A exposição será a primeira visualização pública do resultado do projeto, que depois irá percorrer outros espaços. Os retratos integrarão à coleção da Pinacoteca de São Paulo, criando uma importante intervenção no que diz respeito à busca por maior representatividade de artistas negros no museu.
Enciclopédia Negra (nome provisório da exposição)
Curadoria: equipe do projeto Enciclopédia Negra e da Pinacoteca de São Paulo
De 11.04.21 a 11.10.21
Pinacoteca de São Paulo: Edifício Pina Luz Praça da Luz 2, São Paulo, SP
Ingressos: R$ 25 apenas pelo site da Pinacoteca (www.pinacoteca.org.br)
Meia entrada R$ 12,50. Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento, mas devem reservar os ingressos no site e comprovar a idade ao chegar no museu.
Importante: A bilheteria física e o estacionamento permanecem fechados.
Véxoa: Nós sabemos
Curadoria: Naine Terena
Visitação: até 22 de março de 2021
De quarta a segunda, das 10h às 18h.
Ingressos: Gratuito para todos, museu aberto de quarta a segunda, mas necessário reservar no site da Pinacoteca (www.pinacoteca.org.br).
Importante: O ingresso é válido para visitar a exposição Véxoa: Nós Sabemos e a exposição: Acervo. Ele não é válido para visitar as salas expositivas da exposição OSGEMEOS: Segredos, que tem ingresso exclusivo e que também deve ser adquirido/reservado no site.
A nova apresentação da coleção da Pinacoteca foi inaugurada no dia 31 de outubro de 2020 e ocupa 19 salas divididas entre o primeiro e o segundo andar do Edifício da Pina Luz com cerca de mil obras de mais de 400 artistas. A reformulação, elaborada pelo Núcleo de Pesquisa e Curadoria em conjunto com as outras áreas do museu, bem como em diálogo com colaboradores externos, se baseia em narrativas mais diversas e inclusivas. A instituição opta por substituir a narrativa linear e cronológica em favor de um olhar mais crítico, que provoca o acervo a reverberar questões mais contemporâneas. O projeto curatorial mescla tempos históricos e técnicas artísticas, debate a representatividade de artistas mulheres, afrodescendentes e indígenas no acervo, investiga as relações entre arte e sociedade, bem como a representação da paisagem e do espaço urbano. A mostra é toda construída a partir de diálogos entre obras, estratégia testada por muitos anos pelos programas educativos. Para esta exposição, os ingressos são gratuitos, mas mesmo assim é preciso reservar pelo site (www.pinacoteca.org.br) por data e horário. A bilheteria física e estacionamento permanecem fechados.
Pinacoteca: AcervoVisitação: permanente
De quarta a segunda, das 10h às 18h.
Pinacoteca de São Paulo: Edifício Pina Luz Praça da Luz 2, São Paulo, SP
Ingressos: Gratuito para todos, museu aberto de quarta a segunda, mas necessário reservar no site da Pinacoteca (www.pinacoteca.org.br).
Importante: O ingresso é válido para visitar a exposição Véxoa: Nós Sabemos e a exposição: Acervo. Ele não é válido para visitar as salas expositivas da exposiçãoOSGEMEOS: Segredos, que tem ingresso exclusivo e que também deve ser compradas pelo site www.pinacoteca.org.br .