRÉ LUIS – Professor e historiador especializado em História e Cultura Afro-brasileira, mestre em Educação pela UNEB, cofundador do projeto Experiência Griô, e pai de 2 meninos pretos.
GUILHERME SOARES DIAS – Jornalista, empreendedor, viajante e consultor. Criador do site Guia Negro, que fala sobre cultura negra e viagens, e sócio da Black Bird Viagem, plataforma de turismo e representatividade, que cria roteiros ligados ao afroturismo. Também realiza consultoria em diversidade para empresas do setor de turismo.
MARIO PAM – Professor de música e regente da banda do bloco Ilê Aiyê, é formado em Licenciatura em Música pela Universidade Católica do Salvador e mestrando na UFBA. Ministra aulas de percussão e palestra em Universidades, ONGs, escolas públicas e privadas, assim como para diversos grupos da Europa e Estados Unidos. Atualmente coordena a Associação Cultural Tambores do Mundo.
SILVANA OLIVEIRA – Gerente de jornalismo da rádio Sociedade da Bahia e âncora do programa Conexão Sociedade, foi responsável pela consolidação da BandNews FM Salvador, onde foi diretora de jornalismo e âncora por oito anos e meio, apresentadora do programa Band Entrevista na TV, mediadora dos debates eleitorais da BandBahia, além de ter atuado como apresentadora na rádio Metrópole e gerenciado o jornalismo da TVE.
LEIA MAIS:
Saída do Ilê Aiyê é festa cultural, política e de religiosidade