Desfile de alunos do Instituto Oyá vai levar peças de alunos para o MAM

Coleção “Transformação” é resultado dos cursos de Moda, Modelagem e Corte & Costura oferecidos gratuitamente pelo Instituto Oyá. Produção contou com curadoria de Giovanni Bianco

O Instituto Oyá promove um desfile no dia 18 de dezembro no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), apresentando peças originais criadas por alunos do curso de Moda, Modelagem e Corte & Costura, oferecido gratuitamente dentro do projeto Oyá Criativa, no bairro de Pirajá, em Salvador. A coleção “Transformação” tem curadoria do diretor criativo ítalo-brasileiro Giovanni Bianco e apresenta 30 modelos que fazem referência às águas dos rios e mares que entrecruzam a Bahia em suas conexões políticas, sociais e culturais.

O desfile que mistura moda, cultura e arte é fechado para convidados e contará com a participação de artistas e profissionais que estiveram envolvidos no processo de construção das peças. O projeto é uma das frentes de ação do Instituto Oyá e foi desenvolvido por oito meses com orientação de quatro professores especialistas: Ana Paula Tadeu e Leila Saron, mentoras no processo de modelagem e corte e costura; e dos estilistas Carolina Gold e Cid Brito. O curso contou ainda com palestrantes convidados, entre eles, o artista da beleza Ricardo dos Anjos, o diretor criativo Giovanni Bianco, que também ajudou na concepção e curadoria para o desfile, e do artista plástico e diretor criativo do Oyá, Alberto Pitta.

Essa é a segunda edição do projeto Oyá Criativa, que tem como objetivo contribuir na profissionalização de jovens e adultos de comunidades periféricas e fomentar a economia criativa nas comunidades locais. Nesse ano de 2021 o curso contou com cerca de 70 alunos de diversas faixas etárias. Segundo a ialorixá e gestora do Instituto Oyá, Nívia Luz, a ideia do projeto é criar oportunidade e contribuir para o crescimento e florescimento de carreiras, além de promover educação, acesso ao mercado de trabalho e transformação social, a partir de exemplos positivos. “Tenho várias histórias de alunos que chegaram no Oyá e se destacaram ao desenvolver suas habilidades. Alguns que chegaram ainda crianças e hoje integram a nossa equipe criativa”, destaca Nívia.

O tema do desfile “Transformação” foi pensado coletivamente entre alunos, professores e mentores. Os modelos criados trazem elementos que remetem ao mar ou rio e suas ligações culturais e religiosas como redes de pesca e búzios. Para finalização e aprimoramento das peças, os alunos da Oyá Criativa também contaram com oficinas de Estamparia e Moulagem. Após o desfile de apresentação, as peças ficarão expostas no acervo da instituição.

SOBRE O INSTITUTO OYÁ

Em mais de 20 anos de existência, o Instituto Oyá já beneficiou milhares de jovens da comunidade de Pirajá e entorno, através de atividades educacionais, artísticas e cultura por meio dos projetos: Oyá Educa, Oyá Criativa e Oyá Social.

O Instituto Oyá, fundado em 1998 dentro do terreiro Ilê Axé Oyá, em Pirajá, surgiu a partir do desejo da Ialorixá, Anísia da Rocha Pitta e Silva, Mãe Santinha, em contribuir para o desenvolvimento humano, intelectual e artístico de crianças e jovens do bairro, em situação de vulnerabilidade. Pirajá é um território historicamente reconhecido pela sua resistência e o Instituto Oyá segue escrevendo essa história, oferecendo oportunidades de crescimento para jovens que até hoje resistem aos desafios e adversidades em busca da sua própria independência .

LEIA MAIS:

 

Guia Negro Entrevista: Nivia Luz

 

 

 

 

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 703

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *