Jogo do privilégio em viagens e quais as “vantagens” de ser um viajante branco

Vamos falar sobre privilégio das pessoas brancas e como ele impacta as pessoas negras quando viajam? Privilégio é um direito especial de um grupo sobre a maioria, uma espécie de vantagem que um indivíduo ou grupo pode receber em relação ao restante sociedade. A definição é do Instituto Identidades do Brasil (IDBR) e lembra que no Brasil o racismo estrutura todas as relações e está presente tanto nas relações cotidianas, quanto relações de poder. Isso significa que o privilégio confere às pessoas brancas maiores salários, maior acesso à educação e até mesmo mais possibilidade de se manter vivo.

O privilégio branco é um fator silencioso, naturalizado no cotidiano que condiciona negros às piores condições de vida e garante aos brancos acesso facilitado à diversos tipos de vantagens sociais. O privilégio é sempre contextual e relativo, todos nós temos certos privilégios em relação a outras pessoas em determinadas circunstâncias ou áreas de nossas vidas.

Um homem tem certas vantagens sistêmicas ou estruturais em relação a uma mulher: eles ganham mais que as mulheres exercendo a mesma função, mesmo que em muitos casos elas tenham maior escolarização. Porém se o homem for negro, ele tem menos privilégios em certos aspectos em relação a uma mulher branca. Além de receber menos, ele está sujeito a discriminação racial no próprio trabalho e em sua vida em geral, por exemplo.
O IDBR lembra que “por mais que a desigualdade racial seja uma realidade dura, precisa ser enfrentada por todos para tornar possível a construção de um mundo mais justo e igualitário.

Reconhecer privilégios e ter empatia por grupos que não tem acesso às oportunidades pode ser um bom caminho para construção de diálogos que possibilitam trabalhar a diversidade e construir mudanças sociais”.

A partir do entendimento do que é o privilégio, criamos um jogo para mostrar como o privilégio branco impacta as pessoas negras que viajam.

Faça o teste:

1 – Abaixe um dedo se você já foi a única pessoa da fila revistada para entrar num avião

2 – Abaixe um dedo se alguém já escondeu seus pertences achando que você ia roubá-lo

3 – Abaixe um dedo se alguém já mudou de lugar no ônibus ou avião só para não sentar do seu lado

4- Abaixe um dedo se você tem dificuldades de achar pessoas da sua cor falando sobre viagens na internet ou mesmo nos lugares turísticos pelos quais passa

5 – Abaixe um dedo se você já foi abordado por policiais no meio da rua enquanto turistava em outro país

6 – Abaixe um dedo se já alertaram para não ir a um país por aquele lugar ser racista e perigoso para você

7 – Abaixe um dedo se já te insultaram com expressões depreciativas por conta da sua cor

8 – Abaixe um dedo se já fizeram cara feia ao você chegar num restaurante por conta da sua cor

9 – Abaixe um dedo se já não te atenderam em um hotel caro, achando que você não poderia ser um hóspede, mesmo estando bem vestido

10 – Abaixe um dedo se foi a algum hotel, festa ou restaurante e as únicas pessoas da sua raça estavam trabalhando naquele ambiente

Quantos dedos sobraram? Isso é privilégio. E o que você vai fazer a respeito?

Veja o vídeo feito por Gabi Valverde, do perfil @viajandocomgabi e do Guilherme Soares Dias, editor do Guia Negro, que fizeram o jogo:

https://www.instagram.com/p/CByiVmxHMWO/

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 706

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *