Afroturismo na gringa: onde e quem leva para conhecer mais da cultura negra nos EUA e Europa

Por Guilherme Soares Dias* e Luana Ferreira**

O Black Travel Movement surge nos Estados Unidos com o objetivo de fazer com que negros e latinos sejam vistos como parte das pessoas que estão viajando a lazer e não apenas a serviço. Alguns aplicativos de viagem auxiliam os afro-americanos que querem ter contato com a cultura negra de outros locais. Os norte-americanos são o maior público do turismo étnico também em destinos brasileiros. Mas e nós brasileiros procuramos conhecer mais da história e narrativas negras quando viajamos para o exterior?

Afinal, também há agências na Europa que promovem walking tours, com foco na cultura negra. Para ajudar quem está interessado em ter novas experiências e fazer viagens mais diversas, o Guia Negro reuniu essas iniciativas que promovem a cultura negra em uma lista. Confira:

1 – Nomadness

Tribo de viagem nômade, que organiza roteiros e eventos e convida a comunidade negra a carimbar o passaporte e participar. É uma das principais plataformas do black travel movement dos Estados Unidos com viagens para os países africanos e da diáspora.

2 – Travel Noire 

É uma agência de viagens que “oferece ferramentas, recursos e retiros transformadores para ajudar os viajantes a descobrir, planejar e experimentar novos destinos” é também uma plataforma que reúne posts de colaboradores de diferentes países e pretende fornecer ferramentas e recursos para o viajante não convencional.

3 – Black e Abroad

Uma das principais plataformas norte-americanas do movimento de negros viajando juntos. “Somos um coletivo cultural dedicado a incentivar e celebrar as viagens negras. Junte-se ao movimento!”, pedem eles no perfil. No site, é possível comprar viagens conjuntas com outras pessoas negras, além de produtos como bonés e camisetas.

4 – Black Girls Travel Too (Meninas Negras Também Viajam) 

Promove viagens e conecta mulheres negras interessadas em explorar o mundo. Foi criado pela norte-americana Danny Rivers Mitchel, que começou a viajar na infância a partir de um projeto escolar. Anos depois, ela percebeu que aquelas viagens contribuíram para o seu crescimento pessoal e, em 2010, decidiu criar uma comunidade que inspirasse e capacitasse mulheres negras a viajar pelo mundo.

5 – Spirited Pursuit 

Plataforma digital que produz e publica conteúdo de viagem. Foi criada pela camaronense Lee Litumbe, que cresceu nos Estados Unidos, e é apaixonada por viagens, fotografia e narração. A influenciadora também organiza viagens em que o público pode desvendar lugares com ela

6 – Tastemakers Africa 

Conecta pessoas com experiências na África. Há possibilidade de fazer caminhadas, ir ao Afropunk, conhecer arte de rua, andar de bicicleta, provar comidas locais, entre outros. As experiências estão cadastradas no site e podem ser adquiridas por lá.

7 – Mr Travel Goals

A agência de turismo organiza viagens em grupos e mantém contas no Instagram que mostra crianças negras pelo mundo e grupo de famílias negras viajando.

8 – We Travel

A agência de turismo é uma plataforma norte-americana que reúne grupos e organiza viagens para a África e países da diáspora africana.

9 – Afrobuenaventura

Ache sua magia por imersão e experiências na América Latina Negra, convida o norte-americano Ronnell Perry, que fica baseado em Washington. Ronn realiza viagens em grupos e produz guias de lugares de cultura e história negra da parte sul do continente americano.

10 – AfrorioTravel 

O perfil construído pela jornalista norte-americana Kiratiana Freelon, baseada no Rio, também funciona como uma agência que recepciona afroamercianos no Brasil.

11 – The Black Travel Club

Com o objetivo de empoderar viajantes negros, o perfil produzido nos Estados Unidos traz fotos incríveis de pessoas negras viajando pelo mundo. Eles organizam viagens pelo mundo e trazem os relatos no site 

12 – The weekender trips

Agência de viagens norte-americana fundada por Raheem Manning, que promete experiência de viagem única e personalizada para jovens negros que procuram conhecer novas pessoas ou viagens com grupo de amigos para destinos pitorescos e icônicos.

EXPERIÊNCIAS:

13 – Black Gotham (Nova York)

É um empresa de mídia liderada por artistas que cria conteúdo ligado a estética para ilustrar o impacto da diáspora africana. Os tours realizados por Kamau Ware mostram uma outra Nova York.

14 – Compras no Harlem (Nova York)

Expedição antropológica do cenário da moda do Harlem em que você aprenderá sobre a história da moda negra na América. Durante anos, as marcas de alta moda chegaram à icônica rua 125 do Harlem para se inspirar. O tour de Milaika Brown, antropóloga e fashion designer, inclui visita as melhores boutiques locais, navegando pelas prateleiras para encontrar roupas escondidas que a maioria dos visitantes de Nova York não encontram.

15 –Black Heritage Tours (Amsterdã e Nova York)

Em Amsterdã e Nova York , organiza tours que exploram a ‘história oculta’ das cidades conectada à era colonial holandesa e norteamericana. Quem guias os tours na holando é Jennifer Tosch

16 – Know Nola Tours (Nova Orleans)

Oferece serviços de passeios históricos, apresentações e curadoria cultural em Nova Orleans. O tour do Bairro Francês do Patrimônio, por exemplo, mostra porque por mais de 300 anos os descendentes africanos chamaram o lugar de lar e criaram uma cultura abundante e bonita. O passeio dura duas horas.

17- African Lisbon Tour (Lisboa)

Realizado pelo guia afrocentrado Naky Gaglo, que nasceu no Togo e vive na capital portuguesa, o tour mostra o centro histórico de Lisboa de uma outra perspectiva.

18- Black History Walks (Londres)

O tour conta sobre a influência dos negros na Grã-Bretanha e a história daqueles que são constantemente discriminados por causa da cor de sua pele. Há opções de passeios guiados a pé, de ônibus e de barco pelos 2 mil anos de história negra de Londres.

19 – Walk the Spirit Tours – Black Paris & Beyond

Leva os visitantes para uma experiência de viagem francesa profunda e exclusiva e promete revelar uma perspectiva afrocêntrica que não encontrarão nos tours convecionais. A especialista em viagens para Paris negra Julia Browne fundou a Walking The Spirit Tours em 1994 e foi pioneira no gênero do turismo de herança negra em Paris.

20 – Black Paris Tour

Realizado por Ricki Stevenson oferece uma experiência cultural única, fornecendo aos viajantes informações, insights e fatos pouco conhecidos sobre a riqueza da história negra em Paris. “Para todos e todos que estão interessados ​​na história real da França e dos EUA!”, diz o site.

21 – Little Africa (Paris)

É uma agência cultural e turística que ajuda indivíduos, instituições e empresas a se conectarem com o melhor da cultura africana de Paris e de outras partes do mundo. Há tours para experimentar a culinária africana e pela moda do continente presente na capital francesa. A agência produz ainda um guia que traz informações sobre os afroempreendimentos, além de descontos em alguns dos lugares citados.

22 – Le Paris Noir (Paris)

Passeio de 3h30 passa pelo Quartier Latin e pelo Château-Rouge, bairro que concentra migrantes africanos. O Pairs Noir, ou Paris Negra, te levará a uma experiência alternativa e original na Cidade das Luzes. Inclui uma caminhada tranquila em Saint-Germain, uma viagem de metrô de 15 minutos até La Goutte d’Or, um bairro da classe trabalhadora, próximo de Montmartre e do Sacré-Coeur.

E você, conhece outras agências ou iniciativas com foco no afroturismo no Brasil? Indique pra gente nos comentários!

*Guilherme Soares Dias é jornalista, editor do Guia Negro e fundador da Black Bird Viagem

** Luana Ferreira é historiadora, professora e guia de turismo na cidade do Rio

***Colaboraram: Luciana Paulino, Kelly Tavares e Sayuri Koshima

LEIA MAIS:

Afroturismo: conheça 16 iniciativas brasileiras que te levam para conhecer mais da cultura negra

30 lugares de cultura negra no Brasil que você precisa conhecer

 

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 670

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *