Viagem: primeiros socorros por meio de frutas, ervas e plantas medicinais

Vamos falar de viagem e primeiros socorros por meio de plantas medicinais e como as frutas, ervas podem te auxiliar nos primeiros cuidados?

Viajar é saber que tudo pode acontecer, quer dizer, talvez uma virginiana pensaria nas 1001 coisas que podem ocorrer, até mesmo um acidente ou uma dor aqui e acolá. E, obviamente, que tudo isso não acontece sempre, que assim seja e continue sendo…

Se você é do time que ama viajar assim como eu, Rebecca Aletheia, e que não gosta de remédios. Assim como, não acredita que faça sentido andar com um kit de primeiros socorros porque não vai caber na mala. Bem vindes, hoje quero compartilhar um pouco de primeiros socorros por meio das plantas medicinas, o poder das frutas e ervas e o quão elas podem nos ajudar pela estrada.

A psicossomática

A primeira coisa que vale lembrar é que viajar também é curar-se, ou seja, muitas transformações acontecerão dentro de si e merecem atenção especial. Por exemplo, primeira viagem sozinha, medos, angústias, aflições, stress, podem te dar dor de cabeça, dor de barriga, dores musculares… Sendo assim, antes de qualquer ação medicamentosa, cura, atente-se aos sinais e qual é a mensagem que o seu corpo deseja passar a você para assim tratarmos este sintoma.

Nem tudo é doença, são apenas sintomas e que podem estar associados à diversos fatores externos por sair do seu habitat contínuo, pela partida, da viagem em si, do que está por vir ou de para onde vai.

Sendo assim, trago este guia prático que aprendi boa parte com minha avó Alice e pela estrada, principalmente, na região amazônica.

Dor de Garganta

Bom, considero a dor de garganta um aviso sobre o que estamos guardando dentro de nós, o que não dissemos e que talvez poderia ser dito ou, simplesmente, que exagerou no mix das temperaturas entre frio e quente.

A melhor receita é o gargarejo de água morna, sal e vinagre, faça no mínimo 2 vezes por dia. Irá limpar a garganta. Coma maçãs durante o dia, irá ajudar a manter as cordas vocais mais limpas e melhorar na rouquidão, assim como o mal hálito. Evite comer doces!

Diarreia

A primeira coisa que gosto de lembrar é que diarreia é a mudança da consistência das fezes assim como o aumento da quantidade de vezes que se evacua. Provavelmente, quando você viajar e comer algo que não te cair bem no estômago pode ser pá pum, ou seja, uma evacuação líquida e a dor de barriga rápida serão suficientes para se recuperar.

Porém, se a diarreia persistir a recomendação é hidrate-se! Beba muito líquidos como água, mas gostaria de destacar água de coco e se não houver pode tomar um Gatorade.

Para a melhora da consistência das fezes recomendo goiaba, elas ajudam no trabalho, vulgarmente falando, em prender o intestino.

Mais uma vez, evite açúcares e doces.

Intestino Preso

Se você não conseguir ir ao banheiro, pode estar relacionado à novos ambientes, o tal: não consigo cagar fora de casa. Quando a viagem é curta, tudo bem. Mas se é uma viagem longa é sempre bom estar preparado para como lidar. A recomendação é, coma alimentos rico em fibras como aveia, ameixa, mamão, casca da laranja.

O consumo de água também é importante para que possa auxiliar na passagem das fezes.

Repelente

Material indispensável para qualquer viagem pelo Brasil, América Latina, Caribe, África! Os vetores e, nesse caso, o da dengue, da febre amarela, malária são ótimos inimigos dos viajantes, então previna-se!

A Andiroba, um óleo de origem amazônica é um ótimo repelente contra os insetos, eu, particularmente, uso. Você deve passar a andiroba pura.

Pelo continente africano onde a malária é comum, a ingestão de Quinina presente nas águas tônicas de 350ml, podem ser um grande aliado para prevenção. Recomenda-se a ingestão diária de 350ml de água tônica com quinina.

Mas, já que estamos falando dos repelentes, gosto de lembrar que os comprados em farmácias deve possuir DEET maior de 25%.

Atente-se na periodicidade do uso do repelente assim como o uso entre as 5h da manhã até às 8h e das 17 às 20h, que são horários com mais mosquitos.

Cortes e feridas

Bom, se você se cortou ou ralou a perna e está com uma escoriação durante uma atividade física. Aplique óleo de andiroba ou copaíba na ferida imediatamente. Se puder lavar antes é melhor, molhe com água e aplique depois um dos óleos. Continue fazendo o uso do óleo para auxiliar na cicatrização assim como auxiliar em não deixar cicatriz e manchas.

Resfriado ou se sentir estranho

Provavelmente, houve uma baixa da imunidade e será necessário darmos um UP! Bom, a minha dica é sempre trabalharmos com o que temos, use frutas e sucos ricos vitamina C, como a laranja e o limão. Assim como um chá de gengibre ou alho são ótimos para ajudar no aumento da imunidade. Se possível evite por açúcar, mas se preciso for não exagere na dose, ok? Fazer um chá mesclado como gengibre e limão, pode ser excelente.

Pílula do dia Seguinte

Na vida de viajante, e serve para homens e mulheres pensando na responsabilidade afetiva, considero primordial andar com a pílula do dia seguinte na mala. Por que falo isso? No texto: Anticoncepcional na mala de viagem: estórias de perrengues e vexame de mulher viajante dá a dimensão e responde um pouco desse tópico.

Estar em alguns países onde há violência e o preconceito contra mulheres que compram pílula do dia seguinte é algo horripilante. Vale a leitura do texto acima e sem spoiler.

Bom, a dica é: ter pílula do dia seguinte na mala. Se não for possível, os primeiros socorros por meio das plantas medicinas é o chá de canela, próximo ao seu período, 3 a 4 dias antes da menstruação inicie a ingestão do chá duas vezes ao dia. Caso a menstruação esteja atrasada, inicie com o chá. É importante lembrar que provavelmente o ciclo vai vir muito maior

Dor de dente

A melhor coisa para dor de dente é massagear um cravo da índia na gengiva e no dente doendo. Infelizmente pelas noites irá doer muito, sugiro a ingestão de sorvetes e coisas geladas que amenizarão a dor. Passar um óleo de copaíba ou de andiroba na bochecha na região onde tem a dor são ótimos como anti-inflamatório.

Dor muscular

Dores musculares por atividade física ou por tensão podem ser a causa do sintoma. E, nesta daqui, indico o uso do óleo de andiroba ou óleo de copaíba são ótimos para dores musculares, vão ajudar a relaxar o músculo, assim como qualquer batida sofrida no local.

Espero que este guia de primeiros socorros prático com indicação de frutas, ervas, plantas medicinais, possam te ajudar pela estrada. Aproveite para compartilhar com mais pessoas assim como deixar comentários.

LEIA MAIS:

Onze enfermeiras negras negligenciadas na história para conhecer

 

Compartilhe:
Avatar photo
Rebecca Aletheia

Uma mulher negra, cidadã do mundo, rompendo fronteiras internas e externas, ocupando todos os lugares do mundo assim como fazendo deles a sua casa. Amante de histórias reais e das coisas simples da vida tem a facilidade em apimentar com muitas aventuras, assim como conectar vidas, pessoas e espaços, tem como lema de vida a Sankofa “voltar ao passado para resignificar o presente e construir o futuro”

Artigos: 15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *