Turismo de eventos vai movimentar afroviajantes nos próximos anos, mostra pesquisa

O turismo cultural e de eventos, depois das viagens de férias, irão movimentar o planejamento das pessoas negras nos próximos 24 meses, segundo pesquisa realizada pelo Painel Bap, startup de inteligência de negócio, durante o Festival Feira Preta 2022, que ocorreu no início do mês de dezembro. O evento reuniu mais de 50 mil pessoas no Memorial da América Latina em São Paulo. “Entendemos que as viagens de férias ocupam o maior percentual do planejamento já que 45% dos respondentes trabalham com carteira assinada. Entretanto, as viagens para feiras, eventos e cidades/locais onde é possível fazer uma imersão cultural também estarão presentes no planejamento, principalmente para aqueles que dizem que ‘Ser Negro no Brasil é ter orgulho da sua ancestralidade’, uma das questões perguntadas na pesquisa”, ressalta afirma Marco Lima, head da Bap for Business, braço de inteligência do Painel Bap, responsável pelo estudo.

A pesquisa mostra a força de eventos como Afropunk, Festival Feira Preta e Festival Batekoo na movimentação econômica e turística das cidades. Um das empresas de afroturismo que adota justamente a estratégia de organizar viagens para festivais é a Brafrika que traça seu calendário anual a partir de eventos em diferentes cidades brasileiras e pelo mundo. O levantamento do Painel Bap teve por objetivo mapear as tendências de consumo e documentar as vozes e opiniões da população preta, fomentando o afro empreendedorismo como decisivo para a transformação social. Os dados apontam ainda que 33% das pessoas entrevistadas sempre compram produtos de afroempreendedores. Sobre os 57% que compram às vezes e 11% que nunca compraram, em comum, ambos ,acreditam que apenas em eventos como a Feira Preta é possível encontrar outros produtos além de vestuário e comidas tradicionais das nossas culturas. “Neste sentido, existe ainda um grande mercado inexplorado fora das bolhas dos eventos pretos”, afirma Lima.

Painel Bap na Feira Preta

A empresa inovou ao montar um escritório na Feira, saindo do digital para o mundo real trabalhando full time com o time completo mais uma equipe de recrutadores e pesquisadores, os Bappers, que circularam pelo evento.  Saiba mais sobre a história do Painel Bap com a Feira Preta.

A Pesquisa Bap Feira Preta 2022 é uma realização importante para o desenvolvimento do afroempreendedorismo, pois traz dados relevantes sobre consumo, cultura e tendências. “Foi muito importante para nós passarmos pela Aceleração do PretaHub e poder realizar um estudo histórico construído por uma empresa preta sobre um retrato do nosso momento histórico e social. A Feira Preta é um recorte da cara da população preta brasileira, lutadora, criativa, empreendedora e também alegre e orgulhosa da nossa cultura e ancestralidade, diz a CEO do Painel Bap, Luanna Teofillo.

LEIA MAIS:

Afroviajantes preferem viagens para capitais do Nordeste e com história negra

 
 
Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 703

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *