Conferência Virtual vai debater afroturismo e homenagear rainha do setor

A I Conferência Virtual de Afroturismo que ocorre hoje, das 14h ás 20h, debate sobre a importância de refletir sobre o futuro do turismo nos segmentos do afroturismo e do Turismo de Base Comunitária. O evento é online, 100% gratuito e tem limite de vagas.

O ano de 2020 trouxe grandes desafios para o turismo global e nacional, que foi um dos setores mais impactados economicamente. Um dos segmentos que tem crescido no Brasil é o afroturismo, que representa a movimentação do turismo focado nos legados socioculturais da população negra. O turismo de base comunitária também é uma importante alternativa, para fomentar a economia do turismo nacional, contribuindo para a redução das desigualdades raciais/sociais, sustentabilidade dos povos e preservação de áreas ambientais.

Diante de todos os desafios de 2020 percebemos a importância de refletirmos sobre o futuro do turismo nos segmentos do afroturismo e do Turismo de Base Comunitária. Esses são os temas que serão discutido na I Conferência Virtual de Afroturismo. A programação prevê painel sobre o mercado do afroturismo no Brasil, perspectivas do turismo pós-pandemia, debate sobre o turismo de base, apresentação de empresas em rodadas de negócios, além de homenagem à Tia Cida, mulher negra que aos 107 anos atuou até o mês de março com a organização de grupos para viagens. A iniciativa do evento é da Conectando Territórios e Diaspora.Black.

A inscrição pode ser feita aqui.

Confira a programação:

4h Solange Barbosa PAINEL I – O mercado do Afroturismo no Brasil Natália Araújo de Oliveira Bacharela em Turismo pela Universidade do Estado do Mato Grosso. Mestra em
Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente vem pesquisando turismo e relações raciais.
Bernabé Antônio Pedro Manuel Formado em Administração pela faculdade Zumbi dos Palmares, cursando Mestrado em Consultoria e Gestão de Organizações na Universidad Del Museo Social Argentino. CEO – Da Bernatur Operadora de Turismo – Brasil, CEO – Da Alcontinental Prestação de Serviços – Angola e EUA.
Isabella Vargas Fundadora da Traveller XP, que conecta viajantes a afro-empreendedores e criativos. apaixonada por viagens, sustentabilidade e diversidade. Bióloga por opção, educadora por vocação. Como Gestora em Turismo, é especialista em criar itinerários customizados.
2 15h Guilheme Soares Pitch 1 – apresentação de afroempreendedores
3 15h15 Carlos Humberto PAINEL II – O Turismo no pós pandemia Hubber Ramos Clemente Consultor em projetos comerciais na hotelaria, 20 anos de experiência profissional na hotelaria em grandes empresas do setor, , sendo 10 anos na parte operacional , passando por todas as funções do front ( recepção , auditoria, reservas ) e mais de 10 em vendas ( Corporativas nacionais e internacionais – RFPs – , MICE, TMCs e Lazer ).
Luis Sobrinho Gestor do Núcleo de Conectividade e Programa Stopover da Investe São Paulo / Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Luis Antonio Sobrinho é formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Aviação Civil.
Marcela Pimenta Mestre em Gestão Turística com foco em turismo sustentável pela Universitat de Les Illes Balears – Espanha. É Sócia e Líder de Estratégia da Turismo 360, International Liasion Officer da UNWTO Academy no Brasil e uma das fundadoras do Turismo Spot, um portal de conteúdo técnico em turismo. Coordenou 04 cursos internacionais da Organização Mundial do Turismo e mais de 30 projetos de desenvolvimento territorial por meio do turismo. É membro da rede Vital Voices Grow, uma programa de aceleração de empresas liderados por mulheres e que causam impacto positivo em suas comunidades
4 16h15 Guilherme Soares Pitch 2 – apresentação de afroempreendedores
5 16h30 Thais Rosa PAINEL III – Perspectivas para o Turismo de Base Comunitária no Brasil Teresa Mendonça Professora associada do Departamento de Administração e Turismo da
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Ederon Marques Formado em História (USP), sócio-diretor da Araribá Turismo & Cultura, membro da OITS | Organização Internacional de Turismo Social, especializada em turismo de base comunitária
Vanessa de França Estudante de Pedagogia (Univesp), representante do Quilombo São Pedro Eldorado em SP e trabalha com Agricultura Familiar.
6 17h30 Apresentação musical
7 18h Homenagem a Tia Cida Homenagem a pessoa mais velha em operação no turismo Tia Cida Senhora, negra que aos 107 anos atuou até o mês de março com organização de grupos para viagens.

 

CURTE O GUIA NEGRO? FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO AQUI PARA CONTINUARMOS PRODUZINDO CONTEÚDO INDEPENDENTE!

LEIA MAIS:

Afroturismo: conheça 16 iniciativas brasileiras que te levam para conhecer mais da cultura negra

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 712

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *