Artes negras, indígenas e LGBT+ em cartaz em exposição no CCBB São Paulo

Após temporada no CCBB Brasília, a exposição Indomináveis Presenças está em exibição no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) até o dia 7 de abril de 2025.  Idealizada pela AfrontArt, a curadoria é de Luana Kayodè e Cíntia Guedes (curadora convidada) e tem como foco valorizar as perspectivas negras, indígenas e LGBTQIAPN+ nas artes brasileiras, a partir de um olhar disruptivo, inclusivo e transformador. A exposição é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos por meio do site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB-SP.

Indomináveis Presenças proporciona ao público a oportunidade de conhecer 16 artistas de todo o Brasil, em diferentes fases de suas trajetórias, além de imergir em narrativas muitas vezes excluídas dos circuitos tradicionais. A mostra reúne 114 obras que abrangem linguagens artísticas diversas, como gravuras, fotografias, pinturas, esculturas, performances e obras criadas com recursos de inteligência artificial. 

Com uma abordagem singular sobre história, identidade e percepção, os processos artísticos se entrelaçam para questionar e transformar a forma como vemos e representamos o Brasil. Adu Santos (SP) investiga as ausências e presenças no discurso museológico, trazendo à tona uma reflexão crítica sobre a história e as instituições. Bernardo Conceição (BA), por sua vez, desafia os limites do que os olhos veem, oferecendo novas formas de perceber o mundo e a arte. Já Bixa Tropical (BA) celebra a liberdade corporal e resgata o tropicalismo brasileiro, criando uma arte vibrante, cheia de cores intensas, que questiona as normas e ressignifica a identidade nacional.

Ampliando a diversidade temática e artística, a mostra traz também Cosmos Benedito (MS), transmasculino e autista, cuja obra aborda ancestralidade indígena e descolonização por meio de artes visuais e instalações; Edgar Azevedo (BA), que transita entre o real e o imaginário, capturando emoções e a diversidade humana; Panamby (SP/MA), que apresenta obras poéticas ligadas a rituais e práticas corporais; Emerson Rocha (SP), que retrata o cotidiano da população negra e a homoafetividade periférica, desmistificando o corpo negro e trazendo luz a temas como sonho e futuro; e Gê Viana (MA), que por meio de narrativas afro-indígenas, conecta história ao cotidiano afro-diaspórico indígena celebrando dignidade e felicidade enquanto confronta a cultura hegemônica e os sistemas de arte e comunicação.

Explorando diferentes conexões entre corpo, identidade e ancestralidade, Helen Salomão (BA) aborda temas de maneira sensível por meio de sua arte; Juh Almeida (BA), que através da fotografia e do cinema aborda uma poética experimental e documental, além de construir novos imaginários afro visuais, entendendo-os como ferramentas de transformação social; e  Lucas Cordeiro (BA), que  investiga espiritualidade e memórias através de fotografia e escultura.

No diálogo entre tecnologia e ancestralidade, Mayara Ferrão (BA) trabalha com inteligência artificial e arte visual, abordando questões afro-brasileiras. Já Rafa Bqueer (PA) transita entre moda, escolas de samba e arte contemporânea, colocando em pauta questões raciais e LGBTQIAPN+.

Com um olhar sensível para corpos e narrativas marginalizadas, a travesti Rafaela Kennedy (AM) valoriza esses sujeitos em fotografias que rompem estereótipos; Rainha F (RJ), por sua vez, aborda a solidão de corpos negros e questões raciais no contexto LGBTQIAPN+, explorando simbologias matrimoniais para criar novas perspectivas sobre mecanismos de sobrevivência. Por fim, a artista indígena e também travesti Uyra Sodoma (PA) conecta floresta e cidade em performances marcantes, como Árvore que Anda.

Indomináveis Presenças é uma exposição que busca visibilizar o trabalho realizado por artistas negros(as), indígenas e LGBTQIAPN+. Este projeto surge do interesse em criar um novo espaço de valorização das artes contemporâneas brasileiras, com foco nessas comunidades que enfrentam resistência no meio. Então, nós levamos a mostra para Brasília e foi um sucesso, uma troca linda de experiências, e agora estamos trazendo a São Paulo, em um grande espaço aberto ao público”, destaca a curadora Luana Kayodè, CEO Fundadora e diretora criativa da Afrontart.

De acordo com Cíntia Guedes, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e curadora convidada, a mostra foi pensada para contemplar diferentes expressões artísticas e destacar nomes de diversas regiões brasileiras. “O processo curatorial demandou muita pesquisa para definirmos os artistas participantes, pessoas que conviveram com o apagamento, mas que ainda assim fazem emergir imagens de afirmação e de emancipação da vida negra, indígena e LGBTQIAPN+. Ao todo, são 16 artistas de sete estados brasileiros, com 114 obras expostas, uma oportunidade única para conhecer mais este universo”, completa.

Serviço: 

EXPOSIÇÃO “Indomináveis Presenças”

Data: de 5 de fevereiro a 7 de abril de 2025 

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo 

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico | São Paulo/SP 

Anexo – Rua da Quitanda, 80

Entrada gratuita 

Ingressos: Retirada de ingressos em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB  

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças   

Contato: (11) 4297-0600 | ccbbsp@bb.com.br

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.   

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.   

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).   

bb.com.br/cultura  

Leia mais:

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 721

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *