Série que faz imersão em terreiros de candomblé vai ao ar no Futura toda sexta

A série Àgbára Dúdú – Narrativas Negras está no ar pelo Canal Futura. Gravada na Bahia, a série de 13 episódios, ambientada dentro dos terreiros de candomblé e construída pela vivência do povo de santo, faz uma imersão na cultura e religião afro-brasileira a partir da trajetória de grandes líderes e suas comunidades.

Entre os temas abordados estão  identidade, negritude, racismo, intolerância, história, cultura, religiosidade e gênero, entre outros. O primeiro episódio acompanha Mameto Lúcia e mostra a Festa de Bamburucema, tocando em temas como a presença afro no carnaval e a “ditadura da beleza branca europeia”. A temporada traz ainda episódios que retratam Joãozinho da Goméia; a trajetória de Mãe Olga do Alaketu; Mãe Menininha do Gantois, Mãe Senhora,  Mestre Didi, Pai Pecê de Oxumare, Pai Balbino Daniel de Paula, Mãe Jaciara, Mãe Raidalva e reflete sobre importância da ancestralidade na formação da sociedade brasileira; entre outros personagens e temas fundamentais da história do candomblé. A série tem produção da Truque e direção de Silvana Moura.

‘”  São histórias de luta e defesa dos terreiros de candomblé como potentes espaços de construção política, identitária, de cidadania, acima de tudo, de humanidades e ancestralidades. Esses espaços sobrevivem diante da nuvem tenebrosa instalada no Brasil, que se disfarça de cristianismo, e extermina diferenças em nome de um suposto Deus. Por isso, Agbára Dúdú não é (só) uma série. É uma continuidade afetiva e política. Belíssimo trabalho, Silvana Moura e sua gang! A pisada forte do dono do ferro os acompanha, não tenho dúvida, agora é hora de deixar o vento espalhar essa belezura! Que se multiplique e transborde! “, diz Edinaldo Mota Jr. , jornalista e pesquisador do TRACC-UFBA.

A série começou a ser exibida em 20 de novembro e vai ao ar todas as sextas-feiras às 22h, além de domingo 18h e terça 16h30 no Canal Futura.

LEIA MAIS:

Filme “Samba de Santo – Resistência Afro-baiana” será lançado na Mostra Internacional de Cinema

 

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 670

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *