Salvador é um dos 52 lugares a se conhecer em 2019, segundo New York Times

Jornal norte-americano indicou visita ao centro histórico e hospedagem em hotéis de alto padrão

Texto: Guilherme Soares Dias/Fotos: Heitor Salatiel

Salvador é a capital do verão. É a cidade onde todo mundo quer passar a Lavagem do Bonfim, a Festa de Iemanjá, a eleição da Deusa do Ébano, do Ilê Aiyê, ou Carnaval. E nem só de verão vive a capital baiana. Há festas populares durante todo ano e uma cultura negra tão efervescente que fizeram nós aqui do Guia Negro elegermos a cidade como meca negra, um lugar que todo preto precisa ir pelo menos uma vez na vida. Em 2018, eu passei o verão por lá e elegi os 12 melhores momentos. Agora foi a vez do principal jornal do mundo, o norte-americano New York Times, colocar a cidade na sua lista anual de 52 lugares a se conhecer em 2019.

É a única cidade ou destino brasileiro na lista, na 14ª posição. A indicação é resultado da reformulação da primeira capital do Brasil e do novo momento de reconhecimento da cultura e história negra no país. O artigo escrito por Nora Wal lembra que depois de completar uma iniciativa de preservação histórica de cinco anos para salvar sua designação de patrimônio da Unesco, Salvador, com suas fachadas coloniais coloridas, ruas de paralelepípedos e praias, está brilhando. Erguendo-se ao longo da costa, o centro histórico da cidade se movimenta com uma vibrante cultura afro-brasileira, que vai desde apresentações semanais gratuitas de samba e bateria, música clássica e capoeira.

Os visitantes também podem encontrar a história de Salvador exibida na nova Casa do Carnaval e, abrindo em 2020, o Museu da Música ou assistir a um concerto ao vivo no Centro de Convenções de Salvador, que será inaugurado ainda este ano. O Fera Palace Hotel, uma jóia Art Déco reformada, e o recém-criado Fasano Salvador, abrigado em um antigo prédio de jornal da década de 1930, tem vista para a Baía de Todos os Santos, que em novembro sediará a chegada da Regata Internacional Transat Jacques Vabre, uma corrida ao longo da histórica rota comercial do café entre a França e o Brasil. A recém-construída linha de metrô de Salvador liga de maneira conveniente o centro da cidade e o aeroporto internacional em expansão, onde o voo semanal da Latam de Miami agora aterra.

Entre países e lugares não brancos, a lista destaca ainda: Puerto Rico (1); Hampi, Índia (2); Panamá (4); Danang, Vietnan (15), Tunísia (27), Gambia (28) e Dakar, Senegal (42)

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 670

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *