A primeira Rota Afro do município de Rio Claro, no interior paulista, ocorre neste sábado (11/3/23). O percurso turístico tem início às 9:30 em frente a Prefeitura de Rio Claro. A atividade conta as principais narrativas da História Negra do município e as contribuições do território para o Oeste Paulista na perspectiva afrobrasileira. Os ingressos estão à venda no nas redes sociais do projeto (@RotasAfro)
A edição de lançamento do Rotas Afro em Rio Claro passa por pontos da região central como: Jardim Público, Praça da Liberdade, São Benedito, Clubes Sociais Negros, além de contar histórias de personalidades negras da cidade e região. O tour é feito a pé, em um percurso tranquilo que percorre lugares e espaços importantes para a cultura e história da comunidade negra da cidade. O trajeto tem duas horas de duração e é ideal para crianças, jovens e adultos interessados em história, cultura ou passeios ao ar livre.
“O roteiro de Rio Claro é muito tranquilo e tem como foco principal comentar sobre os espaços de organização da comunidade negra, a cidade é um grande exemplo disso.” comenta Julia Madeira, fundadora da iniciativa.
O Rotas Afro é um projeto que promove caminhadas turísticas e culturais no interior de São Paulo com o objetivo de contar as histórias negras dos territórios. Além da realização dos roteiros em Rio Claro, o projeto realiza os tours de afro-turismo nas cidades de Piracicaba, Campinas e Vinhedo desde 2019 e atende escolas da rede pública e privada através do “Rota Afro nas Escolas” que já atendeu mais de 300 alunos no último ano.
“A rota Afro Rio Claro é a nossa quarta cidade atendida aqui no interior, quem participa de todos os roteiros consegue ter um panorama do Oeste Paulista Negro. Cada cidade tem sua beleza e lugar na histórias mas, todas formam o que entendemos de história afro-caipira” comenta Julia Madeira.
A iniciativa conta com a idealização e direção da produtora cultural e guia de turismo, Julia Madeira, com mediação e pesquisa do historiador Guilherme Oliveira e mediação da educadora Malu Santana . O time tem com objetivo atingir mais escolas e pessoas, aprimorar a pesquisa e colaborar com o resgate e a preservação do patrimônio negro no interior paulista por meio do afroturismo.
Sobre o Rotas Afro – Projeto de afroturismo que conecta pessoas, lugares e histórias negras. Desde 2019, vem se consolidando na cidade de Piracicaba baseado nas pesquisas do historiador Noedi Monteiro e do filósofo Antônio de Paula Junior, e atualmente, a iniciativa também atua nas cidades de Campinas e Vinhedo em parceria com o historiador e anfitrião do Rotas Afro, Guilherme Oliveira. Além do roteiro aberto ao público geral, o projeto busca atender escolas e professores gratuitamente através do “Rota Afro nas Escolas”. A fundadora do Rotas Afro é Julia Madeira, produtora cultural, guia de turismo e pesquisadora do patrimônio negro.
SERVIÇO:
ROTAS AFRO RIO CLARO
HORÁRIO: 11 DE MARÇO ÀS 9h30
Ponto de Encontro: PREFEITURA DE RIO CLARO – Rua Três, 945 – centro
VALOR: 30,00
Próximas Edições: 11/03 e 15/04 e agenda aberta para tours privados
REDES SOCIAIS: @rotasafro / rotasafro@gmail.com /
LEIA MAIS: