Encontro Nacional de Estudantes de Turismo discute lutas antirracistas e afroturismo

Guia Negro faz parte da conversa que reúne professores de diferentes áreas

O Encontro Nacional de Estudantes de Turismo (Enatur) reuniu palestrantes, empresários e professores do turismo para falar sobre Inovação. Devido ao adiamento do congresso presencial em Ouro Preto para maio de 2021, o evento foi realizado online com o nome de Enatur em Casa. A abertura do evento, que ocorreu entre 23 e 25 de setembro, debateu sobre “As lutas antirracistas contemporâneas e os novos desafios do turismo”, por cerca de duas horas e reuniu quatro painelistas.

O editor do Guia Negro, Guilherme Soares Dias, estava entre os convidados, ao lado de Felipe Alves de Oliveira, doutorando em História; Luana Melo e Silva, doutora em História; Moacir Maia, doutor em História Social. Durante a conversa foram discutidos os movimentos sobre as estátuas e monumentos nas cidades brasileiras; a história do movimento negro; o histórico da escravização e o turismo em Ouro Preto, além do afroturismo.

Durante o evento, o editor do Guia Negro explicou que o turismo étnico é uma vertente do turismo cultural e valoriza o patrimônio material e imaterial de um determinado grupo étnico e que no afroturismo o foco é a população negra e sua identidade. A falta de dados sobre o percentual de turistas negros nos destinos turísticos também foi levantada, uma vez que o segmento de turismo brasileiro nunca investiu em pesquisa de mercado com um perfil racial. Nem Ministério do Turismo, nem empresas que atuam no mercado, sabem como 56% da população se comporta em relação com viagens.

O fato de as pessoas negras serem maioria e o afroturismo ainda ser considerado nicho de mercado foi outro tema levantado. “Falta equidade e inclusão no mercado de turismo. Falta de oportunidades de trabalho nas comunidades locais, sejam quilombos, aldeias indígenas ou comunidades ribeirinhas”, afirmou Guilherme. O panorama do afroturismo no Brasil e no exterior também foi traçado, assim como exemplos de iniciativas nesse segmento.

Durante o Enatur em Casa, também foram debatidos temas como gestão do patrimônio ambiental e sustentabilidade no turismo; patrimônio, museus e turismo: avanços e retrocessos; turismo e empreendedorismo; turismólogo 4.0: entenda o mercado e as tendências; turismo e a criação de conteúdo nas mídias sociais; gestão da profissão frente à pandemia e agenda 2030; usufruto do patrimônio como atrativo turístico e práticas de conservação; dicotomia entre desafios e reestruturação no cenário pós-pandêmico.

CURTE O GUIA NEGRO? FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO AQUI PARA CONTINUARMOS PRODUZINDO CONTEÚDO INDEPENDENTE!

LEIA MAIS:

Afroturismo: conheça 16 iniciativas brasileiras que te levam para conhecer mais da cultura negra

 

 

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 670

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *