O congresso online Afropresença pretende discutir a inclusão de negros no mercado de trabalho. De hoje (30) até o dia a 2 de outubro ocorrerão mesas gratuitas sobre diversos temas. O turismo está entre os temas que serão debatidos. Ao todo, mais de 70 empresas aguardam pelo banco de talentos. O foco principal das oportunidades é para jovens negros, mas o evento é para todos.
O painel de turismo, que ocorre em 1 de outubro às 12 horas, será mediado pelo editor do Guia Negro, Guilherme Soares Dias, e vai contar com Newton Gomes, Hubber Clemente e Salmah Menelik. A intenção é discutir a importância da representatividade e estratégias para inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho do Turismo.
Nos três dias de evento, os jovens poderão se candidatar a vagas de emprego, participar de oficinas de recursos humanos, painéis com universidades, empresas, agências de publicidade e escritórios de advocacia, além de acompanhar debates com a sociedade sobre o mercado de trabalho onde negras e negros precisam ser inseridos, com o apoio de entidades, organismos internacionais e nacionais.
A procuradora e coordenadora da Coordigualdade do MPT-SP, Valdirene Assis, lembra que a presença de jovens negros e negras nas universidades brasileiras cresceu significamente desde 2017, em razão das ações afirmativas como as políticas de cotas, mas essa presença não se refletiu nas empresas. “Esses jovens não estão no mercado de trabalho na mesma intensidade que estão na universidade. Eles se graduam, fazem mestrado e doutorado, são super qualificados, mas dificilmente ingressam nas empresas. Por isso, a proposta do Afro Presença é de inclusão desse público”, explica Valdirene.
Com a programação dividida nos pilares sociedade em debate, mercado em debate e carreira em debate, o cronograma do evento engloba temas como racismo estrutural empresarial, universidade e inclusão, escolha profissional e ferramentas de autoconhecimento, jornalismo, marketing, artes cênicas, educação física, relações internacionais, economia, farmácia, ciência, combate ao racismo no futebol, impacto da crise de Covid-19 para a população negra, letramento racial, entre outros.
No dia 1 de outubro, os temas abordados serão advocacia, turismo, gastronomia, mercado de luxo, indústria química, telecomunicações, tecnologia, mitos e verdades em processos seletivos, , como usar o LinkedIn, políticas de ações afirmativas, entre outros. Já em 2 de outubro estarão em discussão saúde, expoentes negros na medicina, , engenharia e construção, arquitetura e urbanismo, agronegócio, , RH, indústria, igualdade de oportunidade e estratégias para combater o racismo institucional, LGBTQ+ sob a perspectiva negra e um show de encerramento.
O porcentual de pessoas que se declaram negras no Brasil chega a 56,10%, segundo os últimos dados do IBGE. Mas apesar de representarem a maioria da população, pessoas negras ainda são minoria nos cargos de liderança no mercado de trabalho. Negros e negras são a maior parte entre aqueles que não têm emprego ou estão subocupados, sofrendo mais com a informalidade.
“Mais do que inseri-los no mercado de trabalho, é urgente a necessidade de criar ferramentas para a permanência e crescimento de jovens profissionais negras e negros, provendo de fato a mudança que todos esperam. Por este motivo, a sociedade, o poder público e a iniciativa privada estão juntos na Afro Presença”, destaca o site do evento.
O projeto é do Ministério Público do Trabalho (MPT), Onu Mulheres do Pacto Global que está conectada com mais de 70 marcas da Coca-cola, Tim, Vivo, Bradesco, Itaú, Magazine Luiza, Bayer, Google entre outras.
Entre no site www.afropresenca.com.br saiba mais e inscreva-se.
CURTE O GUIA NEGRO? FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO AQUI PARA CONTINUARMOS PRODUZINDO CONTEÚDO INDEPENDENTE!
LEIA MAIS:
Afroturismo: conheça 16 iniciativas brasileiras que te levam para conhecer mais da cultura negra