Embaixadora do afroturismo, Black Bird Viagem completa três anos com meta de expansão

Black Bird Viagem é uma plataforma de turismo e representatividade que traz um olhar inclusivo para o mercado de turismo brasileiro. Criadora e realizadora de experiências de afroturismo, a plataforma fundada em maio de 2018 chega ao seu terceiro ano com um mercado em expansão, apesar da pandemia, e com metas de ampliar atuação nas cidades que já atua, São Paulo e Salvador, além de chegar a novas localidades.

O afroturismo leva as pessoas a vivenciarem mais a cultura negra por meio da história, gastronomia, religião, museus, vivências, negócios, visitas a comunidades e quilombos, além da música. Um turismo mais calcado na experiência, na história e em vivenciar uma cultura pouco divulgada pelo turismo comercial.

@blackbirdviagem acredita e incentiva esse movimento. Junto com outros atores desenvolve um ecossistema, valorizando a história negra, fomentando economia entre o povo preto e desenvolvendo um letramento racial aliado ao bem viver. “Inspiramos novas narrativas e criamos roteiros de afroturismo, além de debater o setor em várias esferas. Estamos muito felizes em completar três anos de existência num país em que 80% das empresas morrem antes de completar dois anos e, apesar da pandemia, temos trabalhado para expansão da nossa atuação”, afirma Guilherme Soares Dias, fundador da plataforma.

Desde 2018, a empresa conseguiu concretizar o ideal do fomento à economia criativa e ao blackmoney. “Adoramos as conexões e aprendizados e sabemos que tem muita coisa por vir pela frente”, ressalta Heitor Salatiel, que é anfitrião de experiências. A meta da Black Bird Viagem é, justamente, contribuir para tornar o turismo mais diverso e inclusivo.

EXPERIÊNCIAS

São Paulo:
Caminhada São Paulo Negra
Caminhada Bixiga Negra
Caminhada Barra Funda Negra

Salvador:
Caminhada Salvador Negra
Passar uma tarde em Itapuã
Suburbana tour
Curuzu tour
Nordeste tour

Boipeba (BA):
Caminhada Boipeba Roots

Caminhada São Paulo Negra, primeira experiência da empresa, é referência e foi indicada ao Prêmio Impactos Positivos pelo site “Lugares do Mundo” na categoria “Impacto Social no Turismo” em 2020. Fez parte da formação no curso de direitos humanos da Polícia Militar de São Paulo em 2020 e foi listada pela Fundação Telefônica/Vivo como um dos sete projetos que remodelam a relação entre cidade e pessoas em 2018.
Entre as companhias que já atendemos estão a Feira Preta, Metlife, B3, Betc, Selo Eu Reciclo, Sesc Itaquera, Buzum, Mattos Filho, grupo de diversidade do Bradesco, Vetor Brasil, Bienal de Arquitetura de São Paulo, Ação Educativa, além da Jornada do Patrimônio da Prefeitura de São Paulo.

Mesmo com a pandemia, a empresa lançou novas experiências como Passar uma tarde em Itapuã, Curuzu Tour, Nordeste Tour, em Salvador, além da Caminhada Boipeba Roots e das experiências virtuais para empresas. Nos próximos meses novas experiências devem ser incorporadas ao portfólio e a empresa pretende continuar incidindo politicamente para a institucionalização do afroturismo. “Esse é um setor que tende a crescer muito no Brasil nos próximos anos e queremos participar disso ativamente”, finaliza Guilherme.

Conheça mais: Acompanhe-nos no www.instagram.com/blackbirdviagem.

Na Mídia: A Black Bird Viagem já foi destaque em veículos como TV GloboFolha de S.PauloEstadãoBBCUOLG1BuzzfeedDeutsche Welle (DW)Catraca LivreIsto ÉNexoAlma PretaProjeto DraftHypeness, site Sebrae MSMetroCorreio do EstadoMinerva Net (site da Noruega), Agora SPMundo NegroHysteria, entre outros.

LEIA MAIS:

Salvador é a meca negra: todo negro precisa ir pelo menos uma vez

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 667

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *