12 restaurantes de afroempreendedores para comer em Salvador

A gastronomia baiana é um dos destaques de Salvador e herança da diáspora africana que marca a identidade da cidade, que tem 83% da população negra. Há diversos restaurantes estrelados – nem sempre chefiados por pessoas de cor preta ou parda – e nós trazemos aqui nosso Guia Negro de quais restaurantes de afroempreendedores, de diferentes regiões, são obrigatórios visitar quando estiver na cidade.

Confira:

1 – Alaíde do Feijão

Alaíde da Conceição que chefiou o restaurante por vários anos herdou o dom da comida da mãe, Maria das Neves, com quem aprendeu a tratar bem os clientes e a temperar o feijão. A feijoada baiana, bastante consumida nas festas de largo, costuma ter feijão marrom e além de carnes de porco, tem carne de vaca. O segredo da comida é exatamente esse: o tempero das carnes. Dona Alaíde faleceu em 2022 e as filhas assumiram o local. A rua que abriga o restaurante frequentado por artistas, integrantes do movimento negro e políticos baianos mudou de nome e ganhou o nome do estabelecimento. Icônico.

O restaurante fica na Rua Alaíde do Feijão, 26, Pelourinho, e funciona todos os dias das 11h30 às 22h.

2 – Re-Restaurante Dona Suzana

Situado na comunidade Solar do Unhão e com vista para o mar, o Re-Restaurante Dona Suzana oferece preços justos e ambiente acolhedor. O espaço é uma varanda ao lado da casa da cozinheira Suzana de Almeida Sapucaia. Um dos diferenciais do do local é o amor que Suzana emprega em suas receitas e os peixes e mariscos pescados pelo marido, Antônio, que vão para os pratos. O restaurante oferece moqueca de peixe, arraia, camarão ou vegetariana, peixe frito e feijão fradinho. 

Endereço: R. da Conceição da Praia – Comércio. (Coloque no aplicativo de corridas: Museu de Arte Moderna da Bahia)

Funcionamento: Todos os dias 12h às 16h

3 – Solar Gastronomia

Na Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho, que oferece diversas opções gastronômicas, o Solar Gastronomia é liderado pela chef Dea Nascimento e serve culinária baiana contemporânea. O espaço é perfeito para comemorações, tem pratos com um toque refinado e deliciosos – a alta gastronomia que o público negro merece – acompanhados de um repertório jazzístico, em alguns finais de semana. Todo dia 2 de fevereiro o restaurante prepara uma feijoada de frutos do mar e festa em comemoração ao Dia de Iemanjá. Recomendações: dadinho de tapioca, linguiça com mostarda, macarrão com frutos do mar e maniçoba. Destaque também para os drinks.

Endereço: R. Fonte do Boi, nº 24 – Rio Vermelho

Funcionamento: Terça – Domingo 11h30 às 21h30

4 – Encantos da Maré

Tem uma das melhores vistas de Salvador, culinária baiana e delivery. Com uma unidade em frente a Igreja do Bonfim e outra na Pedra Furada, serve moqueca, peixe frito, carne de fumeiro, arrumadinho e pratos com camarão. O aconchego do espaço é acompanhado pelo sorriso da chef Deliene Mota, que trabalhou muitos anos em eventos até abrir o seu próprio espaço. Vale conferir.

Unidade Bonfim – Rua Teodósio Rodrigues de Faria, 27 – Bonfim (ao lado da Igreja do Bonfim)

Unidade Conceito – Rua da Pedra Furada – Monte Serrat

De terça a domingo das 11h às 18h

5 – Bar da Neinha Point do Camarão

Sabor e qualidade, o local promete a melhor moqueca da Suburbana, além de vista para a baía de todos os santos e ambiente simples, acolhedor e familiar. O espaço é especialista em frutos do mar, tem tempero caseiro, preços justos, pratos generosos e cerveja gelada.

Rua Batista Machado, 45, Plataforma.

Funciona de Terça a domingo das 9h30 às 22h.

6 – Zanzibar

A história do Zanzibar é mesclada com a de Ana Célia, dona e chef do estabelecimento, integrante do movimento negro. A primeira instalação do restaurante aconteceu na antiga casa dos pais, no bairro Garcia. Hoje, é um dos lugares mais badalados da cidade, localizado no bairro Santo Antônio Além do Carmo, abrigando um decoração com identidade afro e uma lista vista. Serve uma culinária africana diferenciada, inspirada nos pratos que Ana Célia aprendeu com a tia na infância, como o Ebubu Fulô: peixe ao molho de camarão e gengibre, com purê de banana da terra e arroz, além do famoso arroz de coco com camarão.

Endereço: R. Direita de Santo Antônio, nº 60-B – Santo Antônio Além do Carmo

Funcionamento: Terça – Quinta 12h às 18h | Sexta – Sábado 12h às 22h | Domingo: 12h às 18h

7 – Maria de São Pedro

Desde 1925, o restaurante hoje localizado no Mercado Modelo promete “o melhor da comida baiana”. Culinária de especialidades à la carte em ambiente familiar descontraído e espaçoso com música suave ao vivo e vista para a baía de todos os santos. Administrado pelos filhos da célebre cozinheira Maria de São Pedro que foi tema de crônicas, texto de Jorge Amado e da música de Camafeu, cantada por Martinho da Vila.

8 – Bar do Miro Oficial

Localizado em Itapuã, o bar oferece petiscos como carne de sol, caldo de sururu e camarão, além de peixe frito, moquecas. Outros carros-chefe são a carne com queijo coalho e a rabada. Além de servir as comidas no restaurante é possível encomendar. O bar é simples e acolhedor e os preços são bastante atrativos, inclusive os das bebidas.

Localizado na Rua Tenente Bento, n.16, Nova Brasília de Itapuã (atrás da feira de Itapuã)

9 – Jiló Salvador

Chefiado por Icaro Rosa, o restaurante serve “cozinha contemporânea feita com amor”. Por lá, o menu executivo sai por R$79, com direito a entrada, prato principal e sobremesa (existem outras variações de preços e pratos). Entre as opções de comida estão: Sobrecoxa de frango desossada, assada, servida com purê de cenoura e molho de curry; peixe com legumes ao curry; risoto de moqueca, entre outros.

Localizado na Alameda Salerno, 49 – Pituba

Funcionamento: de quarta a sábado das 12 às 15h30 e das 19hs às 22:30 e no domingo das 12h às 15h30.

10 – Dona Mariquita

Cozinha patrimonial da Bahia, no coração do Rio Vermelho. Chefiado por Leila Carreiro, serve xinxim de galinha, moquecas, feijão fradinho, frigideira de aratu, vatapá, acarajé, arroz de hauçá, entre outras iguarias baianas. Criado em 2006, o restaurante tem como proposta resgatar as comidas típicas regionais servidas nas feiras livres da Bahia, comida de rua, comida de raiz. Numa viagem às origens Dona Mariquita resgata receitas e ingredientes originais, trazendo do recôncavo da Bahia mariscos, sementes e folhas, mesclando as influências indígenas, africana e sertaneja.

Rua do Meio, 178 – Rio Vermelho

Funciona de terça-feira a domingo, das 12h às 17h

11- Bar da Mônica

Bar-restaurante que se identifica como o “mais tropical da cidade” oferecendo cerveja gelada, comida caseira e uma praia particular na Gamboa de Baixo. O acesso é feito por barcos ou por uma escadaria que corta a comunidade. Por lá, são servidos. Chefiado por Mônica Arcela serve deliciosas moquecas e está praticamente dentro do mar. É importante conhecer os moradores e suas histórias, e não apenas chegar, pedir seu prato, comer, tirar foto e ir embora. Sempre tem música e vale chegar cedo.

R. Barbosa Leal, N°31 – Gamboa de baixo

Funciona de segunda a segunda das 9h30 às 18h

12 – Bar Ulisses

Gastronomia Regional, o restaurante serve comidas da cozinha baiana tradicional com opções interioranas e costeiras em casarão de ambiente boêmio e despretensioso no bairro mais charmoso e cool da cidade. O local carrega o legado e a simpatia do dono, o Sr. Ulisses, e muitos dos frequentadores foram seus amigos. Além das moquecas, destaque para a caipirinha, bolinho de cabelo de anjo e peixe frito. Da varanda é possível ver um lindo pôr-do-sol.

Funcionamento: Quarta a Domingo a partir das 11h até às 21h

R. Direita de Santo Antônio, 541 – Santo Antônio Além do Carmo

E, para você, quais são os restaurantes imperdíveis de afroempreendedores em Salvador?

Colaboraram Juci Santana e Heitor Salatiel

 Apoie nossa campanha de apoio permanente que nos permite fazer conteúdos independentes e compartilhe nossas ideias.

LEIA MAIS:

Compartilhe:
Avatar photo
Guilherme Soares Dias

Jornalista, consultor, empreendedor e amante de viagens

Artigos: 37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *