O projeto AfroConstelação, do Coletivo Pretas Artes, traz a história de cinco drags em exibição gratuita por meio de uma série biográfica, uma exposição fotográfica e uma live show tributo. Entre as convidadas estão: Valerie Ohara, Bagageryer Spilberg, Ferah Sunshine, Nusinha Trans e Malayka SN. A Apresentação fica por conta de Rosa Morena. Todas essas estrelas, cada uma delas, fazem parte desta constelação por tudo que representam e por tudo o que já fizeram.
“Cinco estrelas drags. Nossas vidas. Nossas histórias. Nossos sonhos. A nossa beleza negra e a nossa força estão em todos os cantos do mundo. No tecido do nosso passado. Na resistência das que aqui lutaram. No vislumbre do nosso futuro vibrante.” A iniciativa tem como finalidade reconhecer e afirmar as contribuições históricas das artistas transformistas pretas que sempre estiveram na trincheira da luta contra o preconceito e pela dignidade da comunidade LGBTQIA+ por meio da construção de um acervo documental para dar visibilidade por meio da arte.
O público poderá assistir aos episódios da série biográfica até o dia 8 de fevereiro e a Live Show Tributo até o dia 4 do mesmo mês, no canal do Youtube – Afroconstelação e do Instagram @festivalpretasartes. Já a exposição virtual com fotos e contos da trajetória das artistas e a programação completa do projeto podem ser acessadas em www.afroconstelação.com, até o dia 20 de fevereiro.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Equipe do Projeto:
Produção Executiva: Alisson Lima
Direção de Arte: Marlesson Moura
Fotografias: Acorda Luz
Direção Geral: Cris Cirqueira e Alisson Lima
Apoio de fortelacedores da arte drag:
Katuka Africanidades
Editora Devires
Dois Terços
Guia Negro
LEIA MAIS:
Mini documentário retrata histórias de Luiz Gama e da Pequena África
MC Soffia e Kamilah Pimentel no Guia Negro Entrevista: “Autoestima é melhor arma contra o racismo”