Abdias Nascimento (1914-2011), uma das vozes mais contundentes na luta contra o racismo no Brasil, tem sua obra pictórica em destaque na exposição “Arte Subdesenvolvida”, em cartaz no CCBB RJ entre os dias 19 de fevereiro e 5 de maio de 2025. Com a curadoria de Moacir dos Anjos, a mostra reúne mais de 130 obras que abordam a produção artística brasileira entre as décadas de 1930 e 1980, questionando o conceito de subdesenvolvimento.
Ator, poeta, dramaturgo, professor, político e artista plástico, Abdias dedicou sua vida à valorização da cultura afro-brasileira e ao combate às desigualdades raciais. Segundo o curador da exposição, quatro pinturas do artista estão presentes na “Arte Subdesenvolvida” nas quais formula, a partir de referências afro-diaspóricas, modos de representar a situação vivida no país entre as décadas de 1960 e 1970. Destaca obras que se relacionam de modo crítico com a produção de outros artistas da época (O Santo Guerreiro contra o Dragão da Maldade: Ogum, 1971) e que sugerem formas originais de capturar o ambiente contraditório e violento do país no período (Exu Trifacético, 1968).
O curador destaca ainda que a presença de Abdias Nascimento na mostra é essencial para compreender a crítica ao subdesenvolvimento e sua relação com o racismo estrutural brasileiro. “Como artista, ativista e político, ao longo de várias décadas, Abdias abriu brechas em entendimentos sedimentados sobre o país, denunciando e combatendo as desigualdades da sociedade brasileira e, em particular, seu caráter extremamente racista”, afirma.
No período em que a exposição ficará em cartaz no CCBB RJ serão realizadas atividades educativas integradas, como a palestra “Arte e subdesenvolvimento no Brasil” com o curador e pesquisador Moacir dos Anjos. O evento discutirá os modos como a arte brasileira reagiu à condição de subdesenvolvimento no país entre as décadas de 1930 e início da de 1980. E como ela incorporou, temática e formalmente, os paradoxos dessa condição. Discussão que importa para entender a recente virada política na arte brasileira contemporânea. A palestra conta com tradução simultânea em LIBRAS.
Ao todo, mais de 40 artistas e outras personalidades brasileiras terão obras expostas na mostra, entre eles: Abdias Nascimento, Abelardo da Hora, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Artur Barrio, Candido Portinari, Carlos Lyra, Carlos Vergara, Carolina Maria de Jesus, Cildo Meireles, Daniel Santiago, Dyonélio Machado, Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar, Graciliano Ramos, Henfil, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, José Corbiniano Lins, Josué de Castro, Letícia Parente, Lula Cardoso Ayres, Lygia Clark, Paulo Bruscky, Rachel de Queiroz, Rachel Trindade, Solano Trindade, Regina Vater, Rogério Duarte, Rubens Gerchman, Unhandeijara Lisboa, Wellington Virgolino e Wilton Souza.
Serviço:
Exposição Arte Subdesenvolvida
Data: 19 de fevereiro a 05 de maio de 2025
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rotunda e 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 –Centro – Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras. Nos sábados de fevereiro e no dia 1º de março, aberto das 8h às 20h.
Ingressos: bb.com.br/cultura