São Paulo premia 33 influenciadores de viagem: só 1 é negro

A SP Turis, empresa da Prefeitura de São Paulo de eventos e turismo, organizou um prêmio para reconhecer o trabalho de profissionais que divulgam a vida cultural, gastronômica, os eventos e o turismo da cidade de São Paulo. Foram reconhecidos 33 perfis, sendo 32 liderados por pessoas brancas e um por uma pessoa parda, ou seja, negra. Número bastante inferior ao percentual de pessoas que se consideram negras na cidade: cerca de 32% de pessoas. Do total de premiados, somente dois perfis têm com foco a periferia, ambos de Parelheiros.

De acordo com a SP Turis, o encontro marcou o início da comemoração dos 470 anos da cidade, que costuma privilegiar as histórias brancas da cidade, como a migração japonesa, italiana, e apaga as histórias negras, indígenas e nordestinas, que formam a cidade.

Na entrega do prêmio, três homens brancos: o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o presidente da SPTuris, com Gustavo Pires, e o diretor da Roda Rico, Marcelo Mugnaini, premiaram influenciadores também brancos.

O projeto começou a ser desenvolvido no ano passado e teve a adesão de mais de 200 influenciadores interessados. Segundo a SP Turis, para chegar ao grupo selecionado foram considerados o histórico das publicações, o engajamento de público, a temática principal e o número de seguidores.

Os dados mostram um crescimento de 33% no número de turistas que visitaram a capital nos últimos doze meses. A cidade ainda não mensura o percentual das pessoas negras que a visitam. Mas, com certeza, há um número significativo de pessoas negras que não costumam se ver nas postagens dos influenciadores premiados.

A SP Turis abre ainda a possibilidade de todos os interessados fazerem sugestões ou apresentar ideias vinculadas ao aniversário da cidade devem entrar no www.spturis.com/sp470 . Nossa sugestão estará por lá e a de vocês?

E, por fim, que influenciadores de viagens negros gostariam de ver premiados pela SP Turis?

#saopaulo #influenciadores #conteudo #branquitude #spturismo #turismo #guianegro #rodarico #premio

LEIA MAIS:

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 695

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *