Flipeba celebra ancestralidade e literatura

A ilha de Boipeba, localizada no município de Cairu, região do Baixo Sul da Bahia, se prepara para a 3 ° edição da Festa Literária de Boipeba (Flipeba).  O evento acontece entre os dias 9 e 12 de outubro e  reúne escritores, artistas, estudantes e professores da rede municipal e da estadual de ensino, além de moradores e turistas que visitam o local.  

Com o tema  “Histórias Ancestrais: a literatura como ponte entre passado, presente e futuro”, a Festa terá mais de 30 atividades, entre oficinas educativas, contações de histórias,  mesas literárias, mostra de cinema, lançamentos literários, performances, apresentações musicais e exposições.  O evento é totalmente aberto, gratuito e conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

“Essa edição da FLIPEBA é a consolidação do trabalho de 3 anos que articulou a comunidade local, instituições públicas, a escola, artistas de diferentes áreas, o turismo e o comércio”, afirma Gilvan Reis, um dos coordenadores do evento. “É uma enorme alegria e um momento de celebração colocar a Festa na rua, mobilizando uma enorme rede na ilha em prol da educação e da cultura”, destaca. 

Entre os nomes já anunciados para a atividade estão o do Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, a escritora e atriz Cássia Vale, do roteirista Fil Braz, do poeta Lucas Matos, do DJ e produtor musical Eric Terena, da escritora e idealizadora do Slam das Minas, Nega Fyah, do jornalista Uran Rodrigues, da escritora e jornalista Valéria Lima, além dos artistas locais e da região, como rapper Yago Chefe, Jenice e o grupo Raízes do Mangue, Fredinho O Louco.  Nessa edição também ocorrerá o lançamento do livro “Histórias Ancestrais” escrito pelos estudantes da rede pública de ensino, além do videoclipe “Moreré Amor É”, de Paulinho Lima e Vinícius Santana.  

As novidades da programação e informações sobre o evento, como transporte, hospedagem, dicas de lazer e turismo na ilha, já podem ser conferidas diretamente no instagram @flipeba.  

Oficina de grafite para abrir caminhos

Como parte das ações continuadas, a Flipeba promoveu no começo de setembro, em parceria com o projeto Amazônia de Pé, a Virada Cultural. O objetivo foi participar da mobilização nacional em defesa da floresta, reconhecendo os saberes de comunidades tradicionais na proteção da natureza.

Essa foi  a segunda ação realizada pela Flipeba neste segundo semestre. Na última semana de agosto, aconteceu a oficina de grafite na Biblioteca “Eu Acredito do Centro Cultural” comandada pelo artista grafiteiro Gutemberg Sollys com a participação de 50 estudantes do ensino médio da  Escola Estadual Cândido Meireles (Anexo Boipeba). O tema escolhido para o mural foi “Mulheres da Independência”, uma homenagem às heroínas baianas que lutaram na Independência da Bahia. 

“Desenvolver a educação continuada e plural é um dever social e a FLIPEBA tem trilhado esse caminho tão importante para todas as gerações, mas, especialmente, com os nossos alunos, com os jovens aqui da ilha”, destacou a professora Cátia Suzete, uma das coordenadoras do evento. 

Serviço:

O quê: Festa Literária de Boipeba (Flipeba), Boipeba, Cairu – Bahia. 

Quando: De 9 a 12 de Outubro

Onde: Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia. 

Gratuito

Leia mais:

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 698

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *